Protetor solar ajuda nas espinhas? Vem descobrir e entender sobre

Protetor solar ajuda nas espinhas? Vem descobrir e entender sobre

Entenda qual é a função do protetor solar em uma pele propensa a acne e saiba como escolher o produto ideal para aproveitar os benefícios.

As espinhas são um problema dermatológico bastante comum, que pode afetar pessoas de todas as idades, principalmente por ter influência de diversos fatores, incluindo a exposição inadequada à radiação ultravioleta do sol, o que torna o uso do protetor solar indispensável. 

Descubra nesse conteúdo como o protetor solar pode beneficiar a pele propensa a acne. 

Quais as causas das espinhas? 

Quando os poros da pele ficam obstruídos por sebo, uma substância produzida naturalmente para lubrificar e manter a pele hidratada, e células mortas, o ambiente se torna propício para o crescimento de bactérias, como a Propionibacterium acnes, que inflamam as áreas e formam as espinhas. 

Essa condição de pele pode ser desencadeada por uma variedade de fatores, como a predisposição genética; as alterações hormonais durante a puberdade, menstruação e gravidez; a falta de higiene da pele; o uso de produtos comedogênicos; a alimentação rica em açúcar refinado e alimentos processados; o estresse; o uso de medicamentos como esteroides, lítio e alguns anticoncepcionais; a exposição a poluentes e condições climáticas adversas; e a exposição inadequada aos raios UV do sol. 

O sol dá espinha? 

A exposição inadequada à radiação ultravioleta do sol é responsável tanto pelo agravamento da acne comum (acne vulgaris) existente, quanto pelo surgimento da acne solar, uma forma específica de acne que atinge regiões que foram expostas ao sol por um longo período. 

No caso da acne comum (acne vulgaris), embora a exposição ao sol possa inicialmente secar as espinhas, por causar o ressecamento da pele, para compensar, o corpo aumenta a produção de sebo, o que pode obstruir os poros, piorando a acne existente e/ou desencadeando novas lesões. 

Além disso, quando a pele com acne está no processo de cicatrização e é exposta ao sol, há o aumento do risco de hiperpigmentação pós-inflamatória, onde as áreas anteriormente afetadas por espinhas desenvolvem manchas escuras, mais evidentes. 

Quais as diferenças entre acne comum e acne solar? 

Tanto a acne comum quanto a acne solar surgem em decorrência da obstrução dos poros por sebo e células mortas. A diferenciação entre elas está, principalmente, nas causas, características e localizações. 

Isso porque enquanto a acne comum (acne vulgaris), caracterizada por pápulas, pústulas, cistos e nódulos, pode ser causada por diferentes fatores, surgindo em variadas áreas do corpo, a acne solar, caracterizada por pequenas bolinhas vermelhas, com ou sem pus, é causada pela exposição inadequada aos raios ultravioletas do sol (UV), atingindo as regiões do corpo que foram expostas. 

Protetor solar ajuda nas espinhas? 

O uso do protetor solar oferece vários benefícios específicos para as espinhas e a saúde geral da pele. Com ele, é possível: 

Protetor solar causa espinha? 

Protetores solares com fórmulas oleosas ou que contém ingredientes comedogênicos podem, sim, contribuir para o surgimento de espinhas em pessoas com pele propensa à acne 

No entanto, existem muitas opções de protetores solares leves, não comedogênicos e livres de óleo, como os da Ollie, que são adequados à pele acneica e, por isso, permitem a pele respirar, sem acúmulo ou estímulo de sebo. 

Melhor protetor solar para pele oleosa e com acne

Para escolher o melhor protetor solar para pele com acne, a dica é observar os ingredientes na embalagem.  

Para eficácia contra os danos dos raios UVB, responsáveis pelas queimaduras solares que agravam o quadro acneico e prejudicam a cicatrização, o protetor solar para espinhas deve ter FPS (Fator de Proteção Solar) igual ou superior a 30.   

Além disso, um protetor solar não comedogênico e com formulação oil-free também deve ser levado em conta, já que é ideal para pele oleosa e acneica, devido a não obstruir os poros e, consequentemente, evitar o surgimento e agravamento acnes 

Prefira texturas leves e toque seco, que são rapidamente absorvidos pela pele, deixando uma sensação mais suave e matte, e, preferencialmente, opte por benefícios extras, como ativos anti-inflamatórios e calmantes, que ajudam a reduzir a inflamação e a irritação associada à acne 

Uma opção que se encaixa a essas características é o Protetor Solar em Bastão Com Cor FPS 95 e FPUVA 40, perfeito para todos os tipos de pele, com benefícios adicionais do ácido hialurônico e das vitaminas C e E. 

Conheça o produto na loja online. 

 

Imagem principal retirada do site Freepik.