Lábio ressecado: dicas de prevenção e tratamento

Lábio ressecado: dicas de prevenção e tratamento

Se você está se perguntando "por que meus lábios estão ressecados e como posso tratá-los ou prevenir o ressecamento?", calma que a gente te ajuda mostrando as principais causas, com dicas de tratamento e prevenção.

Entenda a composição da pele 

Para começo de conversa, é preciso entender que todo o corpo humano é composto por duas camadas de pele, sendo a epiderme (camada externa) e a derme (camada interna), com estruturas associadas a elas, como pelos, unhas e glândulas. 

As glândulas são divididas em: 

  • Mamárias: com a função de nutrição (produção de leite); 

  • Sudorípara: que atua na termorregulação (produção de suor); 

  • Sebáceas: responsáveis pela produção do sebo, uma secreção oleosa que auxilia na umidificação e lubrificação da pele e pelos. 

Nas áreas do corpo em que não há pelos, como os lábios, há menor presença de glândulas sebáceas e, por isso, essa é uma área mais vulnerável a influências ambientais e químicas. 

A influência do frio no ressecamento dos lábios 

Por este motivo, é muito comum as pessoas observarem com maior frequência o ressecamento, descamação, ferida e rachadura nos lábios durante os dias frios. Mas engana-se quem pensa que essa é uma exclusividade do inverno, mesmo que a estação tenha uma grande colaboração com o agravamento desse problema. 

Durante a estação mais fria do ano, o corpo perde maior quantidade de água ao tentar equilibrar a temperatura corporal com a do ambiente. Mas isso pode ter uma solução, a hidratação, que veremos a seguir. 

A importância de estar atento aos lábios 

Sim, as mudanças climáticas podem alterar o estado de sua pele, mas não é somente isso, já que o desconforto pode também ser causado por reações alérgicas, falta de hidratação e outros, conforme afirma Meire Gonzaga, dermatologista e professora da Faculdade de Medicina do ABC. 

 Então continue lendo este conteúdo para saber as principais causas. 

O que causa o ressecamento nos lábios?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), diversas são as causas do ressecamento dos lábios. Aqui, listamos algumas delas: 

Situação climática 

O excesso de exposição solar, a baixa umidade do ar, a queda brusca de temperatura e os ventos frios, constantes e rápidos, podem intensificar o ressecamento dos lábios, podendo causar queimaduras e feridas. 

Desidratação 

A quantidade diária necessária de líquido é essencial para o corpo humano. No que diz respeito aos lábios, a falta de ingestão de água pode provocar e intensificar o ressecamento, junto aos outros fatores externos. 

Banhos quentes 

Principalmente nos dias frios, é comum que as pessoas tomem banhos mais quentes, mas esse é um dos motivos do ressecamento da pele em todo o corpo, podendo gerar rachaduras, inclusive nos lábios. 

Respiração pela boca 

Respirar constantemente pela boca gera desidratação nos lábios. Isso porque ao ar passar pela boca, retira a umidade, ressecando os lábios.

Passar da língua em lábios 

Apesar da saliva ser constituída por água, é bastante ácida e pode agredir os lábios, no hábito de passar a língua sobre eles, de forma exagerada.

Reação alérgica 

Medicações, ácidos faciais, cremes dentais e determinados batons podem causar irritações nos lábios, provocando ressecamento e descamação, devido a não conterem propriedades hidratantes.

Como prevenir o ressecamento dos lábios?

Beba água 

Nada de ficar sem tomar água! Coloque lembretes para te auxiliar a tomar a quantidade diária de líquido recomendada (mínimo de 2 litros) e aproveite os benefícios que vão além de um lábio hidratado, já que a hidratação auxilia também na digestão, na circulação sanguínea, na termorregulação e na pele pêssego dos sonhos! 

Tome banhos rápidos e mornos 

Se possível, tome banho apenas uma vez ao dia, na temperatura morna e com menor duração, sendo de 5 a 6 minutos, para evitar o ressecamento da pele. 

Abuse dos hidratantes 

Produtos ricos em vitaminas e óleos minerais, com vitamina E, manteiga de karité, óleo de coco ou óleo de amêndoa, auxiliam a nutrir e reparar a pele ressecada, incluindo os lábios. Por isso, abuse desses hidratantes, repassando sempre que necessário. 

Faça esfoliação 

A esfoliação labial pode e deve ser feita, já que retira células mortas que ficam em maior evidência quando há o ressecamento, promovendo maior maciez. Para isso, você pode fazer uma receita caseira com açúcar e mel, esfregando levemente para não agredir a pele. 

Evite produtos impróprios em contato com os lábios 

Em caso de aplicação de ácidos sobre o rosto e até no momento de escovar os dentes, fique atento para que o contato com os lábios seja o mínimo possível para não causar ressecamento. No caso da escovação dental, opte por colocar menor quantidade de pasta. 

O que é bom para lábios ressecados?

Se a sua boca já está ressecada e/ou com rachaduras, as soluções de prevenção também auxiliam no tratamento. Neste caso, a sugestão é que você intensifique o uso de hidratantes, principalmente se ele tiver vitamina E, esqualano, manteiga de karité e ácido hialurônico, que são perfeitos para regenerar e manter os lábios macios e livres de ressecamento, como é o caso do Hidratante Labial Ollie

Confira o produto em nosso site e aproveite para tratar seus lábios, enquanto protege contra os danos do sol, com FPS 50 e FPUVA 18. 

E atenção: puxar a pele ressecada pode agredir ainda mais os lábios, então hidrate e deixe a pele se regenerar sozinha. Afinal, a pele desprotegida pode auxiliar na entrada de bactérias e fungos. 

Caso seus lábios apresentem ressecamento e rachaduras com frequência, indicamos que procure um dermatologista para avaliação.