Xerose cutânea: o que é, e quais os tratamentos indicados
Saiba como tratar e prevenir a xerose cutânea, uma condição em que a pele perde a sua umidade natural, tornando-se seca, áspera e, muitas vezes, escamosa.
Atingindo cerca de 15% a 20% da população mundial, a xerose cutânea é uma condição de pele que afeta especialmente grupos mais vulneráveis, como os idosos e pessoas com doenças crônicas.
Os cuidados adequados da xerose cutânea são essenciais para melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas. Por isso, separamos tudo o que você precisa saber sobre nesse conteúdo.
O que é xerose cutânea?
Podendo afetar pessoas de todos os sexos e idades, principalmente, nas mãos, braços, pernas e abdômen, a xerose cutânea é o termo médico que descreve a condição mais severa da pele seca que pode ser temporária ou persistente.
Com maior propensão a se desenvolver em pele seca, pele madura, com dermatite, diabetes, psoríase ou hipotiroidismo, mais vulneráveis à desidratação e ao ressecamento; e em pele sensível, que reage facilmente a fatores ambientais e produtos químicos; diferentemente da pele seca, que pode ser tratada com cuidados básicos, a xerose cutânea pode necessitar de tratamento contínuo e especializado para controle dos sintomas e prevenção de complicações.
Sintomas da xerose cutânea
A xerose cutânea se manifesta de diversas formas e pode variar em gravidade, sendo os sinais e sintomas mais comuns:
Falta de viço na pele
Devido ao ressecamento da pele, a aparência fica opaca e sem brilho.
Pele áspera
A pele pode apresentar uma textura áspera, devido à falta de umidade e produção insuficiente de sebo.
Descamação de pele
Especialmente nas mãos, pés e pernas, pode haver pele escamosa, em que pequenas peles brancas ou finas se destacam facilmente.
Rachaduras na pele
Em estágios mais avançados, a pele escamosa e ressecada pode desenvolver rachaduras superficiais ou profundas, que podem ser dolorosas e, às vezes, sangrar.
Vermelhidão
A pele pode ficar vermelha e inflamada, devido à perda de umidade.
Coceira
Devido ao ressecamento, a pele pode coçar de maneira leve a intensa, levando a mais inflamação e danos.
Sensação de estiramento
Especialmente após exposição à água, a pele pode parecer tensa e desconfortável.
Sensibilidade
Pode haver uma sensação de ardor ou desconforto ao aplicar certos produtos de cuidado da pele.
Quais as causas da xerose cutânea?
A xerose cutânea pode ser causada por diversos fatores, geralmente relacionados à perda de umidade da pele e à função comprometida da barreira cutânea, que podem agir isoladamente ou em conjunto, sendo eles:
- Falta de hidratação, seja por não beber água adequadamente ou por não usar hidratantes;
- Falta de nutrientes essenciais, como ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais;
- Ambientes com baixa umidade ou temperaturas frias;
- Exposição inadequada e prolongada ao sol;
- Banhos longos e quentes;
- Limpeza excessiva da pele;
- Uso de produtos inadequados ao tipo de pele;
- Exposição a produtos químicos, detergentes e poluentes;
- Uso de medicamentos, como diuréticos e alguns tratamentos para acne;
- Doenças crônicas, como dermatite atópica (eczema), psoríase, diabete, hipotiroidismo e insuficiência renal;
- Envelhecimento natural;
- Predisposição genética;
- Tabagismo.
Como tratar a xerose cutânea?
Para o tratamento adequado da xerose cutânea, que visa restaurar a umidade da pele e proteger a barreira cutânea, é imprescindível consultar-se com um dermatologista, que avaliará os sinais e sintomas apresentados, principalmente caso a pele estiver muito rachada ou com feridas, se houver infecção ou outros sintomas, como febre ou inchaço.
Os principais tratamentos para a xerose cutânea incluem: beber 2 litros de água por dia; consumir alimentos ricos em ácidos graxos essenciais, como peixes, nozes e sementes; hidratar a pele com produtos contendo ingredientes como glicerina, ácido hialurônico, urea, ceramidas e óleo mineral; usar protetor solar de amplo espectro contra os raios UV; usar produtos de cuidado com a pele que sejam ideais ao seu tipo de pele e, preferencialmente, suaves e hidratantes, evitando aqueles que contenham fragrâncias ou ingredientes irritantes; e optar por banhos mornos e de curta duração.
Como prevenir a xerose cutânea?
Prevenir a xerose cutânea e melhorar a textura da pele envolve manter um estilo de vida saudável, hidratar-se, cuidar da pele com os produtos adequados e usar proteção solar diariamente, mesmo em dias nublados.
E para te ajudar nisso, uma ótima dica é contar com a multifuncionalidade de Ollie, que possui produtos que, além da alta proteção solar, oferecem tratamento à pele com ativos hidratantes e antioxidantes, como o Protetor Solar Corporal Spray Bifásico FPS 35 e FPUVA 12 , que possui niacinamida, extrato de calêndula e vitamina E para um cuidado completo com a pele.
Acesse a loja online da Ollie e conheça.
Imagem principal retirada do site Freepik.