Rugas e linhas de expressão: dermato tira todas as dúvidas sobre

Rugas e linhas de expressão: dermato tira todas as dúvidas sobre

As rugas e linhas de expressão incomodam muita gente e surgem com o passar do tempo. Quer saber mais sobre? A dermatologista tira todas as dúvidas.

O nosso rosto faz movimentos durante todo o dia através de bocejos, risadas, choros e muito mais, com isso as rugas e linhas de expressão vão surgindo no decorrer dos anos, mas você sabe qual a diferença entre rugas e linhas de expressão? 

O que são rugas? 

A dermatologista Dra. Ana Luísa Nasser Erthal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica que “As linhas de expressão são marcas que surgem no nosso rosto a partir da movimentação dos músculos da face”, mas elas não aparecem apenas no rosto, também podem dar as caras no pescoço, mãos e antebraços.  

Existem dois tipos principais de rugas:  

Rugas dinâmicas: são aquelas que surgem devido à contração repetida dos músculos faciais durante expressões faciais.  

Por exemplo, ao sorrir, franzir a testa ou levantar as sobrancelhas, os músculos faciais se contraem, formando sulcos temporários na pele. Com o tempo e a repetição desses movimentos, esses sulcos podem se tornar permanentes, resultando em rugas visíveis na hora de realizar o movimento. 

Essas rugas são mais comuns em áreas do rosto onde os músculos são mais ativos, como ao redor dos olhos (rugas de expressão ou "pés de galinha"), na testa (linhas horizontais) e entre as sobrancelhas (conhecidas como "rugas do onze"). 

Rugas estáticas: segundo Erthal “com o passar do tempo, as linhas de expressão começam a ficar marcadas, formando as rugas estáticas.” 

Outro motivo é a perda de elasticidade e colágeno na pele ao longo do tempo, bem como a exposição a fatores ambientais como o sol e o tabagismo. Diferentemente das rugas dinâmicas, que são mais pronunciadas durante as expressões faciais, as rugas estáticas permanecem visíveis mesmo quando o rosto está em repouso. 

O que são linhas de expressão? 

As linhas de expressão são rugas superficiais que ocorrem como resultado da repetição de movimentos faciais ao longo do tempo. Elas são mais evidentes ao redor dos olhos (conhecidas como "pés de galinha"), na testa (linhas horizontais) e ao redor da boca (como os sulcos nasolabiais). 

Leia também Sulco nasogeniano: o que é, quais as causas, como prevenir e tratar. 

Com qual idade começam a surgir rugas e linhas de expressão? 

A Dra. explica que “Não existe idade pré-definida para o aparecimento das rugas, mas  fatores como a genética, a exposição solar e os hábitos de vida influenciam na precocidade de seu surgimento.” 

Sabemos que a perda de colágeno influencia no aparecimento das rugas e linhas de expressão e essa perda inicia a partir dos 20 anos, mas nem sempre as ruguinhas têm a ver com a falta de colágeno. 

Quais os fatores que influenciam o aparecimento de rugas e linhas de expressão 

Envelhecimento natural da pele 

À medida que envelhecemos, nossa pele passa por várias mudanças biológicas que contribuem para o surgimento de rugas e linhas de expressão. A produção de colágeno e elastina, duas proteínas essenciais para a elasticidade e firmeza da pele, diminui com a idade, levando à perda de volume e à formação de rugas. 

Leia também Tipos de colágeno: conheça todos e o melhor para você. 

Exposição solar 

A dermatologista ressalta que “A exposição solar frequente e sem proteção adequada acarreta a degeneração do colágeno, fator que colabora para a flacidez da pele, surgimento de rugas e predispõe ao câncer de pele.”  

A radiação ultravioleta danifica o colágeno e a elastina, acelerando o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Além disso, a exposição solar repetida ao longo dos anos pode levar ao surgimento de manchas escuras e danos celulares que contribuem para o envelhecimento da pele. 

Estilo de vida e fatores ambientais 

Outros fatores relacionados ao estilo de vida, como o tabagismo, uma dieta pobre em nutrientes, falta de sono adequado, estresse crônico e poluição ambiental, também podem contribuir para o envelhecimento da pele e o surgimento de rugas. 

