Esqualano: o que é e quais seus benefícios

Esqualano: o que é e quais seus benefícios

Entenda o que é, onde encontrar e quais os benefícios de um dos ativos mais utilizados no ramo cosmético, o esqualano, e aproveite para incluí-lo em sua rotina.

O que é esqualano?

Para saber o que é esqualano, primeiramente é importante saber sobre o componente de sua origem: o esqualeno. 

Esqualeno é um componente encontrado em óleos vegetais e seres vivos. Em óleos vegetais, como o azeite de oliva e a cana-de-açúcar, é um componente insolúvel em água. Já em seres humanos, ele é produzido pelas glândulas sebáceas, responsáveis por lubrificar a pele contra a perda da umidade, representando parte composição corporal. Após os 20 anos, a produção de sebo diminui e há maior necessidade de incluir o ativo na rotina de cuidado, por meio de produtos cosméticos.  

Para formação do esqualano, o esqualeno passa por um processo de hidrogenação, que transforma o componente em uma forma mais estável e menos suscetível à oxidação, sendo mais facilmente manipulado pelas indústrias para aplicação em produtos de tratamento e beleza. 

Historicamente, o esqualano utilizado pelas indústrias era derivado do fígado de tubarão. No entanto, com o avanço da tecnologia em relação à sustentabilidade e impacto ambiental, as empresas passaram a usar, exclusivamente, o componente de origem vegetal, phytoesqualano, uma vez que é obtido por fontes renováveis, como o azeite de oliva e a cana-de-açúcar, e possui os mesmos benefícios do esqualano de origem animal. E é exatamente o óleo de origem vegetal que a Ollie utiliza em seus produtos. 

Onde encontrar o esqualano?

O esqualano, utilizado pelas indústrias do ramo cosmético, é um ingrediente versátil e, por isso, além de ser encontrado em produtos de maquiagem, como bases, primers e batons, pode estar presente em produtos de cuidados faciais, como hidratantes e óleos, produtos de cuidados labiais, como hidratantes e protetores, produtos de cuidados corporais, como séruns e loções, produtos de cuidados com as mãos, como cremes e até mesmo em produtos de cuidados capilares, como máscaras, condicionadores e óleos. 

Benefícios do esqualano 

Eficaz no cuidado e tratamento da pele e cabelo, o esqualano possui diversos benefícios, como: 

Fácil absorção:

Similar ao esqualeno, produzido naturalmente pela pele humana, o esqualano é facilmente absorvido, sem causar irritações;   

Não comedogênico:

Com propriedades não comedogênicas, o esqualano não obstrui os poros, sendo adequado para todos os tipos de pele;   

Hidratação potente:

Formando uma barreira leve que previne a perda da umidade da pele, o esqualano tem alto poder de hidratação, promovendo maior maciez e menor probabilidade de ressecamento e descamação; 

Proteção antioxidante:

Com propriedades antioxidantes, o esqualano combate os danos celulares e sinais de envelhecimento precoce, auxiliando na proteção da pele contra a exposição aos raios UV.  

Onde e por que utilizar o esqualano? 

Com funções diversas, o esqualano é utilizado no meio cosmético, principalmente para hidratação, e também devido aos benefícios: 

  • Suavizar as linhas finas do rosto; 
  • Prevenir o ressecamento dos lábios; 
  • Prevenir descamações em áreas mais propensas ao ressecamento, como cotovelos, joelhos e calcanhares; 
  • Suavizar e amaciar a pele das mãos; 
  • Nutrir e fortalecer os fios do cabelo. 

Restrições de uso do esqualano  

Apesar de ser um ativo seguro que não apresenta restrições de uso, é importante estar atento a questões como a qualidade e confiabilidade do produto que contém o ativo, o teste de sensibilidade indicado em embalagem do produto para evitar alergias e irritações e a aplicação correta do produto, seguindo as orientações da embalagem, de forma a não ter contato direto com olhos. 

Como incluir o esqualano na rotina de skincare? 

Incluir o esqualano em sua rotina é mais simples do que imagina! 

Dentro da rotina de skincare já habitual para o seu rosto, por exemplo, você pode incluir o ativo na escolha de produtos que o contém, como hidratantes, protetores e óleos de tratamento noturno. 

Na rotina de cuidado com o corpo, opte por séruns e hidratantes que possuem o ativo como um dos principais componentes. 

Para as mãos, hidratantes em creme são as opções mais assertivas, pois a textura auxilia na maciez. 

Já para os lábios, produtos como hidratantes e protetores labiais que contém o ativo auxiliam a manter a saúde da pele, sem riscos de descamação. Para este caso, conte com o Hidratante Labial da Ollie, que além de deixar os lábios super macios, protege contra os danos solares com FPS 50 e FPUVA 18 

 

Acesse nossa loja online e aproveite!