Pele madura: quais as características, os cuidados e a maquiagem ideal

Pele madura: quais as características, os cuidados e a maquiagem ideal

Entenda o que é pele madura, quais são as características mais marcantes, os cuidados necessários e as técnicas de maquiagem para realçar a beleza e minimizar o aspecto de rugas e linhas de expressão.

O que é pele madura? 

A expressão "pele madura" refere-se à pele que passou por mudanças significativas devido ao envelhecimento natural do corpo.

Processos de envelhecimento do corpo

Com o passar dos anos, a pele reflete as mudanças naturais do corpo, devido às reduções:

  1. Da produção das fibras colágenas e elásticas, proteínas essenciais que proporcionam firmeza e elasticidade à pele; 

  1. Da produção de ácido hialurônico, ativo responsável por manter a pele hidratada e com aspecto jovem;

  1. Da renovação celular, impedindo que as células mortas sejam substituídas tão rapidamente;

  1. Da secreção sebácea e da capacidade da pele de reter a umidade, que leva ao comprometimento da barreira protetora;

  1. Da produção de melanina, que permite o aparecimento de manchas escuras e irregularidades na pigmentação da pele.

Pele madura a partir de quantos anos?

Apesar da pele sofrer alterações que podem levar ao envelhecimento precoce a partir dos 25 anos, tendo sinais mais visíveis do envelhecimento natural a partir dos 40 anos, não há uma idade exata em que a pele é considerada madura.

Características da pele madura

Devido aos processos de envelhecimento, a pele madura apresenta diversas características, sendo elas:

  • Flacidez 

Surge com a perda de colágeno e elastina, proteínas fundamentais que quando há a diminuição, afetam a sustentação e flexibilidade da pele, resultando em uma aparência menos definida e mais caída; 

  • Rugas e linhas finas 

Especialmente ao redor dos olhos, boca e testa, ocasionadas pela perda de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade e firmeza da pele; 

  • Aspecto mais opaco e sem brilho 

Devido à diminuição da renovação celular e da produção de ácido hialurônico; 

  • Ressecamento 

Consequência da perda de capacidade da pele de reter umidade; 

Especialmente em áreas mais expostas, como o rosto e as mãos, devido à exposição solar acumulada ao longo dos anos; 

  • Vasos sanguíneos mais perceptíveis 

Devido ao afinamento da pele. 

Como retardar o processo de envelhecimento da pele? 

Por ser um processo natural do corpo, não é possível impedir o envelhecimento cutâneo. No entanto, alguns hábitos contribuem para manter a pele mais jovem por mais tempo. 

Esses hábitos incluem:

  1. Usar produtos formulados para combater os sinais de envelhecimento dentro da sua rotina de skincare com limpeza, tonificação, hidratação e proteção solar;
  1. Usar protetor solar diariamente, já que a exposição ao sol é um dos principais fatores que contribuem para o envelhecimento da pele;
  1. Manter a pele sempre limpa para evitar o acúmulo de impurezas e oleosidade que obstruem os poros;
  1. Manter a pele hidratada para evitar o ressecamento e a descamação, que podem levar a uma aparência envelhecida;
  1. Alimentar-se adequadamente com uma dieta equilibrada e rica em antioxidantes, vitaminas e minerais;
  1. Evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool que podem acelerar o envelhecimento da pele;
  1. Praticar atividades físicas regularmente para promover a circulação sanguínea;
  1. Praticar técnicas de gerenciamento de estresse, como meditação, yoga ou hobbies relaxantes, já que o estresse crônico pode acelerar o envelhecimento da pele;
  1. Ter uma boa qualidade de sono, pois o corpo se recupera e regenera durante o descanso;
  1. Consultar-se com um dermatologista para tratamentos anti-idade.

