Niacinamida: pra que serve e como usá-la na rotina de skincare

Niacinamida: pra que serve e como usá-la na rotina de skincare

Saiba tudo sobre um dos ativos mais presentes na rotina de skincare, a niacinamida, e entenda a sua importância no tratamento de manchas e rosácea.

Utilizada em diversos produtos de skincare, inclusive junto a composição de outros ativos, a niacinamida possui benefícios diversos a todo tipo de pele e aqui explicaremos detalhadamente para você incluir em sua rotina.

O que é niacinamida?

Fundamental no corpo humano para o bom funcionamento do metabolismo e da saúde cardiovascular, neurológica e da pele, a niacinamida (nicotinamida) é uma das duas formas principais da vitamina B3, sendo a outra a niacina (ácido nicotínico).

Diferenças entre a niacinamida e a niacina

Apesar de ambas pertenceram a vitamina B3, a niacinamida e a niacina se comportam de formam distintas no corpo.

A niacinamida (nicotinamida) é a forma mais estável da vitamina B3, amplamente utilizada em produtos de cuidados com a pele devido aos seus benefícios, como redução de inflamação, melhora na textura da pele e apoio a tratamentos de problemas como hiperpigmentação, sem efeitos colaterais.

Já a niacina (ácido nicotínico) é a forma ácida da vitamina B3, que pode ajudar a controlar os níveis de colesterol no sangue por meio suplementos com doses relativamente altas, o que aumenta a probabilidade de efeitos colaterais, como o "flush", a sensação de calor e vermelhidão na pele, ocorrida com a dilatação temporária dos vasos sanguíneos.

Onde encontrar a niacinamida?

A niacinamida pode ser encontrada em várias fontes, incluindo alimentos como frango, peixe, aveia, arroz integral, cogumelos, batatas, amendoim, sementes de girassol, leite e iogurte; suplementos, geralmente como parte de complexos de vitamina B; e produtos de cuidados com a pele, como cremes anti-idade, tônicos e hidratantes.

Niacinamida para que serve?

Com resultados que variam conforme a dosagem necessária em tratamento, indicada por um especialista, a niacinamida é um ingrediente multifuncional.

Na saúde da pele: 

  • Fortalece a barreira natural de proteção cutânea, o que torna a pele mais resistente a agressores ambientais e à perda de umidade; 

  • Atua como antioxidante contra os danos causados pelos radicais livres, moléculas instáveis e altamente reativas produzidas naturalmente pelo corpo humano, seja por meio do metabolismo ou em reposta de fatores externos, como poluição, exposição prolongada ao sol, tabagismo e estresse; 

  • Estimula a renovação celular, favorecendo a uniformização do tom da pele;

  • Minimiza a aparência de poros dilatados; 

  • Ajuda a reforçar a barreira natural de hidratação da pele, mantendo-a macia e suave; 

  • Acalma a vermelhidão e a irritação, eficaz no tratamento de acne e rosácea;

  • Clareia e previne manchas na pele, sendo ótimo complemento no tratamento de hiperpigmentação; 

  • Reduz rugas e linhas finas, sinais visíveis do envelhecimento precoce.

Na saúde cardiovascular:

  • Mantém os níveis de colesterol saudáveis no sangue.

Na saúde neurológica:

  • Mantém o funcionamento adequado do sistema nervoso.

Na saúde metabólica:

  • Auxilia o corpo a converter alimentos em energia.

Niacinamida para melasma e manchas

Utilizada em conjunto com tratamentos para manchas, incluindo o melasma, doença de pele caracterizada pelo surgimento de manchas escuras e irregulares, a niacinamida inibe a transferência de melanina, o pigmento que dá cor à pele, das células produtoras de melanina para as células da superfície da pele, reduzindo a hiperpigmentação, resultado do aumento da produção inadequada de melanina, e deixando as manchas menos visíveis.

Além disso, devido ao poder de redução de inflamações, a niacinamida previne o agravamento e o surgimento de novas manchas.

Niacinamida para rosácea

Embora a niacinamida não seja um dos tratamentos para a rosácea, condição de pele que causa vermelhidão, inflamação e pequenos vasos sanguíneos visíveis no rosto, seu uso auxilia na redução dos sintomas comuns, protegendo a pele com ação calmante contra os fatores que geram irritabilidade.

