Protetor solar toque seco: para quais tipos de pele é indicado
Você sabe o que é um protetor solar toque seco? Para quais tipos de pele é indicado? Vem saber tudo sobre.
Proteger a pele dos efeitos nocivos dos raios solares é uma necessidade diária, e escolher o protetor solar adequado é essencial para garantir uma pele saudável. O protetor solar toque seco é uma opção popular, especialmente para quem busca um acabamento matte e sem brilho.
Para que serve o protetor solar toque seco?
O termo "toque seco" é relacionado à sensação que o produto deixa na pele após a aplicação. Protetores solares de toque seco são fabricados para serem rapidamente absorvidos pela pele, deixando uma textura matte, sem brilho e sem sensação oleosa.
Esse tipo de produto contém ingredientes que ajudam a controlar a oleosidade, sem deixar resíduos pegajosos ou pesados na pele. Sabe aquela sensação de toque sequinho? É assim que fica na pele.
Para quais tipos de pele o protetor solar toque seco é indicado?
Pele oleosa e acneica
A pele oleosa tem características muito distintas, como ter uma aparência brilhante e poros dilatados por conta da produção excessiva de óleo ou sebo pelas glândulas sebáceas.
O protetor solar para pele oleosa toque seco controla o excesso de brilho e oleosidade, proporcionando um acabamento matte que dura o dia todo, além de reduzir o risco de obstrução dos poros e não contribuir para o aparecimento de novas espinhas.
Pele mista
Apresenta uma combinação da pele seca e oleosa, normalmente com a zona T (testa, nariz e queixo) mais propensa à oleosidade.
O protetor solar para pele mista toque seco ajuda a equilibrar as áreas oleosas da zona T sem ressecar as áreas mais secas.
Pele seca pode usar protetor solar toque seco?
Não é muito indicado. A principal função dos protetores de toque seco é controlar a oleosidade e fornecer um acabamento matte. Para alcançar isso, eles contêm ingredientes que podem absorver a pouca oleosidade presente na pele seca, aumentando o ressecamento e a sensação de repuxamento.
O protetor solar para pele seca precisa ajudar a manter o nível de hidratação da pele, prevenindo a sensação de pele repuxada, por isso ele pode conter ingredientes como ácido hialurônico, glicerina, ou ceramidas, que ajudam a manter a pele hidratada, o que não é a função do protetor solar com toque seco.
Protetor solar facial toque seco pode ressecar a pele?
Sim, o protetor solar toque seco pode ressecar a pele, principalmente em determinados tipos de pele e condições, já que ele possui:
Ingredientes que absorvem o óleo da pele
Para controlar a oleosidade e manter um acabamento matte, esses protetores contêm ingredientes que absorvem o sebo. Em pele oleosa, isso ajuda a reduzir o brilho, mas em pele seca ou sensível, pode remover a pouca oleosidade natural, deixando o ressecamento mais evidente.
Poucos ingredientes hidratantes
Protetores solares de toque seco geralmente têm menos ingredientes hidratantes em comparação com outras formulações. Isso pode ser inadequado para peles que já têm uma barreira comprometida ou insuficiente, dando uma sensação de repuxamento.
Controle de oleosidade
O protetor solar facial toque seco possui efeito prolongado de controle de oleosidade que pode levar a um ressecamento contínuo ao longo do dia, especialmente em ambientes secos ou durante o inverno.
Quais os benefícios do produto de toque seco?
-
Controle da oleosidade
Como adiantamos, um dos maiores benefícios do protetor solar de toque seco é o seu excelente controle da oleosidade. Formulado com ingredientes que absorvem o sebo, ele ajuda a manter a pele livre de brilho ao longo do dia.
-
Acabamento matte
O protetor solar toque seco oferece um acabamento matte, o que é muito bom para pessoas com pele oleosa ou mista. Este acabamento ajuda a evitar o brilho excessivo e proporciona uma aparência mais uniforme e aveludada à pele.
-
Rápida absorção
Sabe aquela sensação de produto na pele que demora a passar? Com esse tipo de protetor não tem!
O protetor de toque seco é rapidamente absorvido pela pele, tornando-se imperceptível após a aplicação.
-
Sensação leve
Devido à sua formulação leve, o protetor solar de toque seco proporciona uma sensação confortável na pele. Ele não pesa, não deixa resíduos e é ideal para uso diário.
-
Previne a acne
Pessoas com pele acneica podem se beneficiar do uso de protetores solares de toque seco, pois eles ajudam a reduzir a oleosidade que pode contribuir para o aparecimento de acne. Além disso, muitas formulações de toque seco são não comedogênicas, que não obstruem os poros.
Leia também Produtos não comedogênicos: o que são e como incluir em sua rotina.
Qual o melhor protetor solar toque seco? Como escolher?
Existem diversos tipos de protetor com toque seco, é preciso escolher um que se adapte à sua pele e que seja confortável de usar diariamente, olha só algumas dicas de como escolher:
Conheça seu tipo de pele
Como adiantamos, o protetor solar toque seco é indicado para peles oleosas, acneicas e mistas, não sendo tão bom para pele seca, isso ocorre porque cada pele tem uma necessidade específica, que vai desde hidratação ao controle de oleosidade.
Atente-se ao FPS
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para proteção diária, um FPS de 30 é geralmente adequado. Para exposições mais intensas ao sol, como em atividades ao ar livre ou na praia, escolha um FPS 50 ou superior.
Veja se tem ingredientes específicos
Ingredientes hidratantes como ácido hialurônico podem ajudar a manter a hidratação sem adicionar oleosidade. Já ativos como vitamina C e E podem fornecer proteção adicional contra danos dos radicais livres e melhorar a saúde da pele.
Entenda qual a textura dele
Protetores solares de toque seco geralmente têm uma textura leve e são rapidamente absorvidos. Teste diferentes produtos para encontrar um que se adapte bem à sua pele.
Certifique-se também de que o produto deixa um acabamento matte, especialmente se você tem pele oleosa ou mista.
Veja se tem benefícios adicionais
A resistência à água é muito importante se você pratica atividades físicas ou passa muito tempo ao ar livre, busque por produtos resistência à água e ao suor.
Já se você possui melasma, o produto mais indicado é o protetor solar toque seco com cor, como o Protetor solar em bastão com cor Ollie, já que os pigmentos da fórmula criam uma camada extra de proteção.
Faça o teste de sensibilidade
Antes de usar um novo protetor solar, faça um teste em uma pequena área da pele para garantir que não causa irritação ou reação alérgica.
A Ollie possui o Protetor solar em bastão com cor e o Pó Translúcido que possuem toque seco. O Protetor com cor tem FPS 95, FPUVA 40, é oil free e tem ácido hialurônico e vitaminas C e E que cuidam da pele. O Pó tem FPS 30, FPUVA 10, filtros 100% minerais, micropartículas que controlam a oleosidade e é resistente à água.
Conheça os dois clicando aqui.