Ácido hialurônico - o que é e para que serve

Ácido hialurônico - o que é e para que serve

O ácido hialurônico é o novo queridinho. Dos consultórios dos dermatologistas a matérias em revistas, ele conquistou o coração de todos. Por isso, viemos te explicar tu-di-nho sobre esse ativo natural.

O que é ácido hialurônico?  

O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente em nosso organismo, encontrada principalmente na pele e articulações. Ele é responsável por manter a pele hidratada, preenchendo os espaços entre as células e ajudando na retenção de água.  
Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ele atua como uma “esponja”, capaz de absorver até 1000 vezes o seu peso em água. Além disso, ele não “rouba” a água da pele, mesmo em ambientes muito secos. 

Quando começamos a perder ácido hialurônico? 

Ao nascermos o corpo tem um grande nível de ácido hialurônico, mas que vai perdendo com o passar do tempo e devido à exposição a fatores ambientais. A partir dos 25 anos a pele passa a perder esse ativo natural, começando a aparecer os primeiros sinais como linhas de expressão, ruguinhas, perda de elasticidade e colágeno, mas é a partir dos 40 anos que as diferenças na pele realmente começam a ser notadas. 

Para que serve o ácido hialurônico? 

Hidratação profunda da pele 

Ele ajuda a manter a pele hidratada, suave e com uma aparência saudável. 

Redução de rugas e linhas finas

Ao aumentar a hidratação da pele, o ácido hialurônico também ajuda a minimizar a aparência de rugas e linhas finas. A pele bem hidratada tende a ter uma textura mais uniforme e a elasticidade é mantida, o que reduz os sinais visíveis de envelhecimento. 

Estímulo à regeneração da pele 

Além de suas propriedades hidratantes, ele também promove a regeneração celular. Isso auxilia na cicatrização de feridas, na renovação da pele danificada e numa aparência mais saudável.
 

Auxílio em tratamentos das articulações 

O ácido hialurônico não é benéfico apenas para a pele, ele também é encontrado em articulações, onde atua como um lubrificante natural. A reposição do ácido hialurônico para artrose e outras doenças ajuda a manter as articulações flexíveis bem lubrificadas, contribuindo para a saúde geral do corpo. 

Quem pode usar o ácido hialurônico? 

Apesar de ter o nome “ácido”, ele é um ativo hidratante e pode ser usado por pessoas com rosácea, melasma, entre outros, apesar de não ter função de clarear a pele.
 

Com quantos anos pode usar ácido hialurônico? 

Não há uma idade específica para início. Quando o foco é prevenir o envelhecimento precoce, o início do uso do ácido hialurônico é indicado a partir de 25 anos em mulheres e homens a partir dos 30, pois, como falamos, é a idade em que a pele começa a ter uma redução na produção natural, mas produtos que possuem esse ativo podem ser usados por diversas faixas etárias, como é o caso do protetor solar. 

Quais os tipos de ácido hialurônico? 

O ativo pode vir na composição de produtos de skincare, como hidratantes, séruns, em proteção solar, como os produtos da Ollie: Bastão 3 em 1, Protetor Solar com Cor e Hidratante Labial e pode ser injetado também. 

Creme com ácido hialurônico 

O creme de ácido hialurônico é uma opção bastante popular, pois pode ser facilmente incorporado à rotina diária de cuidados com a pele. Por ser aplicado diretamente na pele, fornece hidratação profunda e melhora a aparência de linhas finas e rugas. O creme é, geralmente, adequado para diversos tipos de pele, incluindo pele seca, oleosa e sensível e não tende a causar irritação, podendo ser incorporado em várias rotinas de cuidados. 
É uma ótima opção a longo prazo para conservar a saúde e hidratação da pele. 

Sérum com ácido hialurônico 

O sérum de ácido hialurônico é uma formulação mais concentrada, com textura mais leve e rápida absorção pela pele. Isso significa que ele não deixa uma sensação pegajosa, sendo ideal para peles oleosas,uso diurno e noturno e para quem busca resultados mais intensos, já que proporciona uma pele mais firme e radiante. 