Cuidados com a pele madura 

Para manter a vitalidade e a saúde da pele madura, é importante: 

  • Usar produtos suaves com ativos como retinol, vitamina C e peptídeos, que auxiliam no combate dos sinais de envelhecimento; 

  • Usar protetor solar com amplo espectro; 

  • Evitar a exposição ao sol nos horários de pico, entre as 10h e 16h; 

  • Remover impurezas e oleosidade com produtos suaves de limpeza; 

  • Esfoliar a pele suavemente para remover células mortas, estimular a renovação celular e melhorar a textura; 

  • Hidratar com produtos que utilizem ativos como ácido hialurônico e ceramidas, que auxiliam na nutrição das células e amenize o ressecamento; 

  • Massagear com máscaras nutritivas para estimular a circulação sanguínea e promover a produção de colágeno; 

  • Manter um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e hidratação adequada com consumo de água; 

  • Evitar tabaco e consumo excessivo de álcool. 

Protetor solar para pele madura 

Sabendo que a exposição solar está entre os principais fatores que contribuem para o envelhecimento da pele, o uso diário de um protetor é imprescindível 

Para que a pele madura seja beneficiada de forma mais completa, fique atento às características do produto para que contenha: alto FPS (Fator de Proteção Solar), que garante proteção eficaz para a pele mais fina; proteção de amplo espectro contra os raios UVB e UVA, que previnem danos de curto a longo prazo; ingredientes anti-idade, como ácido hialurônico e retinol, que ajudam a reduzir as rugas e linhas de expressão; ativos antioxidantes, como vitamina C e vitamina E, que ajudam a neutralizar os radicais livres; propriedades hidratantes que combatem a perda de umidade; e textura leve e não oleosa para evitar a sensação de peso na pele. 

Na Ollie, você encontra diversas opções adequadas para todos os tipos de pele, incluindo peles maduras. Acesse a loja online e confira. 

Qual o melhor FPS para pele madura 

Para escolher o FPS (Fator de Proteção Solar) ideal do protetor solar para pele madura, que tende a ser mais sensível e propensa a manchas e rugas, é importante levar em consideração alguns fatores, como o tom de pele e o tempo de exposição solar. 

Isso porque peles mais claras e que exigem tempo prolongado de exposição solar por motivos de trabalho ou outro, devem escolher um FPS mais alto (acima de 50) para garantir uma proteção eficaz. 

Lembre-se: o FPS mensura o tempo de exposição ao sol que leva para a pele com protetor solar ficar vermelha vs o tempo de exposição que causaria eritema na pele sem proteção. Ou seja, se o tempo de exposição ao sol capaz de gerar queimaduras em um indivíduo com a pele desprotegida for de cinco minutos, com o uso de um protetor solar de FPS 30, esse tempo será trinta vezes maior, permitindo que o indivíduo permaneça exposto aos raios solares por até 150 minutos sem sofrer danos. 

Protetor solar com cor para pele madura 

Além das características ideais de um protetor solar para a pele madura, como alto FPS, proteção de amplo espectro contra os raios UVB e UVA, ingredientes anti-idade, ativos antioxidantes, propriedades hidratantes, e textura leve e não oleosa, escolher um produto com cor é uma ótima opção para uniformizar a tonalidade da pele e disfarçar manchas e imperfeições, simplificando a rotina de cuidado, já que também pode ser usado como uma base. 

O Bastão Multifuncional Com Cor da Ollie é perfeito para isso, já que além de sua alta proteção de amplo espectro, com FPS 95 e FPUVA 40, possui ácido hialurônico, vitaminas C e vitamina E, essenciais para a pele madura, com textura leve e acabamento que permite a uniformização e minimização da aparência de rugas e linhas finas. 

Acesse a página do produto em nosso site e confira relatos como esse: 

"Tenho 72 anos e resolvi experimentar o bastão. Foi uma surpresa maravilhosa! Parecia que eu estava maquiada e ainda com toda essa proteção na pele... foi perfeito!" LOIVA D. 

Comentário retirado da página do produto em site meuollie.com.br 

Skincare para pele madura 

Um skincare para pele madura deve incluir uma combinação de limpeza, hidratação, proteção solar e tratamentos anti-idade, mantendo consistência para obter resultados significativos. 

Pela manhã, limpe a pele para remoção das impurezas. Em seguida, aplique um tônico hidratante para equilibrar o pH da pele e prepará-la para a absorção dos próximos produtos. Se preferir, aplique um sérum antioxidante e um creme anti-idade nessa etapa, especialmente na área dos olhos para tratar rugas, linhas finas e reduzir o inchaço. Como finalização do skincare matinal, aplique o protetor solar, lembrando-se de reaplicar conforme necessário, especialmente se estiver ao ar livre. 

