O que é pele seca? Saiba como identificar e cuidar

O que é pele seca? Saiba como identificar e cuidar

Entenda o que é, quais as características, sintomas e tratamentos da pele seca e a mantenha saudável, livre de descamações.

Cada tipo de pele exige um cuidado especial, incluindo a pele seca, que pode resultar em um aspecto indesejável, com sintomas diversos.

Saiba como identificar as características desse tipo de pele e aproveite para criar hábitos saudáveis em sua rotina.

Tipos de pele

Podendo mudar ao longo do tempo devido a fatores como idade, condições climáticas e produtos utilizados, existem quatro tipos de pele. Cada tipo tem características específicas, como textura, produção de gordura, poros e tendência a problemas como acne e ressecamento, sendo eles:

  1. Pele normal, que apresenta textura aveludada, produzindo gordura em quantidade adequada, sem excesso de brilho ou ressecamento;

  1. Pele oleosa, com aspecto mais brilhante e espesso, devido à produção de sebo maior do que o normal;

  1. Pele seca, que tende a ser áspera, escamosa e sensível;

  1. Pele mista, que tem características de pele oleosa em algumas áreas (geralmente na zona T, que inclui testa, nariz e queixo) e características de pele seca em outras áreas, como bochechas e extremidades.

Fatores que influenciam nos tipos de pele

Os motivos que influenciam no tipo de pele incluem:

  • Genética, já que os genes influenciam a quantidade de óleo (sebo) produzida pelas glândulas sebáceas, a quantidade de melanina na pele (o pigmento responsável pela cor), e a espessura da pele;

  • Mudanças nos níveis de hormônios, como as que ocorrem durante a puberdade, gravidez, menopausa ou distúrbios hormonais;

  • Condições climáticas e ambientais em que uma pessoa vive;

  • Idade, pois conforme as pessoas envelhecem, a produção de colágeno e elastina diminui;

  • Produtos de cuidados com a pele, já que o uso excessivo de produtos de limpeza agressivos pode causar ressecamento, enquanto o uso excessivo de produtos oleosos pode agravar a oleosidade;

  • Condições de saúde, como problemas de tireoide, alergias, doenças de pele;

  • Estilo de vida, como alimentação e vícios.

Como identificar o seu tipo de pele?

Identificar o seu tipo de pele é fundamental para escolher os produtos e a rotina de cuidados adequados. Para isso, é possível fazer uma autoavaliação e, posteriormente, uma consulta com um dermatologista para que a confirmação seja feita a partir das características e testes.

Para a autoavaliação:

Passo 1

Comece limpando a pele para remover qualquer maquiagem ou sujeira e espere 1h até a pele repousar e equilibrar-se naturalmente.

Passo 2

Com a pele limpa e sem resquícios de produtos, identifique as áreas do rosto com mais oleosidade. A pele oleosa e mista tende a apresentar mais oleosidade na "zona T" (testa, nariz e queixo), enquanto a pele normal e seca apresentam oleosidade mais uniforme.

Passo 3

Observe o tamanho dos poros. Se eles parecerem mais visíveis, você pode ter pele oleosa.

Passo 4

Analise a elasticidade da pele. A pele normal e mista tende a ser mais elásticas, enquanto a pele seca pode apresentar menor elasticidade.

Passo 5

Verifique se há áreas de vermelhidão, irritação ou sensibilidade. A pele seca pode apresentar vermelhidão e irritação, enquanto a pele oleosa pode apresentar vermelhidão associada a acne.

O que é pele seca?

A pele seca é uma condição dermatológica que ocorre quando a camada externa da pele, chamada epiderme, não consegue reter quantidade adequada de umidade.

