Protetor solar para pele oleosa: como escolher
Escolher um protetor solar para pele oleosa não é uma tarefa tão simples, por isso vamos te dar o passo a passo para não errar na escolha.
Para começarmos, precisamos identificar se a sua pele é oleosa ou não. Vem com a gente descobrir.
Como saber se a pele é oleosa?
Esse tipo de pele se caracteriza pelo brilho excessivo mais evidente na zona T, nariz, testa e queixo, mas pode surgir em outras partes do corpo, como cantinhos do nariz e até nas pálpebras, assim como poros mais aparentes e dilatados, propensão à acne e produção excessiva de óleo pelas glândulas sebáceas.
As causas da pele oleosa normalmente são:
- Clima: países com altas temperaturas, como o Brasil, contribuem para o aumento da oleosidade da pele.
- Genética: cada pessoa possui sua produção de sebo “traçada” pela genética e isso contribui e muito para que ela possua a pele oleosa ou não.
- Hábitos: a alimentação, o estresse, a rotina de cuidados com a pele são fatores que, muitas vezes, são deixados de lado, mas ajudam a construir uma pele saudável e menos oleosa.
Agora que você já identificou o tipo de pele que você tem, vamos te explicar tudinho sobre a importância do protetor solar para a sua rotina.
Qual a importância da proteção solar para a pele oleosa?
O protetor solar para pele oleosa, e também para outros tipos de pele, ajuda na prevenção do envelhecimento precoce, evita o aparecimento de linhas finas e manchinhas causadas pela exposição aos raios UV.
Ele também previne danos à barreira cutânea, já que a exposição ao sol pode comprometer a proteção da pele, causando ressecamento, desequilíbrio da produção de óleo e aumento da sensibilidade.
Além desses benefícios, o protetor solar protege a pele de queimaduras e doenças mais graves como câncer de pele.
Como escolher o protetor solar para pele oleosa?
Vem entender mais sobre e decidir qual o melhor protetor para pele oleosa.
1. Atente-se ao FPS
A tão famosa sigla significa Fator de Proteção Solar e ela indica a potência que o protetor tem em proteger a pele dos raios UVB, que são aqueles que atingem a camada mais superficial da pele, chamada epiderme, que podem causar vermelhidão e queimaduras. A SBD recomenda escolher protetores solares com FPS a partir de 30.
Já para se proteger dos raios ultravioletas do tipo A, que são muito prejudiciais por atingirem a camada mais profunda da pele, causando envelhecimento precoce, rugas, manchinhas e até câncer de pele, use produtos com FPUVA e FPS.
Todos os produtos da linha Ollie possuem alta proteção solar e foram pensados para se adaptarem a diferentes tipos de pele, principalmente à oleosa.
2. Procure por protetores solares oil free
Esses protetores são especialmente formulados para minimizar a obstrução dos poros e reduzir a aparência de pele brilhante, tendo uma textura mais leve, já que não adicionam óleo, ajudando a controlar a oleosidade.
3. Escolha protetores solares com acabamento matte
Um acabamento matte ajuda a reduzir o brilho excessivo da pele oleosa. Produtos com essa formulação absorvem o excesso de óleo e dão uma aparência mais opaca à pele.
4. Prefira protetores solares em gel ou loção leve
Essas texturas são menos propensas a obstruir os poros e proporcionam uma sensação mais confortável e leve, sendo mais fácil da pele absorver, evitando aparência e toque melequento.
Ao buscar por proteção solar para o corpo também é necessário se atentar à textura, já que, dependendo da consistência do produto, se for muito grossa e oleosa, poderá ocasionar acne corporal.
5. Entenda a diferença entre protetor solar com cor e incolor
O protetor solar com cor para pele oleosa pode seguir as mesmas propostas dos demais, ou seja, ser oil free, ter um toque mais seco e um acabamento mais leve.
Protetores com cor, por conter pigmentos, criam uma camada extra de proteção, já que têm óxido de ferro na composição, que é um dos ativos que dão cor à fórmula e absorve a radiação visível, minimizando o efeito da luz de televisores, celulares, tablets, entre outros.
Vem conhecer mais do Protetor Solar em bastão com Cor Ollie.
6. Busque por fórmulas com ativos que ajudam a cuidar da pele
Alguns protetores solares possuem ativos que ajudam a cuidar da pele, enquanto a protegem. Esses componentes podem ajudar também a controlar a oleosidade e reduzir a aparência de poros dilatados, algo característico em peles oleosas.
Ativos como a vitamina C equilibram as glândulas sebáceas e a hidratação da pele. Além de ser um potente anti-inflamatório, ela clareia e uniformiza o tom da pele e dá um up na proteção solar.
Outra amiga da pele oleosa é a vitamina E, ela protege dos radicais livres que podem se acumular na pele e obstruir os poros, favorecendo o aparecimento de espinhas, que a pele oleosa já é propensa a ter.
O ácido hialurônico também possui poder hidratante, muito necessário para esse tipo de pele e ação anti-envelhecimento. A pele oleosa, apesar do que pode parecer, precisa e muito de hidratação, já que a falta dela pode causar o efeito rebote, que é quando as glândulas produzem mais óleo para evitar o ressecamento.
Aposte em protetores com ativos hidratantes e com o sensorial mais leve.
A Ollie tem produtos com proteção solar com ativos incríveis em sua composição, como ácido hialurônico, vitaminas C e E, além de um sensorial incrível.