À noite, faça o mesmo processo, excluindo apenas o uso do protetor solar. 

Para remover células mortas, estimular a renovação celular, melhorar a textura da pele e promover a hidratação intensiva, esfolie a pele semanalmente, aplicando máscaras faciais nutritivas na sequência, massageando delicadamente para estimular a circulação sanguínea, promover a produção de colágeno e relaxar os músculos faciais. 

Em caso de condições de pele específica, consulte um dermatologista para avaliação e recomendação personalizada. 

Melhores ativos para pele madura 

Existem vários ativos eficazes para tratar a pele madura, visando reduzir rugas, melhorar a elasticidade e promover uma aparência saudável. Alguns dos melhores ativos incluem: 

  1. Retinol (vitamina A): estimula a produção de colágeno, reduz rugas e linhas finas, e melhora a textura da pele;

  1. Ácido hialurônico: hidrata intensamente, mantém a elasticidade e a suaviza a aparência de linhas finas;

  1. Vitamina C: ajuda a proteger contra danos causados pelo sol, estimula a produção de colágeno e uniformiza o tom da pele;

  1. Vitamina E: ajuda a proteger a pele contra os danos dos radicais livres e a manter a hidratação;

  1. Peptídeos: estimulam a produção de colágeno;

  1. Niacinamida (vitamina B3): melhora a textura da pele, reduz a aparência de manchas escuras e aumenta a produção de ceramidas;

  1. Ceramidas: reforçam a barreira da pele, prevenindo a perda de umidade e melhorando a textura e a suavidade;

  1. Ácido glicólico: remove as células mortas, melhorando a textura e a luminosidade da pele;

  1. Ácido ferúlico: ajuda a proteger a pele dos danos causados pelos raios solares;

  1. Coenzima Q10: auxilia na produção de energia celular e na redução dos sinais de envelhecimento;

  1. Óleo de rosa mosqueta: ajuda a hidratar a pele, reduzir cicatrizes e melhorar a elasticidade;

  1. Resveratrol: auxilia na proteção contra o envelhecimento.

Hidratação para pele madura 

Hidratar a pele madura é crucial para manter a sua saúde e aparência vibrante 

Isso porque, hidratar combate o ressecamento, ajudando a repor a umidade; reduz a sensibilidade, fortalecendo a barreira cutânea; melhora a elasticidade, ajudando a prevenir a flacidez, rugas e linhas de expressão; estimula a produção de colágeno, promovendo a firmeza da pele; melhora a textura, deixando-a mais macia e suave ao toque; e ajuda a proteger a pele contra agressões externas, como poluição e mudanças climáticas. 

O que um hidratante para pele madura deve ter? 

Para atender às necessidades da pele madura, o hidratante deve conter ingredientes como ácido hialurônico, glicerina, ureia e ceramidas, que ajudam a manter a pele saudável e radiante; ingredientes anti-idade, como retinol e peptídeos, que ajudam a reduzir as rugas e linhas de expressão; ativos antioxidantes, como vitamina C e E, que ajudam a combater os radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce da pele; e textura leve e não oleosa, para evitar o acúmulo de oleosidade na pele. 

Características encontradas em hidratantes específicos para pele madura e/ou sensível, ou até mesmo em protetores solares, como os da Ollie, que possuem multifuncionalidade para um cuidado completo. 

Maquiagem para pele madura 

A maquiagem pode ser uma aliada para realçar a beleza da pele madura. Para isso, é importante se atentar aos detalhes, como características dos produtos que incluam, preferencialmente, proteção solar, propriedades hidratantes e ativos de tratamento, além de texturas e cores que favoreçam a pele. 

Na hora de escolher a base e o corretivo, opte por produtos com texturas leves, que ajudem a uniformizar a tonalidade da pele sem marcar as linhas de expressão. 

Para o blush e sombra, evite tons muito intensos e cintilantes. Sombras muito cintilantes, por exemplo, pois podem destacar as rugas.  

