Protetor solar para o rosto e corpo: diferenças e como escolher

Protetor solar para o rosto e corpo: diferenças e como escolher

Entenda quais características que representam os protetores solares para o corpo e rosto e descubra se um único produto pode proteger a pele de todas as áreas expostas.

Para responder a pergunta “Pode passar protetor solar de corpo no rosto?”, uma das mais buscadas na internet, primeiramente é preciso entender qual a funcionalidade do protetor solar e suas diferenças em formulação. 

Leia o conteúdo completo e aproveite. 

O que é protetor solar? 

Protetor solar é um produto formulado para proteger a pele contra os efeitos nocivos da exposição à radiação ultravioleta (UV) do sol, como queimaduras solares, envelhecimento precoce e aumento do risco de câncer de pele. 

Qual a importância de passar protetor solar? 

Independentemente do tipo de pele e parte do corpo em que o protetor solar é aplicado, o produto é essencial para: 

  1. Formar uma camada protetora sobre a pele;
  1. Evitar queimaduras solares e alergias relacionados à exposição solar;
  1. Uniformizar o tom e textura da pele, prevenindo o aparecimento de manchas e irregularidades;
  1. Prevenir o envelhecimento prematuro, que ocasiona rugas, linhas finas, manchas escuras e perda de elasticidade;
  1. Reduzir o risco de câncer de pele;
  1. Preservar a hidratação, elasticidade e luminosidade da pele.

Qual o melhor Fator de Proteção Solar? 

A escolha do melhor Fator de Proteção Solar (FPS) depende de vários fatores, incluindo o tom e tipo de pele, a intensidade da exposição solar, as condições climáticas e a atividade planejada ao ar livre. 

Pessoas com a pele clara ou sensível devem optar por FPS 50 ou superior. Já pessoas com a pele escura, o FPS pode variar de 15 a 30 

Independentemente do tom de pele, deve-se atentar de que sempre que houver exposição ao ar livre, é recomendado um FPS mais alto para evitar danos. 

Isso serve tanto para a proteção solar do rosto, quanto do corpo. 

Como passar protetor solar? 

Para garantir a eficácia da proteção contra os raios ultravioletas (UV) do sol, é essencial aplicar o protetor solar corretamente, considerando as orientações da embalagem do produto escolhido, já que o formato do protetor solar pode sugerir diferentes formas de aplicação. 

De modo geral, alguns passos devem ser seguidos, como: 

Limpeza da pele 

Certifique-se de que a pele esteja limpa e seca antes da aplicação do protetor solar. Se estiver na praia ou após nadar, enxágue-se para remover o sal ou a areia. 

Hidratação 

Se sua rotina incluir o uso de um hidratante, aplique-o antes do protetor solar 

Aplicação do protetor solar 

Aplique o protetor solar, prestando atenção às áreas frequentemente negligenciadas, como linha do cabelo, orelhas, região do pescoço, mãos, dedos e pés. Durante a aplicação, evite contato com os olhos. 

Distribuição do protetor solar 

Espalhe o protetor solar uniformemente por todo o corpo, até que não seja mais visível seus resíduos. 

Quantidade ideal de protetor solar 

A quantidade ideal de protetor solar para o rosto e para o corpo pode variar conforme o tipo de pele e a área a ser protegida, já que quanto maior a área, maior a quantidade, tal como quanto mais oleosa a pele, maior a necessidade de produto para cobertura completa. 

Para o rosto, a medida equivale a uma colher de chá, que é aproximadamente 5 ml. 

Para o corpo, estima-se que uma aplicação adequada requer aproximadamente 30 ml (cerca de duas colheres de sopa). 

Quantas vezes é necessário passar protetor solar? 

A regra para reaplicação do protetor solar vale para todas as áreas do corpo expostas, já que os fatores que influenciam na necessidade de reaplicação são os mesmos. 

A primeira aplicação deve ser feita pela manhã, com a pele limpa e hidratada. 

Após a primeira aplicação, é necessário reaplicar o produto a cada 2 horas ou até mesmo em menor espaçamento de tempo. Isso porque, ao longo do dia, a exposição ao sol, o suor, o consumo de comidas e bebidas e o atrito com as mãos e objetos podem degradar o produto aplicado, reduzindo a eficácia da proteção. 

Pode passar protetor solar de corpo no rosto? 

Embora não haja uma regra que restrinja o uso do protetor solar para o corpo no rosto, é recomendado a utilização de diferentes produtos, devido as características que os produtos específicos de cada área contêm, como textura, formulação, ingredientes adicionais e fragrâncias. 

