Protetor solar físico: o que é, quais os benefícios e quem pode usar

Protetor solar físico: o que é, quais os benefícios e quem pode usar

Entenda o que é um protetor solar físico, qual a semelhança com o protetor solar mineral, seus benefícios e indicações de uso.

Para saber o que é um protetor solar físico e sua funcionalidade, primeiramente é preciso entender que o termo "físico" se refere ao filtro que o protetor solar contém, o qual tem extrema importância na composição do produto.  

Confira os detalhes e explicações completas aqui: 

O que é filtro solar? 

Formulado no ramo cosmético, o filtro solar é um dos componentes presentes em um protetor solar, que promove a proteção contra os danos raios UV do sol, evitando queimaduras, envelhecimento precoce e até câncer de pele. 

Tipos de filtros solares 

Divididos entre orgânicos (químicos) e inorgânicos (físicos ou minerais), os filtros solares possuem diferentes mecanismos de ação, sempre com foco de proteger a pele dos danos causados pelos raios ultraviolteta (UV) do sol. 

Qual o papel do filtro solar no protetor solar? 

O filtro solar é um dos principais componentes do protetor solar, responsável por filtrar a radiação ultravioleta (UV) do sol que entra em contato com a pele, diminuindo os danos nocivos dessa ação, como queimaduras solares, que agridem a camada superficial da pele; envelhecimento precoce da pele, que resulta em rugas, linhas finas e manchas de idade; danos celulares, que levam a mutações genéticas que precedem o câncer de pele; e outros. 

Qual a diferença entre filtro solar e protetor solar? 

Enquanto o filtro solar é uma matéria-prima, o protetor solar é um produto consolidado, disponível em diferentes formatos, como creme, bastão, spray, , etc. 

Embora a variação entre orgânicos (químicos) e inorgânicos (físicos ou minerais) se refira ao tipo de filtro, é comum a utilização dos termos "protetor solar químico" e "protetor solar físico" para descrever qual filtro o protetor contém. 

Protetor solar físico 

O que é o protetor solar físico? 

Também conhecido como protetor solar mineral, o protetor solar físico é um produto que contém filtro inorgânico. Ou seja, que possui ingredientes como dióxido de titânio e óxido de zinco em sua formulação, minerais capazes de refletirem e dispersarem os raios UV, com menor propensão à causar irritação na pele. 

Quais são os benefícios do protetor solar físico? 

Entre as características de um protetor solar que utiliza filtro físico em sua composição, os principais benefícios em comparação ao filtro químico são:

  • Proteção imediata após a aplicação, não sendo necessário longa espera de secagem antes de se expor ao sol; 
  • Estabilidade sob o sol, o que torna uma escolha confiável para atividades ao ar livre prolongadas, como nadar, praticar esportes ou passar o dia na praia;

Por que o filtro solar físico é considerado mais seguro? 

Embora o protetor solar físico não seja completamente isento de desencadear reações alérgicas, sua formulação, que contém dióxido de titânio e óxido de zinco, além de outros ingredientes mais suaves em comparação com os protetores solares químicos; e mecanismo de ação, que forma uma camada física sobre a pele, com ingredientes não absorvidos; o tornam menos propensos à irritação. 

Por que nem todo protetor solar tem o filtro solar físico? 

No mercado de proteção solar é possível encontrar produtos apenas com um dos tipos de filtro (químico ou físico), como no Protetor Solar Transparente Aveludado, que utiliza apenas filtro químico; ou que utilizam ambos filtros, como no Bastão Com Cor. 

A escolha pela utilização do tipo de filtro depende de diversos fatores, que incluem a preferência pela aparência na aplicação, já que o filtro físico pode deixar um leve resíduo branco na pele; pela textura, considerando que o filtro físico pode ser mais espesso e difícil de espalhar; e pelo tipo de pele em que produto deve ser aplicado, levando em conta que o filtro físico é menos propenso a reações alérgicas e, por isso, mais indicado para peles sensíveis e delicadas. 

Protetor solar físico e químico diferença   

Protetor solar físico 

  • Possuem ingredientes como dióxido de titânio e óxido de zinco; 
  • Oferecem ampla proteção contra os danos dos raios UVB e UVA; 
  • Formam uma barreira sobre a pele que reflete e dispersa os raios UV, impedindo-os de penetrar na cútis; 
  • Não são absorvidos pela pele, agindo como uma barreira física; 
  • São estáveis sob a exposição ao sol; 
  • Podem deixar um leve resíduo branco na pele; 
  • Oferecem proteção imediata após a aplicação; 
  • São menos propensos a causar irritação na pele.  

Protetor solar químico 

  • Possuem ingredientes como oxibenzona, avobenzona, octocrileno, homosalato, octisalato, entre outros; 
  • Oferecem ampla proteção contra os danos dos raios UVB e UVA; 
  • Absorvem a radiação ultravioleta (UV) antes que eles possam penetrar na pele; 
  • Funcionam através de uma reação química que converte a radiação UV em calor, que é então liberado pela pele; 
  • Podem degradar-se sob a exposição ao sol, necessitando de reaplicação mais frequente; 
  • Possuem transparência quando aplicados na pele; 
  • Requerem a aplicação 30 minutos antes da exposição ao sol para que a pele os absorva completamente; 
  • Podem causar irritação em peles sensíveis. 

Protetor solar mineral 

Protetor solar mineral é o mesmo que protetor solar físico? 

Os termos "protetor solar mineral" e "protetor solar físico" referem-se ao mesmo tipo de filtro utilizado no produto de proteção solar, o inorgânico, que utiliza ingredientes minerais, como dióxido de titânio e óxido de zinco, que formam uma barreira protetora na superfície da pele, refletindo e dispersando a radiação UV 

Quais as diferenças entre protetor solar físico e protetor solar mineral? 

Apesar de se referirem ao mesmo tipo de filtro, é comum a utilização do termo "protetor solar mineral" para destaque dos ingredientes ativos naturais do produto, e do termo "protetor solar físico" para descrever o mecanismo de ação do produto, que cria uma barreira física na pele. 

Melhor protetor solar para bebê 

Qual o melhor tipo de filtro solar para bebês e crianças? 

Frequentemente recomendado por pediatras, o protetor solar mineral possui adequação à pele infantil por diversas razões que se destacam em comparação ao protetor solar químico. 

Os principais motivos incluem a ação imediata, que exige menor tempo de espera para absorção completa do produto; a menor probabilidade a reações alérgicas, devido à formulação mais simples, com ingredientes considerados mais suaves; e a estabilidade dos componentes, que garante uma proteção mais consistente ao longo do tempo. 

Benefícios que você encontra no Protetor Solar Infantil em Bastão Mineral da Ollie, ideal para bebês e crianças que possuem pele sensível, com filtros 100% minerais, FPS 80, FPUVA 30, resistência à água e ao suor, facilidade de absorção e muito mais!   

Conheça o produto na loja online 

 

Imagem principal retirada do site Freepik