Ótimas opções são as cores terrosas, como o Coral e Terracota do Bastão 3 em 1 da Ollie. 

Cores como rosas suaves, pêssego e nude são ótimas opções para o batom, desde que o tom de sua pele. 

Lembre-se: a pele madura costuma apresentar pálpebra mais caída e, por isso, a maquiagem para a área dos olhos deve abrir e levantar o olhar. 

Como aplicar maquiagem em pele madura? 

A aplicação da maquiagem em pele madura envolve técnicas específicas para realçar a beleza natural e minimizar a aparência de rugas e linhas finas. Os passos são os seguintes: 

  1. Antes de aplicar a maquiagem, limpe, hidrate e passe protetor solar. Se desejável, aplique um primer para criar uma camada suave e uniforme que dará maior durabilidade à make. Dica: o Protetor Solar Transparente Aveludado da Ollie, além de proteger a pele, pode ser usado como um primer, devido a sua textura e transparência.

  1. Conforme as recomendações do produto escolhido, aplique a base sobre a pele e espalhe com auxílio das mãos, pincel ou esponja, de forma que uniformize a tonalidade da pele sem marcar as linhas de expressão. Importante: evite o acúmulo de produto nas áreas com linhas de expressão.

  1. Para disfarçar as olheiras e iluminar áreas específicas, como arco das sobrancelhas, alto das maçãs do rosto e queixo, siga as recomendações de aplicação do corretivo iluminador escolhido.

  1. Começando das maçãs do rosto em direção às têmporas, aplique o blush, espalhando com as mãos, pincel ou esponja, de forma que nenhuma área fique com acúmulo de produto.

  1. Passe a sombra usando uma cor clara no osso da sobrancelha e tons mais escuros no côncavo para dar profundidade. Dica: sombras com acabamento matte e tons neutros favorecem e rejuvenescem a pele madura. 

  1. Preencha a sobrancelha com um lápis ou sombra em tons suaves para definir e preencher falhas, levantando o olhar para rejuvenescer. 

  1. Aplique máscara de cílios alongadora, que proporciona alongamento e definição para um olhar mais aberto.

  1. Favoreça os lábios contornando-os com um lápis para minimizar as linhas de expressão.

  1. Passe o batom sobre a área delimitada pelo lápis.

  1. Se preferir, finalize a maquiagem com um spray fixador para garantir durabilidade ao longo do dia.

Base para pele madura  

Para escolher uma base para pele madura, é importante levar em consideração alguns critérios, como: 

Textura 

A base deve ter uma textura leve e hidratante, que ajude a uniformizar a tonalidade da pele sem marcar as linhas de expressão. 

Cobertura 

A cobertura da base deve ser de leve a média para não acumular nas linhas finas. 

Ingredientes 

A base para pele madura deve conter ingredientes hidratantes, como ácido hialurônico, glicerina e ceramidas, que ajudam a manter a pele saudável e radiante, além de ativos anti-idade, como peptídeos, retinol ou vitaminas antioxidantes, que ajudam a combater os sinais de envelhecimento. 

Proteção solar 

Uma base com proteção solar pode ajudar a proteger a pele dos raios solares, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. 

Dica: o Bastão Multifuncional Com Cor da Ollie contém todos os atributos ideais para uma base para pele madura. Conheça o produto e aproveite as opções de cores! 

"A pele não fica oleosa mas também não fica seca, aspecto de saúde! Fácil de espalhar e apesar da minha pele madura, ficou perfeito e melhorou muito minha pele! Não vou mais deixar de usar!!!" Elaine 

Comentário retirado da página do produto em site meuollie.com.br 

Como aplicar base em pele madura? 

Para passar uma base sobre a pele madura, além das dicas dadas acima, é importante aplicar o produto no centro do rosto, espalhando para fora, com atenção especial às áreas onde há linhas finas para não haver acúmulo de produto. 

Blush para pele madura 

O blush em pele madura pode adicionar um toque de cor e luminosidade ao rosto, realçando a aparência natural. Mas para que o resultado seja agradável, é importante se atentar a: 

Escolha da cor 

Cores de blush suaves e naturais, como pêssego, coral, rosa claro ou tons terrosos são boas opções para pele madura. A dica é evitar blushes muito cintilantes, pois eles podem realçar texturas indesejadas.  

