O que é bom para queimadura de sol? Tratamentos e prevenção

O que é bom para queimadura de sol? Tratamentos e prevenção

Saiba como acalmar a pele, reduzir a inflamação e evitar complicações da queimadura de sol.

Vermelhidão, dor e descamação, sintomas da queimadura solar, não são apenas incômodos, mas também representam riscos sérios à saúde, incluindo o aumento da probabilidade de câncer de pele e o envelhecimento precoce. 

Por isso, separamos dicas de tratamentos e prevenção desse dano à pele. 

O que é queimadura de sol? 

Podendo afetar qualquer parte do corpo exposta aos raios ultravioleta (UV) do sol, principalmente áreas mais vulneráveis, como rosto, pescoço, colo, orelhas, couro cabeludo, ombos, parte superior das costas, mãos e peito do pé, a queimadura de sol, também conhecida como eritema solar, é uma reação inflamatória da pele causada pela exposição excessiva ao sol, sem o uso de proteção. 

Como acontece a queimadura de sol? 

A queimadura de sol ocorre quando os raios UV, principalmente UVB, penetram na pele e danificam o DNA das células da epiderme, levando a uma resposta inflamatória caracterizada pela dilatação dos vasos sanguíneos, que levam mais sangue para a área afetada, o que causa a vermelhidão da queimadura solar; liberação de substâncias inflamatórias, como histamina e prostaglandinas, que causam inchaço, dor e coceira; e produção inadequada de melanina, o pigmento que tenta proteger a pele dos danos futuros, causando o bronzeado. 

Nos dias após a queimadura, o corpo inicia um processo de remoção das células mortas da camada superficial da pele, o que causa descamação. Esse processo permite que novas células saudáveis assumam o lugar das danificadas, promovendo a regeneração da pele. 

Quais são os sintomas da pele queimada do sol? 

Os sintomas da queimadura de sol variam em intensidade dependendo do grau da exposição e do tipo de pele, e tendem a aparecer algumas horas após a exposição ao sol, atingindo o pico de intensidade entre 12 e 24 horas. 

Os sintomas mais comuns incluem vermelhidão, sensação de calor ao toque que pode parecer latejante, dor, sensibilidade, inchaço, coceira e, quando a pele começa o processo de regeneração, descamação. 

Em casos graves, pode haver bolhas cheias de líquido, que podem romper e causar mais desconforto. 

Sintomas sistêmicos como dor de cabeça, febre, calafrios, indisposição e desidratação também podem ocorrer. 

Quais são os riscos do queimado de sol? 

Além dos sintomas mencionados acima, a queimadura de sol pode apresentar diversos riscos à saúde a longo prazo, como envelhecimento precoce, que ocorre devido à degradação do colágeno e da elastina, proteínas essenciais para a firmeza e elasticidade da pele; manchas e hiperpigmentação, desencadeadas pelo aumento da produção de melanina; aumento do risco de câncer de pele, devido às agressões ao DNA das células da pele; e redução da função imunológica, que dificulta a capacidade defensiva contra vírus, bactérias e outros agentes patogênicos. 

Quanto tempo dura queimadura de sol? 

A duração de uma queimadura solar pode variar dependendo da gravidade, das características da pele e dos cuidados individuais 

Em média, uma queimadura de primeiro grau pode levar de 3 a 7 dias para recuperação completa; uma queimadura de segundo grau de 1 a 3 semanas; e uma queimadura de terceiro grau de semanas a meses. 

O que é bom para aliviar queimadura de sol? 

As medidas que podem ser um alívio para queimadura de sol, por ajudar a acalmar a pele, reduzir a inflamação e evitar complicações, incluem: 

  • Aplicar compressas de água fria ou tomar banhos frios para aliviar a sensação de queimação; 
  • Evitar nova exposição ao sol para não intensificar os danos; 
  • Usar protetor solar, mesmo em dias nublados, para evitar o agravamento da queimadura; 
  • Aplicar hidratantes que ajudem a recuperação a barreira natural da pele; 
  • Evitar coçar a pele, pois isso pode piorar a inflamação e aumentar o risco de infecção; 
  • Não estourar bolhas, pois elas ajudam a proteger a pele enquanto ela se regenera, reduzindo o risco de infecção; 
  • Beber bastante água para evitar a desidratação; 
  • Evitar o uso de roupas justas que possam ter atrito e irritar a pele queimada. 

Como curar queimadura de sol rápido? 

Embora não exista uma maneira como melhorar queimadura de sol rápido, as medidas mencionadas acima, como resfriamento, proteção solar e hidratação, podem ajudar a aliviar os sintomas e acelerar a recuperação. 

Nesse período, o que é bom para passar em queimadura de sol são ativos como aloe vera, calêndula, camomila, pantenol (Vitamina B5), vitamina E, calamina, ácido hialurônico, peptídeos e niacinamida (vitamina B3). 

Como evitar queimadura solar? 

Para evitar queimaduras solares, é fundamental adotar uma série de medidas preventivas, como: 

  • Usar proteção solar todos os dias 

O uso de protetor solar de amplo espectro com FPS 30 é um dos principais métodos de prevenção da queimadura de sol, devido à radiação estar presente mesmo em dias nublados. Nesse caso, não esqueça de proteger todas as áreas expostas, incluindo as mais vulneráveis, como rosto, pescoço, colo, orelhas, couro cabeludo, ombos, parte superior das costas, mãos e peito do pé. 

  • Evitar horários em que a radiação solar é mais intensa 

Evite se expor ao sol entre as 10h e 16h, quando há um aumento na incidência dos raios UVB, responsáveis pelas queimaduras. 

  • Manter a pele hidratada 

Uma pele bem hidratada pode ajudar na saúde da barreira de proteção da pele, reduzindo o risco de danos. 

  • Estar atento aos refletores 

Superfícies como água, areia e neve refletem os raios UV, aumentando o risco de queimaduras mesmo em áreas sombreadas. Nessas situações, use proteção adicional, como roupas, calças e chapéus com proteção UV. 

Uma ótima opção de prevenção é Ollie, que possui produtos com alta proteção solar, somada a ativos que cuidam e reparam a pele, como os Protetores Solares em Bastão Com Cor e Incolor, que possuem FPS 95, FPUVA 40, ácido hialurônico e vitaminas C e E; o Creme Hidratante para Mãos, que possui FPS 60, FPUVA 22, niacinamida e manteiga de karité; e o Protetor Solar Corporal Spray Bifásico, que possui FPS 35, FPUVA 12, niacinamida e extrato de calêndula. 

Acesse a loja online e conheça todos os produtos. 

 

Imagem principal retirada do site Freepik.