Pode passar óleo no rosto? Saiba como aplicar para evitar os riscos
Saiba como usar os óleos vegetais em produtos próprios para a pele facial e torná-los grandes aliados da saúde cutânea.
Embora passar óleos vegetais, como o óleo de rosa mosqueta no rosto ofereça diversos benefícios à pele, é imprescindível que o óleo esteja diluído em uma quantidade adequada e somado a outros ingredientes ideais para a saúde cutânea.
Entenda todas essas particularidades nesse conteúdo.
Pode passar óleo no rosto?
Os óleos naturais são ótimos aliados para uma pele saudável e radiante. Apesar disso, passar o óleo puro no rosto antes de dormir ou durante o dia, se não for por orientação de um dermatologista, não é uma prática recomendada.
Isso porque os óleos puros são altamente concentrados e comedogênicos, o que pode interferir na produção natural de óleo da pele; obstruir os poros, levando ao surgimento de cravos e espinhas; causar reações alérgicas, com vermelhidão ou coceira; e deixar uma sensação oleosa e pesada na pele, devido à dificuldade de absorção.
Como usar óleo no rosto?
O uso de dermocosméticos que tem óleos naturais como ingredientes é a forma adequada de aproveitar os benefícios, preservando a saúde e integridade da pele.
Desenvolvidos para os diferentes tipos de pele (oleosa, seca, mista e sensível), os dermocosméticos são produzidos sob rigorosos padrões de qualidade, combinando veículos, como emulsões, que ajudam os ingredientes a penetrar mais profundamente na pele, garantindo que os benefícios do óleo sejam mais eficazes e seguros.
Tipos de óleos usados em dermocosméticos
Entre os tipos de óleos naturais mais usados em dermocosméticos, estão:
Óleo de coco
Hidrata e trata pequenas irritações e infecções na pele.
Óleo de melaleuca
Reduz a inflamação, controla a oleosidade e combate as bactérias que causam a acne.
Óleo de rosa mosqueta
Promove uma textura mais uniforme e suave, reduzindo cicatrizes, manchas escuras e sinais de envelhecimento, como linhas finas e rugas.
Óleo de girassol
Hidrata profundamente, reforça a barreira cutânea e reduz inflamações.
Óleo de amêndoas doces
Suaviza a textura e hidrata.
Óleo de jojoba
Hidrata e equilibra a oleosidade da pele.
Pode passar óleo corporal no rosto?
Assim como não é recomendado passar hidratante de corpo no rosto, não é o ideal passar um produto corporal com óleo no rosto. Os motivos incluem:
- Produtos corporais podem ter um pH diferente do rosto, o que pode comprometer o equilíbrio natural da pele, levando a irritações ou ressecamento;
- Produtos corporais podem conter ingredientes que, embora seguros para a pele do corpo, podem causar irritação, vermelhidão ou reações alérgicas quando aplicados no rosto;
- Produtos corporais geralmente têm uma textura mais pesada e oleosa para proporcionar hidratação intensa, o que pode deixar a pele do rosto com uma sensação pegajosa, além de promover o aparecimento de imperfeições;
- Produtos corporais possuem testes específicos para o corpo e, por isso, podem aumentar o risco de reações adversas se aplicados no rosto.
Quais tipos de dermocosméticos com óleo são ideais para o rosto?
Existem diversos tipos de dermocosméticos que utilizam óleo em sua composição e são formulados especialmente para a pele do rosto.
Os mais comuns são os demaquilantes com óleos vegetais, que removem a maquiagem e hidratam a pele; os séruns com óleos vegetais, que hidratam profundamente a pele e podem tratar problemas específicos, como manchas, rugas e acne; os hidratantes com óleos vegetais, que oferecem hidratação intensa e duradoura; e os protetores solares com óleos vegetais, que proporcionam proteção solar e, ao mesmo tempo, hidratam e nutrem a pele.
Caso o interesse de uso seja para o corpo, aproveite os benefícios do Protetor Solar Corporal Bifásico FPS 35, que possui os óleos vegetais de extrato de calêndula e de cassia alata, e do Glow Corporal FPS 40, que possui os óleos vegetais de rosa mosqueta e amêndoas doces.
Lembre-se: assim como todo produto para o corpo, os produtos corporais da Ollie também não são adequados para uso no rosto.
Imagem principal retirada do site Freepik.