Marcas de acne: saiba quais são elas e como cuidar

Marcas de acne: saiba quais são elas e como cuidar

Temporárias ou permanentes? Saiba quais as características das manchas de acne e os tratamentos mais indicados para elas.

Comum em grande parte da população, as manchas de acne podem impactar a autoestima, devido à sua aparência avermelhada ou escura. Por isso, aqui te auxiliaremos na prevenção e tratamento, com dicas especiais para a saúde da pele completa. 

O que são marcas de acne? 

Marcas de acne no rosto referem-se às colorações temporárias, geralmente avermelhadas ou acastanhadas, que surgem como resposta inflamatória no processo de cicatrização das espinhas, em que há o aumento do fluxo sanguíneo e/ou da produção de melanina, dependendo da predisposição genética, da manipulação das espinhas e do grau da acne. 

Manchas vermelhas no rosto 

Mais comuns no rosto, costas, peito e ombros, as manchas avermelhadas ou rosadas, também conhecidas como eritema pós-inflamatório, podem surgir em qualquer grau de acne, desde os mais leves até os mais graves, e ocorrem como uma resposta natural da pele à inflamação residual da cicatrização, provocando a dilatação dos vasos sanguíneos na região. 

Manchas castanhas no rosto 

Mais comuns no rosto, costas, peito e ombros, especialmente nos graus de acne moderado a grave, as manchas acastanhadas, que variam de marrom-claro a escuro, são também conhecidas como hiperpigmentação pós-inflamatória, e ocorrem após a cicatrização de uma espinha inflamada, em que a inflamação estimula a produção inadequada de melanina, o pigmento que dá cor à pele, resultando no escurecimento da lesão. 

Mancha de acne é o mesmo que cicatriz de acne? 

Embora as manchas de acne possam se tornar cicatrizes de acne, devido a fatores como predisposição genética, manipulação indevida das espinhas, entre outros, elas não possuem as mesmas características. 

Enquanto a mancha de acne é temporária, especialmente com cuidados adequados à pele, a cicatriz de acne é um dano mais profundo e permanente, alterando a textura cutânea, com pequenas depressões (cicatrizes atróficas) ou elevações (cicatrizes hipertróficas ou queloides).  

Como tirar marcas de acne? 

Atualmente, há diferentes opções de tratamento para marcas de acne, incluindo métodos tópicos para clarear mancha de espinha 

No entanto, a eficácia dos tratamentos para tirar mancha de espinha no rosto podem variar conforme o grau da acne, em que espinhas mais profundas e inflamadas tendem a deixar manchas mais intensas e duradouras; o tipo de pele, em que peles mais oleosas e com maior produção de sebo podem ser mais propensas a manchas; a predisposição genética para desenvolver manchas; a exposição ao sol, já que a proteção inadequada pode potencializar a produção excessiva de melanina; e o tratamento utilizado. 

Sabendo disso, é essencial a orientação de um profissional dermatológico, que avaliará individualmente o caso, sugerindo o que é bom para manchas de espinhas. 

Os tratamentos mais utilizados incluem: 

Cremes e géis tópicos calmantes e anti-inflamatórios  

Com aloe vera, ácido salicílico, niacinamida ou vitamina C para as manchas avermelhadas; 

Cremes clareadores  

Com ácido kójico, hidroquinona, vitamina C ou ácido azelaico para as manchas escuras; 

Terapias a laser 

Como Luz Intensa Pulsada (IPL) e Laser Fracionado, que melhoram a textur e a cor da pele; 

Peelings com ácido glicólico ou salicílico 

Que esfoliam a pele e melhoram a aparência das manchas; 

Proteção solar 

Que previne que os raios UV agravem as manchas. 

    Cuidados com a pele em tratamento de marcas de acne 

    Durante o tratamento do rosto com marcas de espinhas, é essencial adotar cuidados específicos para potencializar os resultados e evitar irritações. Para isso: 

    • Lave o rosto duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, e após atividades físicas, usando um sabonete facial suave, formulado para peles sensíveis ou com acne; 
    • Aplique um hidratante todas as vezes após a limpeza da pele; 
    • Use diariamente um protetor solar de amplo espectro com FPS 30 ou superior, mesmo em dias nublados ou dentro de casa, e reaplique a cada 2 horas se exposto ao sol; 
    • Evite se expor ao sol entre 10h e 16h, quando a radiação solar é mais intensa; 
    • Opte por produtos leves, que não contenham álcool, fragrâncias fortes ou ingredientes que possam causar irritação ou ressecamento; 
    • Não esprema ou toque frequentemente as áreas afetadas para evitar irritação e possível agravamento; 
    • Mantenha uma dieta balanceada, rica em frutas, vegetais e antioxidantes para ajudar na recuperação da pele; 
    • Beba bastante água para manter a pele saudável e radiante; 
    • Siga as instruções do dermatologista, usando corretamente os produtos orientados; 
    • Fique atento a qualquer reação adversa aos produtos ou tratamentos e informe seu dermatologista se ocorrerem efeitos inesperados. 

    Como prevenir manchas de acne? 

    Prevenir as manchas de acne envolve uma combinação de cuidados diários com a pele, incluindo: 

    • Controlar a acne com produtos contendo ácido salicílico, peróxido de benzoíla ou medicamentos prescritos pelo dermatologista; 
    • Evitar a manipulação da acne, pois isso pode causar mais inflamação; 
    • Usar maquiagem e produtos de cuidados com a pele suaves e não comedogênicos, evitando ingredientes agressivos que causar irritação; 
    • Aplicar diariamente um protetor solar de amplo espectro com FPS 30 ou superior para preservar a integridade da barreira cutânea, evitando os danos que podem levar a mais inflamação e pigmentação; e contribuir para um ambiente mais propício à cicatrização. 

    Dica: o Protetor Solar em Bastão Com Cor da Ollie é um ótimo aliado à prevenção das manchas, já que conta com FPS 95, FPUVA 40 e ativos como ácido hialurônico, um poderoso hidratante, e vitaminas C e E, com ação antioxidante que auxilia na proteção solar e no controle de manchas. 

    Acesse a loja online e saiba mais sobre esse produto. 

     

    Imagem principal retirada do site Freepik.