Quais as diferenças entre protetor solar para o rosto e corpo? 

Os protetores solares para o rosto e para o corpo geralmente se diferenciam em diversos aspectos para atender às necessidades específicas da pele em cada região. 

Protetor solar para o rosto 

  • Textura mais leve e consistência mais facilmente absorvida pela pele; 
  • Formulação não comedogênica, evitando a obstrução dos poros e reduzindo o risco de acne ou outras irritações cutâneas; 
  • Ingredientes adicionais, como antioxidantes, hidratantes e agentes antienvelhecimento para benefícios extras à pele; 
  • Sem uso de fragrância ou com opções mais suave, uma vez que o rosto é uma área mais sensível; 
  • Embalagens menores e fáceis de transportar. 

Protetor solar para o corpo 

  • Textura mais densa e hidratante, levando em consideração a necessidade de hidratação para manter a pele do corpo suave e nutrida, especialmente em áreas propensas à secura; 
  • Formulação simples em comparação com protetores faciais, com menos ênfase em ingredientes específicos, como antioxidantes ou agentes antienvelhecimento; 
  • Variedade de fragrâncias para proporcionar uma experiência mais agradável durante a aplicação, já que o corpo geralmente tolera melhor fragrâncias; 
  • Embalagens maiores para garantir que haja produto suficiente para cobrir toda a superfície da pele. 

Quais são as desvantagens de usar protetor solar corporal no rosto? 

Embora seja possível usar protetor solar corporal no rosto, existem algumas desvantagens associadas a essa prática, como: 

  • A textura do protetor solar corporal pode ser mais densa e pesada, o que pode não ser adequado para a pele mais sensível do rosto; 
  • A fórmula do protetor solar corporal pode conter ingredientes que são mais propensos a causar irritação ou alergias na pele sensível do rosto; 
  • Protetores solares corporais podem conter ingredientes que promovem maior oleosidade que, se aplicados em excesso no rosto, podem obstruir os poros e levar a problemas como acne ou outras imperfeições; 
  • Protetores solares corporais podem ter uma formulação mais simples, sem componentes adicionais como antioxidantes, hidratantes e agentes antienvelhecimento, não havendo benefício extra; 
  • Protetores solares faciais são frequentemente formulados para atender a necessidades específicas, como controle de oleosidade ou prevenção de acne, que podem não ser consideradas em protetores solares corporais. 

Quais os cuidados para usar um protetor solar de corpo no rosto? 

Se você optar por usar um protetor solar de corpo no rosto, é importante tomar alguns cuidados para garantir que a pele facial seja protegida de maneira adequada e que você minimize o risco de irritações.  

Primeiramente, certifique-se de que o protetor solar não contenha ingredientes que possam ser irritantes para a pele do rosto e, antes de aplicar na face, faça um teste em uma pequena área para garantir que não cause irritação ou alergia, ficando atento a qualquer sinal, como vermelhidão, coceira ou erupções cutâneas. 

Na hora de remover o protetor solar, use um limpador suave e adequado para o rosto. Isso ajuda a evitar o acúmulo de resíduos e reduz o risco de obstrução dos poros. 

Existe protetor solar que seja tanto para rosto, como para o corpo? 

É possível encontrar protetores solares que são indicados tanto para o rosto quanto para o corpo. No entanto, é importante verificar se o produto é adequado para o tipo de pele, já que muitas pessoas apresentam um tipo de pele no rosto e outro tipo no corpo. 

Protetor solar para o rosto 

Sabendo das desvantagens de usar um protetor solar corporal no rosto, o indicado é procurar um produto adequado para a pele facial, como é o Protetor solar em bastão com cor, que possui formulação não comedogênica e livre de parabenos, com alta proteção solar FPS 95 e FPUVA 40, ativos de tratamento como ácido hialurônico e vitaminas C e E, e ainda beneficia a otimização de tempo, com acabamento como base de cobertura média. 

Protetor solar para o corpo

Caso você esteja em busca de um protetor solar corporal, nada melhor do que escolher o Glow Corporal da Ollie, que protege a pele com FPS 40 e FPUVA 20, hidrata com óleos vegetais de rosa mosqueta e amêndoas doces, possui ação antienvelhecimento da vitamina E e deixa a pele com um aspecto saudável, iluminado e com viço. 

Acesse nossa loja online e conheça toda a linha de produtos. 

 

Imagem principal retirada do site Freepik