Características da pele seca

A pele seca apresenta características específicas, como:

  • Aparência sem viço e luminosidade;

  • Poros pequenos e pouco visíveis, uma vez que a falta de óleo natural na pele não causa obstrução dos poros;

  • Sensação de repuxamento e aspereza, resultado da falta de umidade e óleos naturais na pele;

  • Linhas finas e rugas, decorrentes da desidratação da pele;

  • Sensibilidade a produtos de cuidados com a pele e às influências ambientais, como o vento e o frio;

  • Descamação, que ocorre quando a camada de células mortas da pele não é devidamente removida, deixando a superfície da pele irregular;

  • Coceira, frequentemente acompanhada por uma sensação de irritação;

  • Manchas vermelhas, especialmente em áreas onde a irritação é mais pronunciada.

Causas da pele seca

A pele seca pode ser causada e agravada por uma variedade de fatores, que podem ser externos, internos ou uma combinação de ambos, incluindo:

  1. Genética

Predisposição genética a ter pele seca. Ou seja, uma característica herdada dos pais.

  1. Mudanças hormonais

Aumento ou diminuição na produção de sebo durante a puberdade, o ciclo menstrual, o uso de anticoncepcionais, a gravidez e a menopausa.

  1. Envelhecimento

À medida que envelhecemos, a pele tende a perder a capacidade de reter a umidade, tornando-se mais suscetível ao ressecamento.

  1. Condições médicas

Algumas condições médicas, como eczema, psoríase, hipotireoidismo e diabete, podem afetar a hidratação da pele.

  1. Condições climáticas

Ambientes com baixa umidade, vento forte e temperaturas extremas, como invernos rigorosos, podem desidratar a pele.

  1. Mudanças de temperatura

Tanto a exposição ao frio quanto ao calor, sem proteção adequada, pode ressecar a pele.

  1. Banhos longos e quentes

Tomar banhos longos e quentes com frequência pode remover os óleos naturais da pele, levando à perda de hidratação.

  1. Uso de produtos inadequados

Produtos com ingredientes agressivos ou que removem muito óleo da pele podem causar ressecamento.

  1. Nutrição e hidratação inadequadas

Consumir quantidades insuficientes de água e nutrientes essenciais pode afetar a hidratação da pele.

  1. Estresse

O estresse crônico pode desencadear ou agravar problemas de pele, incluindo o ressecamento.

Sintomas da pele seca

Os sintomas da pele seca podem incluir sensação de repuxamento, como se estivesse muito esticada; coceira; dor ou desconforto devido às rachaduras; e sensibilidade a produtos de cuidados com a pele e influências ambientais.

Tratamentos para a pele seca

Entre os tratamentos para a pele seca está o uso de hidratantes, fundamental para prevenir e reduzir a frequência e a intensidade da irritação ou vermelhidão, já que ajuda a reter a umidade da pele; uso de umectantes, como o óleo de coco e a manteiga de karité, que formam uma camada protetora e ajudam a reter a umidade da pele; uso de protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados, para proteger a pele dos danos causados pelo clima; e corticosteroides tópicos, para casos mais graves.

Ativos ideais para pele seca

Para cuidar da pele seca e restaurar a hidratação, é importante escolher produtos de cuidados com a pele que contenham ativos que ajudem a reter a umidade e reparar a barreira cutânea, como ácido hialurônico, glicerina, óleo de jojoba, óleo de coco, óleo de amêndoas, óleo de rosa mosqueta, óleo de argan, manteiga de karité, ceramidas, niacinamida, esqualano e vitamina E.

Além disso, há outros ativos de tratamento, como o ácido lático, que ajuda a esfoliar suavemente a pele, removendo as células mortas e estimulando a renovação celular; e os extratos de plantas como aloe vera, camomila, calêndula e lavanda, que aliviam a irritação com propriedades calmantes.

Cuidados com a pele seca

Para cuidar da pele seca, é importante adotar uma rotina de cuidados especiais, que aliviará o ressecamento, prevenirá o desconforto e manterá a pele saudável e bem hidratada.