Textura do produto 

Opte por blush com textura leve, fácil de aplicar, efeito matte ou levemente acetinada, como é o Bastão 3 em 1 da Ollie, que além de ótima textura, possui FPS 95, FPUVA 40, ácido hialurônico e vitaminas C e E. Ingredientes essenciais para o cuidado da pele madura.  

Acesse o site e confira relatos como esse: "A cor é ótima, cobriu bem a pele, não é gorduroso e deixou um toque suave na pele. Me senti mais jovem até! O blush ficou lindo na pele. Estou muito satisfeita e recomendo 👏👏👏❤️❤️" Susana S. 

Comentário retirado da página do produto em site meuollie.com.br 

Técnica de aplicação 

Utilize a técnica do sorriso para passar o blush. Sorria levemente para destacar as maçãs do rosto e aplique o blush nessa área, evitando proximidade com os olhos para não ressaltar olheiras e linhas finas. 

Espalhe do blush 

O esfumado é uma técnica que ajuda a suavizar as linhas de expressão e deixar a maquiagem mais natural. Para isso, espalhe o blush com um pincel de cerdas macias e redondas, fazendo movimentos suaves e circulares, garantindo uma distribuição uniforme do produto. 

Quantidade de produto 

Evite aplicar blush em excesso e tome cuidado para não deixar a maquiagem muito carregada, pois isso pode ressaltar rugas e linhas de expressão. 

Batom para pele madura 

Assim como o blush, o batom realça a beleza da pele madura, desde que, tanto o produto, quanto a aplicação, sigam alguns critérios básicos, como: 

Escolha da cor 

A cor do batom deve ser adequada ao seu tom de pele. Tons neutros, pêssego, rosados e nude são os mais aconselhados, devido as cores muito escuras, vibrantes e cintilantes destacarem mais as linhas de expressão ao redor dos lábios. 

Textura do produto 

Prefira batons com textura hidratante e que sejam fáceis de aplicar e deslizar nos lábios. Isso ajuda a evitar o ressecamento. 

Ingredientes 

Alguns batons contêm ingredientes hidratantes, como ácido hialurônico ou óleos, que ajudam a manter os lábios macios e hidratados, como é o Bastão 3 em 1 da Ollie, que possui ativos hidratantes e antioxidantes, além de alta proteção solar 

Definição de lábios 

Delinear com um lápis corrige o formato dos lábios, caso necessário, e evita que o batom se espalhe para fora da área desejada. 

Técnica de aplicação 

Aplique o batom com precisão para evitar que ultrapasse a linha natural dos lábios. Para isso, use um pincel labial. 

Quantidade de produto 

Para não deixar a maquiagem muito carregada e chamar atenção às imperfeições, aplique somente a quantidade necessária de batom sobre os lábios. 

Sombra para pele madura 

Para realçar os olhos e minimizar a aparência de rugas e linhas finas, o uso de sombras em pele madura requer pontos de atenção, como: 

Escolha da cor 

Tons neutros e terrosas, como taupe, marrom, bege e cinza favorecem e rejuvenescem a pele madura. Sombras com muito brilho e cintilância podem destacar ainda mais as linhas de expressão, assim como cores muito escuras podem dar a impressão de olhos menores.  

Textura 

Sombras com textura leve, fáceis de aplicar e acabamento matte ajudam a disfarçar as rugas e linhas de expressão. 

Técnica de aplicação 

O esfumado é uma técnica que ajuda a suavizar as linhas de expressão e deixar a maquiagem mais natural, já que evita sombra com linha dura. Para isso, use pincéis de esfumar e pincéis de precisão. 

Quantidade de produto 

Evite aplicar sombras em excesso e tome cuidado para não acumular produto nas áreas com linhas de expressão. 

Produtos para pele madura 

Sabendo dos cuidados necessários com a pele madura e a maquiagem ideal, conte com os produtos Ollie, que possuem texturas incríveis, ativos hidratante e antioxidantes e altíssima proteção solar. 

Acesse nossa loja online e confira todas as opções de produtos. 

 

Imagem principal retirada do site Freepik