O uso da niacinamida em peles com rosácea ainda minimiza o ressecamento da pele, mantendo-a bem hidratada; ajuda a regular a produção de sebo, reduzindo a acne associada à rosácea; e uniformiza o tom da pele, clareando as áreas atingidas.

Quem pode usar niacinamida?

Adequada para todos os tipos de pele, incluindo pele normal, seca, oleosa, mista e sensível, a niacinamida é ainda mais benéfica para pessoas com quadros de acne, hiperpigmentação, rosácea e poros dilatados, já que pode auxiliar na melhora dos sintomas e aparência da pele sob essas condições.

Contraindicações do uso da niacinamida

Não há contraindicações quanto ao uso da niacinamida. No entanto, especialmente em casos de hipersensibilidade ou gestação, é importante a recomendação de um especialista.

Como usar niacinamida?

A niacinamida pode ser usada de diversas maneiras. Para o cuidado com a pele, seu uso depende dos benefícios que deseja obter e do tipo de produto que está utilizando.

De forma geral, é indicado que o produto seja aplicado com a pele limpa a seca, seguindo as instruções do rótulo quanto à quantidade, que pode variar conforme a concentração de niacinamida.

Segura para uso diário, a niacinamida pode ser aplicada tanto pela manhã como à noite.

No caso do uso diurno, é importante aplicar por cima um protetor solar de amplo espectro com alto FPS, caso o produto utilizado não contenha a proteção em sua formulação. Isso porque a niacinamida, assim como outros produtos de cuidados com a pele, pode aumentar a sensibilidade da pele durante a exposição ao sol.

Protetor solar com niacinamida

Para quem busca praticidade e eficácia na rotina de cuidados com a pele, uma ótima dica é optar por protetores solares com niacinamida. Isso porque essa combinação permite intensificar a proteção da pele contra os danos causados pelo sol, incluindo queimaduras solares, envelhecimento precoce e câncer de pele; manter a hidratação cutânea, prevenindo a perda de umidade durante a exposição solar; e evitar o agravamento da hiperpigmentação causada pelo sol.

Pode misturar niacinamida com outros ativos?

A niacinamida é compatível com muitos outros ativos de produtos de cuidados com a pele, como:

Ácido hialurônico:

enquanto a niacinamida ajuda a manter a barreira de hidratação natural da pele, o ácido hialurônico retém a umidade, agindo juntos para maior macia e suavização de rugas e linhas finas;

Retinol:

durante o uso do retinol, a niacinamida é uma aliada para aliviar a irritação da pele associada ao tratamento;

    Vitamina C:

    com propriedades antioxidantes, a niacinamida e a vitamina C auxiliam na redução da hiperpigmentação;

      Ácido salicílico:

      enquanto a niacinamida regula a produção de sebo, o ácido salicílico desobstrui os poros, removendo células mortas, óleo e sujeira da pele. Dessa forma, agem em conjunto para evitar o desenvolvimento de acne;

        Ácidos AHA/BHA:

        a combinação mantém a pele mais uniforme, já que a niacinamida minimiza a aparência de poros dilatados e os ácidos AHA/BHA esfoliam a pele.

          Em todos os casos, é importante que, no caso de combinação de ativos, um especialista seja consultado para orientação devida.

          O que não se pode misturar com niacinamida?

          Apesar da niacinamida poder ser combinada com outros ativos, a forma de uso deve ter indicação de um especialista, devido ao exigir pontos de atenção.

          Com ácidos AHA/BHA e retinol, por exemplo, se a combinação com niacinamida for feita em mesma aplicação, pode haver irritação e vermelhidão na pele. O ácido ascórbico, a forma pura de vitamina C, e produtos com pH muito ácido ou alcalino, aplicados no mesmo momento da niacinamida, podem inativar a ação.

          Efeitos colaterais mais comuns do uso da niacinamida

          Considerada segura, a niacinamida pode apresentar efeitos colaterais raros, como reações temporárias em pessoas com pele sensível, como irritação leve, vermelhidão, coceira ou sensação de queimação; ressecamento ou descamação da pele, especialmente quando usada em concentrações mais elevadas e sem o uso de um hidratante; e agravamento da acne durante o período inicial de uso, já que a niacinamida ajuda a regular a produção de sebo, o que pode fazer com que a acne existente surja à superfície antes de melhorar.

          Imagem principal retirada do site Freepik