Segundo pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), 60% do aparecimento de rugas e linhas de expressão é determinado por esses hábitos e pelo ambiente. 

Genética 

Como já falamos, a genética desempenha um papel importante na determinação da qualidade da pele, incluindo a produção de colágeno e elastina, bem como a propensão para certos tipos de rugas e linhas de expressão. Então, quando há a dúvida do porquê algumas pessoas têm mais rugas que outras, a resposta pode ser a genética dela. 

Pele desidratada 

A pele desidratada tende a ficar mais fina e menos elástica, o que pode torná-la mais suscetível ao surgimento de rugas e linhas de expressão, inclusive as peles oleosas. 

Jovens podem ter rugas e linhas de expressão? 

Sim, é possível que rugas e linhas de expressão se manifestem em pessoas jovens, especialmente se forem expostas a fatores de risco como a exposição solar sem proteção, tabagismo e má alimentação, como já falamos. As linhas de expressão em jovens podem ser prevenidas desde cedo. 

Como prevenir rugas e linhas de expressão? 

Segundo a Dra. Ana Luísa Nasser Erthal “para prevenir as rugas estáticas, o ideal é adotar hábitos de vida saudáveis, evitar a exposição solar sem proteção, hidratar e higienizar a pele adequadamente.” 

A Dra. ainda evidencia que “o uso do protetor solar diariamente é fundamental nesse sentido. Quando pensamos a longo prazo, a fotoproteção contínua faz toda diferença no que diz respeito a uma pele saudável, firme, com viço e sem rugas.” 

A exposição solar sem proteção é um dos principais fatores que contribuem para o surgimento e agravamento de rugas e linhas de expressão. O uso do protetor solar é a única forma de evitar esses problemas. 

Como tratar rugas e linhas de expressão? 

Existem várias opções de tratamento para rugas e linhas de expressão, que variam desde cremes anti-idade até procedimentos mais invasivos, como preenchimentos dérmicos, peelings químicos e laserterapia. A escolha do tratamento adequado depende do tipo de pele, gravidade das rugas e preferências pessoais. 

“No consultório, podemos lançar mão de procedimentos como a toxina botulínica (o famoso Botox®️), os lasers fracionados e a radiofrequência microagulhada para melhorar a qualidade da pele e eliminar ou suavizar essas marcas que tanto incomodam.” diz Erthal. 

Ela ainda ressalta que “os tratamentos caseiros para rugas e linhas de expressão muitas vezes podem causar irritações e até piorar o aspecto da pele”, então sempre busque por ajuda médica antes de iniciar qualquer tratamento para rugas e linhas de expressão, combinado? 

A partir de qual idade é possível iniciar o tratamento para rugas e linhas de expressão? 

Segundo a Dra. Ana Luísa “o ideal é adaptar a rotina de cuidados com a pele em todas as idades.” 

A decisão de iniciar o tratamento para rugas e linhas de expressão deve ser baseada nas necessidades de cada pessoa, e isso só o dermatologista poderá indicar. Além disso, é importante considerar a gravidade das rugas e linhas de expressão e se elas incomodam muito a pessoa. 

Pele seca envelhece mais rápido? 

Essa é uma dúvida muito comum, mas a resposta é não. O que ocorre é que “em pacientes com a pele seca as rugas se tornam mais visíveis, por isso a importância de hidratar a pele com ativos compatíveis com o seu tipo de pele”, ressalta a Dra.  

Ativos como o ácido hialurônico ajudam a disfarçar as rugas e linhas de expressão, deixando a pele hidratada, já que ele ajuda na retenção de água, sendo capaz de absorver até 1000 vezes o seu peso em água. Além disso, ele não “rouba” a água da pele, mesmo em ambientes muito secos. 

 

 

Dra. Ana Luísa Nasser Erthal

CRM/SP 176.737 | RQE 80.849

Título de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.  

Especialização em Dermatologia pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.  

Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

 

 

Imagem principal retirada do site Freepik - wayhomestudio