Esfoliação labial: como e por que ter esse cuidado com os lábios
Entenda quais os benefícios de fazer esfoliação labial, quais os momentos mais recomendados e como aplicar esfoliantes sem riscos.
Embora seja uma parte do corpo que está em constante movimento e exposição, a pele dos lábios nem sempre têm a atenção e cuidado de que precisa. Por isso, aqui separamos um tutorial de esfoliação, para além de curar do ressecamento labial, oferecer benefícios extras que previnem danos.
Pele dos lábios
A pele dos lábios possui a camada externa, chamada estrato córneo, cerca de 3 a 4 vezes mais fina que a do rosto. Com ausência de melanina, o pigmento responsável pela cor da pele que oferece pequena proteção contra a radiação ultravioleta (UV) do sol, a pele dos lábios é mais delicada e suscetível a danos, principalmente por estar sempre exposta ao ambiente externo.
Com grande concentração de terminações nervosas, a pele dos lábios ainda têm sensibilidade extrema ao toque, à temperatura e à dor e, por não conter glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo, uma substância oleosa que ajuda a proteger e hidratar a pele, perde umidade com facilidade, o que ajuda no ressecamento rápido.
Lábios ressecados
Sem glândulas sebáceas e com grande exposição aos fatores externos, a pele dos lábios pode ressecar devido à desidratação corporal, má alimentação, clima, baixa umidade, exposição solar, respiração pela boca, lambição dos lábios, contato com cigarro, produtos cosméticos com fragrâncias ou álcool, condições médicas, como dermatite atópica, psoríase e diabete, entre outros.
Quando ressecados, os lábios podem apresentar:
- Secura e aspereza ao toque;
- Vermelhidão e irritação;
- A famosa boca descascando, em casos mais severos, formando pequenas peles soltas;
- Rachaduras;
- Sangramento, em casos extremos.
Como curar boca ressecada rápido?
Para curar lábios ressecados e evitar que o problema se repita, é importante adotar uma série de cuidados que ajudem a hidratar e proteger a pele.
Esses hábitos incluem: beber pelo menos 2 litros de água por dia; manter uma dieta rica em vitaminas A, C, E, complexo B e ômega-3; evitar o consumo de bebidas alcoólicas, cafeína, refrigerantes e tagismo; evitar lamber os lábios; manter os ambientes úmidos; aplicar hidratante labial, especialmente após as refeições e antes de dormir; usar diariamente protetor labial com FPS 15 ou superior; evitar produtos com ingredientes irritantes; e esfoliar os lábios para remover as células mortas e estimular a renovação da pele.
Em todo caso, consulte um dermatologista para receber o tratamento adequado.
Esfoliação labial
Esfoliar os lábios de uma a duas vezes por semana para remoção das células mortas e estímulo da renovação da pele é benéfico para:
- Revelar uma pele mais macia, suave e uniforme;
- Proporcionar um acabamento impecável na aplicação de batons, glosses e outros produtos labiais;
- Melhorar a penetração e eficácia de produtos hidrantes;
- Revelar um tom mais vibrante e saudável dos lábios;
- Manter a saúde e a aparência dos lábios ao longo do tempo, livres de ressecamento.
Apesar dos diversos benefícios, é importante que a esfoliação não seja feita em lábios rachados, irritados ou com feridas. Nesses casos, espere até que estejam completamente curados.
Quando fazer esfoliação labial?
Embora o uso da esfoliação para os lábios seja frequentemente associado aos momentos em que há ressecamento, também é benéfico esfoliar os lábios nas situações abaixo:
- Antes de aplicar a maquiagem: esfoliar de uma a duas vezes por semana proporciona uma superfície suave e uniforme para a aplicação de batom ou gloss;
- Antes de procedimentos estéticos: esfoliar um ou dois dias antes de micropigmentação, botox ou preenchimento facilita na obtenção de melhores resultados;
- Após exposição prolongada ao sol, vento, frio intenso ou ambientes com baixa umidade: esfoliar ajuda a restaurar a hidratação e suavidade dos lábios.
Como usar esfoliante labial?
Para esfoliar os lábios e aproveitar os benefícios, sem riscos de agressões, escolha um esfoliante ideal para esse procedimento, seguindo as orientações da embalagem do produto escolhido, que normalmente inclui a aplicação da mistura sobre os lábios limpos e secos, com massagem suave e circular de 30 a 60 segundos, evitando áreas propensas à irritação, como as laterais da boca.
Em alguns casos, é preciso deixar o produto descansando sobre os lábios de 1 a 2 minutos para permitir que os ingredientes hidratantes penetrem na pele.
Após a esfoliação, remova o produto com água morna, enxaguando cuidadosamente até que todos os resíduos tenham sido removidos, e secando em seguida com uma toalha macia, sem friccionar sobre a pele.
Para finalizar, aplique generosamente um hidratante labial que contenha ingredientes como manteiga de karité, óleos naturais (como óleo de coco e óleo de amêndoa doce) e vitamina E, que ajudam a nutrir e proteger a pele dos lábios, e que, preferencialmente, tenha FPS, já que essa é uma área mais suscetível aos danos causados pelos raios UV.
Para isso, conte com o Hidratante Labial com FPS 50 da Ollie, que além de proteger a pele, hidrata com ácido hialurônico, esqualano, manteiga de karité e vitamina E.
Melhor esfoliante labial
Para escolher um esfoliante de boca eficaz, é preciso atentar-se aos ingredientes, os quais devem retirar suavemente as células mortas da pele e proporcionar hidratação adicional para os lábios, sendo eles:
- Esfoliantes, com partículas finas e uniformes que garantem uma esfoliação suave;
- Hidratantes, como manteiga de karité, vitamina E e óleos naturais, como óleo de coco, óleo de jojoba ou óleo de amêndoa doce;
- Calmantes e anti-inflamatórios, como aloe vera e camomila;
- Antioxidantes, como vitamina E e extratos de frutas ou chá-verde.
Em todo caso, evite produtos que contenham ingredientes irritantes, como fragrâncias sintéticas, corantes artificiais e álcool.
Esfoliante labial caseiro
Apesar de ser uma prática comum desde muitos anos, esfoliante labial caseiro não é recomendado por dermatologistas por utilizar ingredientes que podem causar desconforto, como irritação ou ressecamento excessivo.
Imagem principal retirada do site Freepik