Protetor solar hidrata a pele? Como aproveitar os benefícios
Saiba quando e por que um protetor solar hidrata a pele e conheça as vantagens de usar regularmente um produto que possui ambas as funções.
O que é protetor solar?
Disponível em diferentes formatos que atendem às necessidades individuais de cada tipo de pele, protetor solar é um produto cosmético formulado para proteger a pele contra os danos da exposição aos raios UV do sol, percursores de diversas doenças, incluindo câncer de pele, já que são capazes de penetrar a epiderme, primeira camada cutânea, e a derme, camada mais profunda.
Protetor solar hidrata a pele?
Embora muitos protetores solares contenham ingredientes hidratantes em sua formulação, não é obrigatório que o produto tenha nutrientes que permitam essa ação, já que a principal função do protetor solar é proteger a pele contra os efeitos da radiação ultravioleta (UV) do sol.
Sabendo disso, o protetor solar não hidrata a pele, mas pode agir em prol dessa função, caso em sua composição haja ingredientes favoráveis a isso.
Protetor solar hidratante
Um protetor solar hidratante é um tipo de protetor solar formulado com ingredientes que não só protegem a pele dos danos causados pelos raios UV do sol, mas também ajudam a manter a pele hidratada.
Especialmente benéfico para pessoas com pele seca ou sensível, o protetor solar hidratante contribui para uma sensação mais confortável na pele e para uma aparência mais saudável e radiante, visto que retém a umidade cutânea, prevenindo assim o ressecamento que pode ocorrer devido à exposição ao sol ou a outros fatores ambientais.
Como saber que um protetor solar tem ação hidratante?
Para identificar se um protetor solar tem ação hidratante, é importante observar a descrição do produto e a sua composição.
Muitos protetores solares com propriedades hidratantes possuem em seu rótulo termos como "hidratante", "ação hidratante" ou "hidratação intensa".
Normalmente, esses também são ideais para a pele seca e/ou sensível, e por isso podem conter um "Fator de Hidratação" (FH) na embalagem, um indicador da capacidade do produto de hidratar a pele enquanto oferece proteção solar.
Quanto a composição do produto, é possível saber verificando a lista de ingredientes que, no caso de um protetor solar hidratante, conterá um ou mais dos nutrientes a seguir: glicerina, ácido hialurônico, vitaminas (vitamina E e vitamina C), ceramidas, óleos naturais (óleo de coco, óleo de jojoba, entre outros), manteigas (como a manteiga de karité).
Quais são os benefícios de usar um hidratante protetor solar?
O uso de um protetor solar hidratante oferece uma série de benefícios, como:
- Proteção contra os danos causados pelos raios ultravioleta (UV) do sol, como queimaduras solares, envelhecimento precoce e câncer de pele;
- Fortalecimento da barreira natural da pele por meio da hidratação, auxiliando na proteção contra agressores ambientais e na prevenção da perda de água transepidérmica, para uma pele mais hidratada por maior tempo;
- Conforto na aplicação, sem necessariamente deixar uma sensação pegajosa ou oleosa na pele;
- Simplificação da rotina de cuidados com a pele, eliminando a necessidade de aplicar vários produtos separados.
Vantagens que você encontra ao usar produtos como o Protetor Solar em Bastão Com Cor, o Bastão Incolor e o Protetor Solar Corporal Bifásico da Ollie, que combinam alta proteção solar FPS 95 e FPUVA 40, com ativos hidratantes e antioxidantes, como ácido hialurônico, vitaminas C e E, extrato de calêndula e niacinamida.
Conheça esses e outros produtos na loja online.
Por que é importante hidratar a pele?
A hidratação desempenha várias funções essenciais à pele, como:
- Fortalecimento da barreira cutânea natural, impedindo a entrada de substâncias nocivas e evitando a perda excessiva de água, que pode levar a problemas como pele seca, irritação e inflamação;
- Alívio de problemas de pele, como eczema, dermatite e psoríase, reduzindo a coceira, a vermelhidão e a descamação associadas a essas condições;
- Prevenção do envelhecimento precoce, uma vez que a pele bem hidratada tende a ter uma aparência mais jovem e saudável;
- Melhora no processo de cicatrização e renovação celular, ajudando a manter a pele saudável e resiliente.
Pode misturar protetor solar com hidratante corporal?
Não é recomendado misturar produtos, como um protetor solar e um hidratante corporal, pois as diferentes composições podem interferir na capacidade de aderência à pele e eficácia.
Hidratante ou protetor solar primeiro?
No caso do uso de produtos distintos, o ideal é que o hidratante seja o primeiro a ser aplicado, seguido pelo protetor solar, para garantir que a pele esteja devidamente hidratada e protegida dos raios UV.
Para uso combinado, uma ótima opção é aderir aos produtos que já possuem a capacidade de proteger e hidratar ao mesmo tempo, dependendo da sua necessidade e orientação dermatológica.
Imagem principal retirada do site Freepik