Acne solar: o que é, como prevenir e tratar

Acne solar: o que é, como prevenir e tratar

Entenda o que é a acne solar, quais as causas, a relação dessa condição de pele com a exposição solar, as formas de prevenir e os tratamentos adequados.

Comum na estação mais quentes do ano, a acne solar pode surgir com o cuidado indevido da pele. Por isso, aqui contaremos todos os detalhes, incluindo as diferenças entre os tipos mais convencionas de acne e acne solar. 

O que é acne?

A acne é uma condição inflamatória de pele que pode variar de leve a grave, e ocorre quando os folículos pilosos, pequenas estruturas na pele que contêm glândulas sebáceas, ficam obstruídos com óleo e células mortas, tornando-se o ambiente propício para a proliferação de bactérias, que resulta em cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes em diversas áreas do corpo, incluindo rosto, pescoço, peito, costas e ombros.

Causas da acne

As causas da acne são diversas, como flutuações hormonais que ocorrem durante a adolescência, gravidez, ciclo menstrual e uso de contraceptivos orais, o uso de produtos de cuidados com a pele ou maquiagem comedogênicos que obstruem os poros, a predisposição genética, o estresse, o uso de medicamentos como corticosteroides, hormônios e anticonvulsivantes, e até mesmo os hábitos alimentares inadequados.

O que é acne solar?

Caracterizada por pequenas bolinhas vermelhas, vezes com pus, a acne solar é uma reação da pele que pode surgir em diversas partes do corpo, em resposta da longa e intensa exposição ao sol.

Causas da acne solar

A acne solar é causada, principalmente, pelo excesso de exposição solar, que contribui com a sudorese, o aumento indevido da produção de sebo, a obstrução dos poros e a diminuição das células de defesa. Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), essa condição também pode ser agravada pelo uso de protetores solares comedogênicos, que não permitem a pele respirar. 

Sintomas da acne solar

Os sintomas da acne solar estão relacionados com suas características, sendo as lesões que aparecem após longa exposição solar. 

Diferenças entre acne solar e outros tipos de acne

As causas, características e localizações da acne solar são os principais diferenciais dos demais tipos de acne.

Causas

A acne solar é causada, principalmente, devido à exposição excessiva aos raios ultravioletas do sol (UV), que estimulam a produção de sebo e a obstrução dos poros da pele. Já os outros tipos de acne podem ser causados por fatores hormonais, genéticos e alimentares. 

Características 

Enquanto a acne solar é caracterizada por pequenas bolinhas vermelhas, com ou sem pus, outros tipos de acne podem apresentar diferentes tipos de lesões, como comedões, pápulas, pústulas, cistos e nódulos.

Localizações

Podendo surgir em diferentes áreas do corpo, a acne solar atinge regiões que foram expostas ao sol por um longo período, diferentemente dos outros tipos de acne, que podem aparecer em rosto, costas, peito e ombros. 

Como prevenir a acne solar?

Além de evitar a exposição prolongada ao sol, principalmente entre as 10h e 16h, para prevenir a acne solar, mantenha a pele hidratada e, preferencialmente, limpa, com uso imprescindível de proteção solar adequada ao seu tipo de pele, que inclui o FPS ideal, formulação oil free e não comedogênica, permitindo o controle de oleosidade e a não obstrução dos poros.

Para isso, conte com Ollie, que tem alta proteção solar, com produtos oil free e não comedogênicos, que podem ser usados por todos os tipos e tons de pele.

Clique aqui para conferir! 

Cuidados durante o verão

Durante o verão, é comum o contato com a água salgada do mar e a água com cloro da piscina, que podem ressecar a pele, fazendo com que as glândulas sebáceas produzam mais óleo, o que pode intensificar o quadro de acne solar. Por isso, nesses momentos, tenha sempre uma ducha de água doce e um hidratante como companheiro, repassando a proteção solar em seguida.

Acne solar: como tratar?

Para tratar a acne solar, primeiramente é importante consultar um dermatologista que fará o diagnóstico preciso e as indicações adequadas.

De forma geral, é importante evitar a exposição prolongada ao sol, usar protetor solar diariamente, manter a pele limpa e hidratada, e usar produtos tópicos que controlam a oleosidade da pele e reduzem a inflamação, como sabonetes e géis tópicos secativos, adstringentes e anti-inflamatórios.

Imagem principal retirada do site Freepik