  • Evite banhos longos e quentes. A água quente remove os óleos naturais da pele, agravando o ressecamento;

  • Aplique um hidratante formulado especificamente para pele seca, pelo menos, duas vezes ao dia, após o banho e antes de dormir;

  • Use protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados, para proteger a pele dos danos causados pelos raios UV, que podem agravar o ressecamento;

  • Esfolie a pele com a frequência recomendada por um dermatologista para remoção das células mortas;

  • Evite produtos de cuidados com a pele que contenham álcool e fragrâncias que possam irritar a pele seca;

  • Use um umidificador de ambientes internos, especialmente durante o inverno, para aumentar a umidade do ar e beneficiar a pele seca;

  • Beba água regularmente para manter a hidratação interna e apoiar a saúde da pele;

  • Consuma uma dieta equilibrada com nutrientes essenciais, como ácidos graxos ômega-3, benéficos para a saúde da pele;

  • Pratique técnicas de redução de estresse, como ioga, meditação ou exercícios, para minimizar os efeitos do estresse na pele.

Pele seca no inverno

No inverno, a pele pode ficar ainda mais ressecada devido às condições climáticas. Por isso, nessa estação, é importante que os métodos de cuidados mencionados acima sejam intensificados.

Pele seca no verão

Embora seja mais comum no inverno a pele ficar ainda mais ressecada, algumas pessoas podem experimentar o ressecamento da pele no verão devido a fatores como exposição ao sol, água salgada do mar, cloro da piscina e desidratação.

Para evitar, é necessário seguir à risca as recomendações de cuidados, intensificando, se identificada alterações.

Protetor solar para pele seca

Escolher o protetor solar para pele seca exige observar algumas características do produto para garantir que a pele permaneça hidratada, além de protegida, sendo os principais pontos de atenção:

  1. Textura: escolha um protetor solar com uma textura hidratante para manter a umidade na pele enquanto fornece proteção solar;

  1. Formulação suave: o protetor solar deve ter uma composição específica para pele seca, evitando os ingredientes que podem ressecar ainda mais a pele;

  1. Ingredientes hidratantes: opte por um protetor solar com propriedades hidratantes, contendo ingredientes que ajudam a manter a reter a umidade na pele, como glicerina, ácido hialurônico, óleo de jojoba, manteiga de karité, entre outros;

  1. Ingredientes calmantes: se desejável, procure por um protetor solar com ingredientes calmantes, como camomila ou aloe vera, que podem ser benéficos para a pele seca e irritada;

  1. Sem fragrância ou perfumes: evite protetor solar com fragrâncias ou perfumes, pois esses ingredientes podem irritar a pele seca;

  1. Formulação não comedogênica: usar um protetor solar não comedogênico ajuda a evitar o agravamento da descamação e irritação, decorrentes da falta de hidratação natural da pele. Além disso, um protetor solar não comedogênico não obstrui os poros, evitando vermelhidão e inflamação da pele seca;

  1. Dermatologicamente testado: prefira um protetor solar dermatologicamente testado, com qualidade comprovada, para evitar que a pele sofra irritações.

Melhor protetor solar para pele seca

Cumprindo todas as características ideais de um protetor solar para a pele seca, está Ollie!

Nas opções Com Cor e Incolor, os Bastões da Ollie possuem formulação livre de parabenos e de ingredientes que possam causar irritações na pele, somando à sua composição ácido hialurônico e vitaminas C e E, para hidratação e regeneração completa da pele do rosto.

Acesse nossa loja online e conheça esses produtos com FPS 95, FPUVA 40 e proteção resistente à água e suor.

E se você estiver na busca pelo protetor ideal para hidratar a pele do corpo, corra para ter o seu Protetor Solar Corporal Bifásico, que tem FPS 35 e FPUVA 12, além de ativos com ação antioxidante e tonificante, como niacinamida, extrato de calêndula e vitamina E.

 

Imagem principal retirada do site Freepik