Benefícios do protetor solar

Benefícios do protetor solar

Você sabe quais os benefícios de usar protetor solar todos os dias? Vem com a gente entender mais sobre esse assunto.

O sol é uma fonte essencial de energia e vitalidade para a vida na Terra, mas também pode ser prejudicial à nossa pele. Os raios ultravioleta (UV) emitidos pelo sol podem causar danos, independente do tipo, podendo ser UVA ou UVB. 

Os raios do tipo UVA são os mais prejudiciais. Eles atingem a derme, camada mais profunda da nossa pele, sendo responsável pelo envelhecimento precoce, aparecimento de rugas, entre outros e estão presentes o dia todo. 

Já os raios UVB atingem a camada mais superficial da pele, a epiderme, sendo responsáveis pela vermelhidão e queimaduras depois da exposição ao sol e possuem maior incidência entre os horários 10-16h no verão. 

O que é protetor solar? 

O protetor solar é um produto formulado para proteger a pele dos efeitos nocivos dos raios UV emitidos pelo sol. Ele age como uma barreira física ou química, absorvendo ou refletindo os raios UV antes que eles atinjam a pele.  

Para saber se o protetor solar está te protegendo mesmo é preciso olhar para o FPS presente na embalagem. O FPS é a sigla para “fator de proteção solar”, que indica a potência que um produto tem de proteger a nossa pele, já o FPUVA é o fator de proteção exclusivo para a radiação UVA. 

A Anvisa e a Colipa (Comitê de Ligação das Associações Europeias da Indústria de Perfumaria e Cosméticos) recomendam que o FPUVA corresponda a, no mínimo, ⅓ do FPS. 

Há diversos tipos de produtos com proteção solar no mercado, como os da Ollie que além de alto FPS possuem ativos de skincare que tratam a pele enquanto protege. Conheça clicando aqui.

Benefícios do protetor solar

Os benefícios do protetor solar para a pele vai além da prevenção de queimaduras solares, vem com a gente descobrir o porquê incluir o protetor solar na sua rotina diária 

Prevenção do envelhecimento precoce 

A exposição excessiva ao sol acelera o processo de envelhecimento da pele, já que leva à produção de radicais livres e ao estresse oxidativo na pele. Isso causa danos às fibras de colágeno e elastina, que são responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele. Com o tempo, esses danos acumulados resultam no aparecimento de rugas, linhas finas, manchas escuras e perda de elasticidade da pele. 

O protetor solar vem como um aliado primordial para o antiaging, protegendo a pele contra os raios ultravioleta (UV) através dos filtros físicos e químicos que absorvem os raios e protegem a pele da radiação. 

Redução do risco de câncer de pele

O câncer de pele é uma das formas mais comuns de câncer em todo o mundo. O uso regular do protetor solar é essencial para reduzir o risco de desenvolver essa doença grave. 

Hidratação da pele

Um dos benefícios do protetor solar é a hidratação. Os raios ultravioletas podem também ressecar a pele, o protetor solar forma uma barreira física na pele que evita a perda de água, ajudando a manter a hidratação natural da pele. Isso é especialmente importante em climas quentes ou secos, onde a pele tende a perder mais umidade 

Clareia a pele

O sol pode causar o aparecimento de manchas na pele e piorar as já existentes, o protetor ajuda na uniformização do tom da pele e evita a piora de manchas de acne e melasma, já que cria uma camada protetora na pele. 

O protetor solar por si só não clareia os tons naturais da pele, mas contribui para que não surjam manchas causadas pelo sol. 

Previne espinhas

O protetor solar pode prevenir espinhas sendo um grande aliado para quem sofre com acne na fase adulta e acne solar.  

Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) a acne solar é uma inflamação causada pela oleosidade da pele e o excesso de exposição ao sol. As áreas mais afetadas são o pescoço, rosto, ombro e costas e a condição pode ter piora em dias mais quentes. Para evitar e tratar, o uso diário do protetor solar junto com a reaplicação correta dele é primordial, além de utilizar produtos próprios para o seu tipo de pele. 

Por que usar protetor solar todos os dias?

Usar protetor solar diariamente é essencial para manter a saúde de todas as peles, já que a exposição solar ocorre durante todo o dia, mesmo em ambientes fechados e em dias nublados e chuvosos, pois os raios penetram vidros, janelas e nuvens. 

Usar protetor solar em lugares fechados também é muito importante por causa da luz azul vinda de dispositivos eletrônicos, como o celular. Apesar da luz azul ser menos intensa que a dos raios solares, ela ainda pode causar danos como piora das manchas, agravamento do melasma, envelhecimento precoce, entre outros. 
 
Então seja dentro de casa, fora, em dias nublados ou não, o uso do protetor solar é indispensável!  

Vem conhecer mais da proteção solar de Ollie. Clica aqui e saiba mais.