Protetor solar físico: entenda por que ele não é 100% invisível

Protetor solar físico: entenda por que ele não é 100% invisível

Qual o motivo para o protetor solar físico deixar resíduos esbranquiçados sobre a pele? Há benefícios em relação a esse efeito white cast? Entenda tudo aqui.

Popular por ser ideal para peles sensíveis, o protetor solar físico, composto principalmente pelos minerais dióxido de titânio (TiO) e óxido de zinco (ZnO), pode deixar resíduos esbranquiçados na pele. Por isso, aqui explicaremos, junto à Milena Silva, parte do time de produtos da Ollie, o motivo e os benefícios em relação a esse efeito. 

O que é protetor solar físico?  

Também conhecido como protetor solar mineral ou inorgânico, o protetor solar físico é um tipo de filtro solar que utiliza ingredientes minerais, como dióxido de titânio e óxido de zinco, que formam uma barreira na superfície da pele que reflete e dispersa os raios UVA e UVB, impedindo que eles penetrem e causem danos como queimaduras solares, envelhecimento precoce e aumento do risco de câncer de pele.  

Qual a diferença entre protetor solar físico e químico?  

Divididos entre inorgânicos (físicos ou minerais) e orgânicos (químicos), embora ambos filtros solares ofereçam ampla proteção contra os danos dos raios UVB e UVA, possuem as diferenças abaixo:  

Filtro físico 

  • Possui ingredientes como dióxido de titânio e óxido de zinco;  
  • Forma uma barreira sobre a pele que reflete e dispersa os raios UV, impedindo-os de penetrar;  
  • Possui mais estabilidade sob a exposição ao sol;  
  • Pode deixar um leve resíduo branco na pele;  
  • É menos propenso a causar irritação na pele.    

Filtro químico 

  • Possui ingredientes como oxibenzona, avobenzona, octocrileno, homosalato, octisalato, entre outros;  
  • Absorve a radiação ultravioleta (UV) e a converte em calor, que é então liberado pela pele;  
  • Pode se degradar mais rapidamente sob a exposição ao sol;  
  • Possui transparência quando aplicado na pele;  

Qual a composição do protetor solar físico mineral?  

O filtro solar físico mineral é composto, principalmente, por dióxido de titânio (TiO), conhecido por sua segurança e eficácia, e óxido de zinco (ZnO), que possui propriedades calmantes e anti-inflamatórias, ambos refletindo e dispersando os raios UV na superfície da pele, evitando que eles penetrem e causem danos.  

Além desses ingredientes, há diversos outros que melhoram a textura, a estabilidade e a aplicabilidade do produto, como emolientes e hidratantes (glicerina, manteiga de karité ou óleo de jojoba), conservantes (fenoxietanol ou tocoferol), para garantir a estabilidade e a segurança do produto ao longo do tempo, espessantes e estabilizantes (goma xantana ou cera de abelha), para melhorar a consistência e a aplicação do produto, entre outros.  

Por que o protetor solar mineral deixa o efeito "white cast"?  

Embora o efeito "white cast" possa ser intensificado dependendo da quantidade protetor solar aplicado e do tom de pele, em que peles mais escuras podem apresentar mais o resíduo branco devido ao maior contraste, a coloração levemente esbranquiçada que o filtro solar físico deixa na pele é inevitável e decorrente do índice de refração e do tamanho das partículas dos minerais óxido de zinco (ZnO) e dióxido de titânio (TiO2).  

Conforme explica Milena Silva, parte do time de produtos da Ollie, "o índice de refração, que mede a capacidade de um material de desviar a luz, é alto tanto para o óxido de zinco (ZnO) quanto para o dióxido de titânio (TiO2), o que cria um contraste visual significativo entre as partículas do filtro solar e o ar, fazendo a pele parecer mais branca e opaca. Além disso, o tamanho das partículas desses minerais utilizadas em produto é crucial para a visibilidade do protetor solar na pele. Isso porque partículas maiores tendem a refletir e espalhar mais a luz visível, aumentando o efeito esbranquiçado".  

Embora a aparência esbranquiçada do filtro físico na pele seja inevitável, Milena explica que "a redução do tamanho das partículas para a escala nanométrica tem sido uma solução inovadora para minimizar esse efeito. Protetores solares com partículas na faixa de 70 a 200 nm, conhecidas como nanopartículas, são projetados para minimizar a reflexão e o espalhamento da luz visível, mantendo a capacidade de absorver e dispersar eficientemente a radiação UV, minimizando o efeito esbranquiçado visível na pele".  

Quais os benefícios do efeito "white cast" do filtro solar mineral?  

O efeito levemente esbranquiçado que o filtro físico deixa na pele pode ser benéfico por algumas razões, sendo elas a:  

  • Garantia de cobertura completa e uniforme, facilitando a visualização das áreas que ainda precisam de aplicação, especialmente as de difícil acesso como orelhas, rosto e ombros, o que é especialmente útil ao aplicar protetor solar em crianças, que podem ser inquietas durante o processo;  
  • Indicação da proteção imediata por meio da camada que o protetor deixa sobre a pele;  
  • Facilidade de identificar o momento de reaplicação, já que com o tempo, o resíduo esbranquiçado pode diminuir à medida que o protetor solar é absorvido ou desgastado.  

Para quem é indicado o protetor solar natural de filtro físico?  

Podendo ser usado em todos os tipos de pele, devido aos minerais dióxido de titânio e óxido de zinco serem geralmente menos propensos a causar irritação, o protetor solar físico é ideal para crianças e bebês, pessoas com pele sensível, propensas a reações alérgicas ou dermatites, e com condições dermatológicas específicas, como rosácea e acne.  

Em todo caso, conte com o Protetor Solar Mineral Fluído FPS 50 e o Protetor Solar Infantil em Bastão Mineral FPS 80  

100% minerais e com benefícios extras de ativos de skincare, oferecem a proteção solar adequada para peles delicadas e sensibilizadas.  

Acesse a loja online da Ollie e conheça.