Vermelhidão no rosto: motivos, tratamentos e prevenção

Vermelhidão no rosto: motivos, tratamentos e prevenção

A pele avermelhada pode ser decorrente de diferentes fatores. Entenda quais são eles e os tratamentos ideais.

Diversos são os fatores que desencadeiam a vermelhidão no rosto. Por isso, listamos os principais, com sintomas, tratamentos e prevenção para o cuidado adequado. 

O que é a vermelhidão da pele? 

A vermelhidão da pele é uma forma que o corpo tem de responder a diversos estímulos, alterando temporariamente ou permanentemente a coloração da cútis, dependendo de sua causa. 

O que pode ser vermelhidão no rosto? 

Os principais motivos que podem causar vermelhidão no rosto de repente ou gradualmente incluem reações alérgicas, condições dermatológicas crônicas, inflamações, entre outros, os quais veremos os detalhes a seguir: 

Alergia no rosto 

  1. Causa: exposição a alérgenos como certos alimentos, medicamentos, pólen, pelos de animais, produtos de cuidados pessoais, produtos de limpeza ou até mesmo por picadas de insetos.
  1. Sintomas: coceira intensa, sensação de queimação, inchaço e, em casos graves, dificuldade para respirar, tontura e náuseas.
  1. Tratamentos: medicamentos orais ou tópicos antialérgicos, cremes corticosteroides e loções calmantes.
  1. Prevenção: identificar o alérgeno responsável pela reação para evitá-lo.

Queimadura solar 

  1. Causa: exposição prolongada aos raios ultravioleta (UV) do sol, especialmente entre 10h e 16h, sem o uso de protetor solar, que causa queimaduras solares; às altas temperaturas que podem aumentar o fluxo sanguíneo para a pele; e ao frio intenso, que pode causar vasoconstrição (estreitamento dos vasos sanguíneos) para conservação do calor.
  1. Sintomas: sensibilidade ao toque, sensação de queimação e/ou coceira na área afetada.
  1. Tratamentos: cremes calmantes e anti-inflamatórios, além de compressas de água fria, exceto para frio intenso.
  1. Prevenção: protetor solar.

Rosácea 

  1. Causa: dilatação crônica dos vasos sanguíneos, desencadeada por predisposição genética, exposição ao sol, alimentos picantes, bebidas quentes, estresse e mudanças hormonais.
  1. Sintomas: sensação de queimação no rosto, coceira e, em casos graves, dor.
  1. Tratamentos: medicamentos tópicos e antibióticos orais.
  1. Prevenção: evitar gatilhos como sol, alimentos picantes, estresse e produtos irritantes para a pele.

Dermatite 

  1. Causa: dilatação aguda ou crônica dos vasos sanguíneos, também chamada de eczema, desencadeada por predisposição genética, alérgenos, irritantes, alterações climáticas e estresse.
  1. Sintomas: coceira intensa, dor e sensação de queimação.
  1. Tratamentos: hidratantes, cremes tópicos com corticosteroides e imunomoduladores tópicos.
  1. Prevenção: manter a pele hidratada e evitar produtos irritantes.

Acne no rosto 

  1. Causa: pequenas lesões inflamatórias na pele, chamadas pápulas, que surgem em decorrência da obstrução e inflamação dos poros.
  1. Sintomas: sensação de queimação, ardor ou coceira.
  1. Tratamentos: medicamentos tópicos, antibióticos, tratamentos hormonais, terapias com luz azul ou LED e rotina de cuidados com a pele.
  1. Prevenção: higiene, hidratação e proteção solar adequados, com produtos não comedogênicos, gerenciamento de estresse e alimentação balanceada.

Além desses fatores, também podem causar vermelhidão no rosto as alterações hormonais ocorridas na puberdade e menopausa, os exercícios físicos, as emoções como estresse, ansiedade, raiva e vergonha, e o consumo de álcool. 

Em todos os casos, ao notar a pele vermelha, é imprescindível consultar-se com um dermatologista, que avaliará os sinais e sintomas apresentados, considerando o histórico dermatológico familiar e pessoal, para que os tratamentos sejam personalizados e eficazes. 

Para prevenção e cuidado com a pele, conte com Ollie, que tem uma linha completa de alta proteção solar aliada à ativos de skincare que hidratam e potencializam a saúde cutânea. 

Acesse a loja online e confira. 

 

Imagem principal retirada do site Freepik.