Cápsulas de ácido hialurônico 

Com a democratização desse método, surge a pergunta: ácido hialurônico em cápsulas funciona? 
Sim! Segundo o Dr. Daniel Dziabas, dermatologista especialista pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) em uma entrevista ao site Viva Bem da Uol disse que os suplementos que são desenvolvidos em laboratório, imitam o ácido que compõem o espaço entre as células e ajudam sim na hidratação e a manter o corpo saudável. 
As cápsulas são uma opção para quem prefere suplementar o ácido de dentro para fora. Elas são ingeridas oralmente e contribuem reduzindo o ressecamento e melhorando a elasticidade da pele 

Protetor solar com ácido hialurônico 

A combinação de protetor solar e ácido hialurônico forma uma dupla poderosa para manter a pele saudável e protegida. Enquanto o protetor solar protege contra os danos causados pelos raios UV, o ácido hialurônico age reparando a pele, deixando-a mais hidratada, preenchendo linhas de expressão e diminuindo sinais de envelhecimento precoce, ou seja, o match perfeito. 
O protetor solar por si só já contribui para a melhora da aparência da pele, já que evita que os raios solares penetrem e causem ressecamento, linhas finas, manchas, envelhecimento precoce, mas quando combinado com o ácido hialurônico, o resultado é uma pele bem mais hidratada, com linhas finas suavizadas e aquela carinha de saúde que a gente ama. 
Para trazer mais praticidade à rotina você pode optar por produtos com proteção solar que já possuam o ácido hialurônico na fórmula, como os da Ollie. 

Qual a diferença entre ácido hialurônico injetável e tópico? 

A principal diferença entre os dois é que o ácido hialurônico em cosméticos tem a função da hidratação e retenção da água na pele a curto e longo prazo, já o ácido hialurônico injetável serve para corrigir e melhorar o contorno facial, preenchendo linhas finas a curto prazo. Algumas outras diferenças: 

Ácido hialurônico em cosméticos 

Aplicação tópica 

Os cremes contendo ácido hialurônico são aplicados diretamente na pele, de forma prática, sendo formulados para serem absorvidos pelas camadas superiores da pele. 

Ação superficial 

Atuam principalmente nas camadas mais externas da pele, trabalhando para melhorar a hidratação, textura e aparência geral. 

Ácido hialurônico injetável 

Procedimento estético 

Esse tipo de ácido hialurônico é injetado sob a pele para restaurar o volume, preencher áreas com perda de colágeno e melhorar os contornos faciais. 

Preenchimento e contorno 

A principal finalidade do ácido hialurônico injetável é preencher rugas profundas e linhas faciais, além de realçar áreas como lábios, maçãs do rosto e queixo. 

Ação profunda 

A injeção de ácido hialurônico permite que o composto alcance camadas mais profundas da pele, proporcionando resultados mais visíveis em comparação com os cremes tópicos. O tempo em que ele é absorvido pelo corpo pode variar em cada organismo, entre oito meses e um ano. 

Ácido hialurônico pode manchar a pele? 

O ácido hialurônico em si não é conhecido por causar manchas na pele, nem quando está em contato com os raios solares, mas é sempre importante lembrar de usar proteção solar diariamente, mesmo em dias nublados e dentro de casa, já que a radiação do sol tem sim o poder de causar e piorar manchas na pele, independente se você estiver utilizando produtos com ácido hialurônico ou não. 
Então, lembre-se: use sempre proteção solar! 

Grávidas podem usar o ácido hialurônico em cosméticos? 

Sim, o ácido hialurônico em creme, sérum, protetor solar podem sim ser usados por gestantes, sempre seguido do protetor solar, caso seja usado de dia. 
É indicado que gestantes consultem seus médicos para avaliar qual o melhor ácido hialurônico indicado para o período de gestação. 

E o injetável? 

É indispensável aguardar até o fim da gestação e os primeiros meses de amamentação para considerar a aplicação do ácido, e de qualquer forma deve-se consultar um especialista para obter maiores informações.  
A Ollie possui produtos com alta proteção solar e ativos de skincare como o ácido hialurônico, vitamina C e E, esqualano e muito mais. Conheça clicando aqui.   
Imagem principal retirada do site Freepik.