Qual melhor fator de protetor solar? Saiba como escolher
Saiba como escolher o FPS ideal para a sua pele, considerando fatores como o tom e tipo de pele, tempo de exposição ao sol, entre outros.
Você sabia que o seu tom e tipo de pele podem influenciar na escolha do FPS ideal?
Entenda nesse conteúdo e saiba por que escolher produtos com alto FPS.
O que é FPS?
O FPS (Fator de Proteção Solar) é um índice que indica o nível de proteção que um protetor solar oferece contra os raios ultravioleta B (UVB), os principais responsáveis pelas queimaduras solares.
Ele determina o tempo que uma pessoa pode ficar exposta ao sol sem o risco de eritema, a vermelhidão gerada pela dilatação dos vasos sanguíneos, que ocorrem como resposta natural do corpo aos efeitos do sol, em comparação com a pele sem proteção.
Por exemplo: se uma pessoa fica vermelha em 10 minutos de exposição ao sol sem proteção solar, ao usar um protetor com FPS 30, a vermelhidão inicia após 300 minutos de exposição (10 minutos x 30).
FPS e PPD são a mesma coisa?
Embora os termos FPS e PPD sejam frequentemente encontrados nos protetores solares, eles não são o mesmo.
Isso porque enquanto o FPS (Fator de Proteção Solar) mede a proteção da pele contra os raios UVB, principais responsáveis por queimaduras solares, o PPD (Persistent Pigment Darkening), também conhecido como FPUVA, mede a proteção da pele contra os raios UVA, que podem causar fotoenvelhecimento e manchas na pele, sendo obrigatório que o PPD tenha pelo menos um terço do valor do FPS.
Por exemplo, se um protetor solar tem FPS 30, o PPD deve ser no mínimo 10.
Todo protetor solar tem FPS?
Todos os protetores solares regulamentados possuem FPS e devem ter a indicação no rótulo, ainda que as variações dos fatores de protetor solar sejam distintas, indo desde FPS 2 até FPS 100 ou mais.
Por que usar um protetor solar com FPS 50 em vez de FPS 30?
O uso de um protetor solar com FPS maior é especialmente valioso em condições de alta exposição ao sol, devido a oferecer maior segurança e benefícios a longo prazo para a saúde da pele.
Isso porque, no caso de peles que apresentam vermelhidão a partir de 5 minutos de exposição ao sol sem proteção, um protetor solar com FPS 50 pode permitir até 250 minutos de exposição sem o risco de eritema, em comparação com 150 minutos de um produto com FPS 30.
Além disso, como muitas pessoas não aplicam a quantidade recomendada de protetor solar, optar por um FPS mais alto, como do Protetor Solar Mineral Fluido FPS 50 e FPUVA 16, pode compensar essa aplicação inadequada, garantindo uma proteção eficaz.
Qual fator de protetor solar usar?
A escolha do FPS ideal do protetor solar depende de diversos fatores, como tipo de pele, tom de pele, exposição solar e histórico pessoal.
De forma geral, as recomendações são:
FPS 15 a 30
- Tons de pele: retinta
- Situações: cotidiano
FPS 30
- Tons de pele: média a morena
- Tipos de pele: mista e normal
FPS 30 a 50
- Tons de pele: clara a média
FPS 50 ou superior
- Tons de pele: clara (pelos claros e olhos claros)
- Tipos de pele: sensível
- Situações: climas tropicais ou altas altitudes
- Histórico: histórico familiar de câncer de pele e condições de pele pré-existentes, como melasma ou dermatites
Qual melhor fator de protetor solar?
Para saber como escolher o protetor solar com melhor FPS, é importante considerar que, embora não haja necessidade de um FPS específico para cada parte do corpo, as recomendações variam com base em fatores como a sensibilidade da pele, a exposição ao sol e as características de cada área.
No dia a dia, por exemplo, para os pés, pernas, costas e abdômen, áreas que não recebem tanta exposição direta ao sol, é recomendado protetor solar corporal com FPS 30, como o Protetor Solar Corporal Spray Bifásico FPS 35 e FPUVA 12, que beneficia a pele além da proteção, com niacinamida e extrato de calêndula.
Para os braços e mãos, áreas que estão frequentemente expostas ao sol e podem desenvolver manchas e rugas com o tempo, é recomendado um protetor FPS 30 ou superior, como o Creme Hidratante para Mãos FPS 60 e FPUVA 22, que além do altíssimo FPS, trata a pele com niacinamida e manteiga de karité.
Já para o pescoço e decote, áreas também têm pele fina e são frequentemente esquecidas, mas estão sempre expostas ao sol, a proteção com FPS 50 ou mais é a ideal para evitar manchas e rugas.
Qual o melhor fator de protetor solar para o rosto?
Sempre exposta à radiação solar, comparada a outras partes do corpo, a pele do rosto é mais fina e suscetível aos danos do sol, incluindo o fotoenvelhecimento, com rugas, manchas e perda de elasticidade. Por isso, para essa área, quanto maior o FPS do protetor solar facial, melhor, principalmente em longa exposição e no caso de peles sensíveis e/ou claras.
Produtos como o Protetor Solar em Bastão Com Cor FPS 95 e FPUVA 40 e o Protetor Solar Transparente Aveludado FPS 40 e FPUVA 14 são ótimas opções.
Acesse a loja online da Ollie e conheça esses e outros produtos com alto FPS.