Poros dilatados: O que são e como reduzi-los. Saiba tudo sobre

Poros dilatados: O que são e como reduzi-los. Saiba tudo sobre

Você sofre com poros dilatados? Quer saber como cuidar deles e diminuí-los? Vem com a gente saber tudo sobre.

Os poros dilatados são uma preocupação estética comum que afeta muitas pessoas, principalmente quem tem pele oleosa. Esses pequenos orifícios podem se tornar mais visíveis, principalmente em áreas como o rosto, e causam desconforto estético. 

O que são poros? 

Os poros são pequenas aberturas na superfície da pele que desempenham um papel crucial na regulação da temperatura corporal e na eliminação de substâncias indesejadas. Cada poro é uma abertura de um folículo piloso, que é uma estrutura da pele que contém um pelo e uma glândula sebácea, em outras palavras, o poro é o buraquinho por onde passa o pelo e também o sebo. 

Existem dois tipos principais de poros na pele: 

Poros sudoríparos 

Estes são poros relacionados às glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção de suor. O suor é liberado através desses poros para ajudar a regular a temperatura corporal, em atividades físicas ou em contato com o calor. 

Poros sebáceos 

Associados às glândulas sebáceas, esses poros liberam óleo ou sebo, uma substância oleosa que mantém a pele e os cabelos hidratados. O sebo também tem propriedades antibacterianas e ajuda a proteger a pele de bactérias e outros microrganismos. 

O que são poros dilatados? 

Os poros dilatados possuem uma abertura maior que a normal devido à produção excessiva de sebo, acúmulo de sujeira na pele, entre outros. 

Por que os poros ficam dilatados? 

Uma das principais causas dos poros dilatados é a oleosidade da pele, já que esse tipo  

possui, naturalmente, uma maior produção de sebo, ocasionando a abertura dos poros. Por isso é comum ter poros dilatados no nariz, na testa e no queixo, pois essas são as áreas que mais sofrem com a oleosidade. Sabe quando apertamos os poros e saem aqueles filamentos branquinhos? Esse é o sebo que está dentro do poro. Se somada a oleosidade com acúmulo de células mortas, os poros se dilatam ainda mais. 

Há alguns outros fatores que contribuem para a pessoa ter poros dilatados: 

Genética 

A predisposição genética desempenha um papel significativo na determinação do tamanho dos poros. Se seus pais têm poros dilatados, há uma maior probabilidade de que você também os tenha. 

Envelhecimento da pele 

À medida que envelhecemos, a produção de colágeno diminui, o que resulta na perda de elasticidade da pele. Isso pode fazer com que os poros pareçam mais dilatados, já que a estrutura de suporte da pele está comprometida. 

Exposição ao sol sem proteção solar 

A exposição excessiva ao sol pode danificar o colágeno na pele, contribuindo para a perda de elasticidade, deixando os poros com uma aparência mais evidente. 

Cuidados Inadequados com a pele 

Uma rotina de cuidados inadequada, como não limpar a pele regularmente, não remover maquiagem ou usar produtos que não se adequam à sua pele, leva à obstrução dos poros e formação daqueles filamentos que falamos no começo. 

Como diminuir poros dilatados? 

Mesmo algumas pessoas tendo predisposição a apresentarem poros abertos, é possível reduzir a aparência deles seguindo algumas dicas, olha só:  

Limpeza adequada da pele 

Um dos passos mais importantes do skincare é manter a pele limpa. Use loções que limpem muito bem a área e que não sejam gordurosas. Faça a limpeza com movimentos circulares, se certificando que toda a área do rosto esteja limpa. 

Uma pele limpa não sofrerá com excesso de óleo e evita que os poros fiquem obstruídos. 

Esfoliação regular 

A esfoliação remove as células mortas da pele, ajudando a desobstruir os poros. Esse processo estimula a renovação celular, promovendo uma textura mais uniforme e ajudando na absorção dos produtos de skincare. 

Escolha um esfoliante mais abrasivo que retire o máximo de células mortas da pele. Use-o uma vez na semana, ou no máximo duas. 

Leia o artigo completo sobre esfoliação facial: Esfoliação facial: conheça mais dessa etapa do skin care. 

Produtos com ácido salicílico 

O ácido salicílico pode ajudar a reduzir a produção de óleo e desobstruir os poros. Busque por produtos que possuam esse ativo na composição, mas antes de iniciar o tratamento com ele, consulte seu dermatologista. 

Saiba como cuidar da pele quando se usa ácido no artigo: Cuidados para quem usa ácido no rosto: saiba as melhores práticas 

Hidratação 

Todos os tipos de pele necessitam de hidratação, até mesmo as oleosas.  

Manter a pele hidratada é crucial para prevenir a produção excessiva de óleo, já que uma pele ressecada possui aparência de repuxamento, o que deixa os poros ainda mais evidentes. 

Busque por hidratantes ideais para o seu tipo de pele, que sejam não comedogênicos, que são produtos projetados para minimizar a obstrução dos poros da pele, reduzindo assim o risco de formação de comedões e entupimento dos poros. 

Tem como fechar os poros do rosto definitivamente?

Infelizmente não é possível fechar os poros, mas seguir uma rotina consistente de cuidados com a pele pode ajudar a reduzir significativamente a aparência deles. A combinação de limpeza adequada, esfoliação regular e o uso de produtos específicos melhora, e muito, a textura da pele e minimiza a visibilidade dos poros. 

Existe tratamento para fechar poros do rosto? 

Além dos passos que já explicamos acima, é possível fazer alguns tratamentos estéticos para diminuir poros dilatados, esses devem ser feitos com indicação de um profissional: 

Peeling de cristal 

O peeling de cristal para tratar poros dilatados é feito com o uso de microcristais, muitas vezes compostos de óxido de alumínio ou bicarbonato de sódio, eles são aplicados na pele e removidos através de um aparelho de vácuo. Esse processo esfolia suavemente a camada superficial da pele, removendo células mortas e estimulando a regeneração celular. 

Peeling químico 

O peeling químico para tratar poros dilatados é um procedimento estético que utiliza substâncias químicas para esfoliar a camada superficial da pele, promovendo a renovação celular e melhorando a textura da pele e diminuindo a sensação dos poros abertos. 

Luz pulsada 

A luz pulsada, também conhecida como IPL (Luz Pulsada Intensa), penetra nas camadas da pele e é absorvida por pigmentos específicos, como a melanina, estimulando a produção de colágeno, uma proteína que contribui para a firmeza e elasticidade da pele, e melhorando os poros dilatados. 

Como o protetor solar pode ajudar a fechar os poros? 

O uso diário de protetor solar é crucial para manter a saúde da pele, e também ajuda a minimizar a aparência dos poros dilatados, como adiantamos a exposição ao sol pode danificar o colágeno da pele, levando a uma diminuição da elasticidade e ao aumento dos poros. O protetor solar protege contra esses danos, preservando a saúde da pele e ajudando a prevenir o envelhecimento precoce. 

Além de proteger a pele dos efeitos do sol, o protetor solar pode ter o efeito blur que é uma forma de suavizar os poros, já que preenche os buraquinhos, camuflando a textura e deixando a pele mais uniforme, como é o caso do Protetor Solar Transparente Aveludado Ollie. 

O Protetor Solar Transparente Ollie além de ter FPS 40, FPUVA 14, tem textura aveludada que dá um efeito de primer, controla a oleosidade da pele, é não comedogênico, tem textura levinha e é 100% transparente em todos os tons de pele. Conheça clicando aqui.