Protetor solar para pele mista: como escolher a melhor opção

Protetor solar para pele mista: como escolher a melhor opção

Entenda quais as características de uma pele mista e saiba quais os principais ingredientes de um protetor solar ideal para esse tipo de pele.

Por apresentar características de dois tipos diferentes de pele, oleosa e seca, a pele mista exige a escolha de produtos com ingredientes específicos, incluindo o protetor solar, essencial não somente para proteger a pele contra os danos dos raios ultravioleta do sol (UV), como também para equilibrar e controlar a produção de óleo. 

Confira os detalhes completos a seguir. 

O que é pele mista? 

A pele mista apresenta características de dois tipos diferentes de pele, oleosa e seca, geralmente, com maior oleosidade, poros dilatados e tendência a acne na zona T (testa, nariz e queixo), enquanto as bochechas podem ser mais secas, podendo ficar avermelhadas e repuxando devido à falta de hidratação.  

Devido à essas características, a pele mista exige cuidados especiais, com maior hidratação nas áreas secas, sem sobrecarregar as áreas oleosas. 

Protetor solar para pele mista 

Qual a importância do protetor solar para a pele mista? 

Assim como os demais tipos de pele, a pele mista necessita do uso regular do protetor solar para evitar danos imediatos e de longo prazo da exposição à radiação ultravioleta (UV) do sol, como queimaduras solares, envelhecimento precoce, manchas e até mesmo câncer de pele. 

Além disso, sabendo que a exposição ao sol sem proteção adequada pode aumentar a produção de oleosidade e, com isso, obstruir os poros, o uso do protetor solar é essencial para equilibrar a hidratação e a oleosidade da pele mista. 

Qual o melhor protetor solar para pele mista? 

Para a proteção solar adequada à pele mista, que equilibre a oleosidade das áreas oleosas e secas, o protetor deve conter características como: 

  1. Formulação oil-free, que ajuda a controlar a produção excessiva de óleo na zona T, sem ressecar as áreas mais secas do rosto;
  1. Ingredientes hidratantes e antioxidantes, como ácido hialurônico, vitamina C ou vitamina E, que ajudam a manter a hidratação da pele equilibrada, com uma aparência mais saudável e jovem;
  1. Não comedogênico, ou seja, que não obstrua os poros, especialmente importante para evitar o surgimento de acne;
  1. Textura leve e de fácil absorção, para maior conforto;
  1. Acabamento matte ou semibrilhante, que ajuda a reduzir o brilho excessivo na zona T, enquanto ainda proporciona um aspecto natural e saudável à pele.

Características que você encontra no Bastão Com Cor FPS 95 e FPUVA 40 e no Protetor Solar Transparente Aveludado FPS 40 e FPUVA 14 da Ollie. 

Protetor solar com ácido hialurônico 

Embora a eficácia do ácido hialurônico dependa da concentração do ativo presente no protetor solar, esse é um ingrediente especialmente importante para a pele mista, devido a equilibrar a hidratação da pele, proporcionando umidade onde necessário, sem aumentar a oleosidade em áreas mais propensas a serem oleosas, como a zona T. 

Geralmente com texturas leves e não gordurosas, protetores solares com ácido hialurônico não adicionam excesso de peso ou brilho à pele. 

Ingredientes ideais para pele mista 

Presentes em diversos protetores solares, alguns dos ativos ideais para a pele mista incluem: 

Ácido hialurônico 

Retém a umidade natural da pele, mantendo-a hidratada, sem aumentar a oleosidade. 

Vitamina C 

Controla a produção de sebo, além de fornecer proteção contra danos causados pelos radicais livres. 

Ácido salicílico 

Combate a acne, pois penetra nos poros, removendo o excesso de óleo e células mortas da pele.  

Niacinamida (vitamina B3) 

Controla a produção de sebo, ajuda a melhorar a textura da pele e reduz a aparência de poros dilatados. 

Extratos botânicos 

Chá-verde, hamamélis e aloe vera ajudam a controlar a oleosidade, reduzir a inflamação e hidratar suavemente a pele. 

Argila 

Absorve o excesso de óleo e impurezas da pele, deixando-a mais limpa e equilibrada. 

Ácido lático 

Remove as células mortas, desobstrui os poros, equilibra a produção de óleo e melhora a textura da pele.

Protetor solar sequinho 

Sabendo que os principais ingredientes de produtos para a pele mista têm o objetivo de equilibrar e controlar a produção de sebo (óleo), mantendo a hidratação cutânea, sem sobrecarregar as áreas mais propensas à oleosidades, protetores solares com texturas leves e sequinhas são mais confortáveis de usar, já que podem ser absorvidos mais facilmente pela pele e não deixam uma sensação pesada ou pegajosa. 

Além disso, protetores solares sequinhos geralmente servem como uma boa base para a aplicação de maquiagem, pois evitam que a maquiagem escorra ou acumule em áreas oleosas da pele, oferecendo maior duração da maquiagem e uma aparência mais suave e uniforme ao longo do dia. 

Protetor solar facial para pele mista 

Embora não haja a restrição de um protetor solar corporal ser usado na face, é recomendado a utilização de diferentes produtos, pois assim como explicado em conteúdo "Protetor solar para o rosto e corpo: diferenças e como escolher", os produtos específicos de cada área do corpo contêm diferentes texturas, formulações, ingredientes adicionais e fragrâncias. 

No caso da pele mista, os protetores solares faciais são formulados especificamente para atender às necessidades da pele do rosto, que é mais sensível e propensa a diferentes condições, como oleosidade na zona T e ressecamento em outras áreas, proporcionando um acabamento matificante, com texturas mais leves, controle da oleosidade, hidratação suave e proteção de forma equilibrada, que você encontra nos produtos Ollie, completos para a saúde cutânea.  

Acesse a loja online e conheça todos os produtos. 

 

Imagem principal retirada do site Freepik