Protetor solar spray: como usar, qual o melhor, qual a quantidade

Protetor solar spray: como usar, qual o melhor, qual a quantidade

O protetor solar spray é um item prático que ajuda a manter a proteção solar sempre em dia. Vem com a gente saber como usar, qual a quantidade e qual o melhor.

O protetor solar é um item indispensável em nossa rotina de cuidados com a pele, e a variedade de produtos no mercado torna a escolha um desafio. Entre os diferentes tipos de protetor, o em spray é muito popular já que traz praticidade às rotinas corridas.

O que é protetor solar em spray?

O protetor solar em spray é uma forma conveniente de aplicar protetor solar na pele. Ele é uma fórmula líquida que é pulverizada sobre a pele, formando uma camada protetora contra os raios UV prejudiciais do sol. Esse formato é uma alternativa ao protetor solar em creme, loção ou bastão e é muito popular entre aqueles que desejam uma aplicação rápida e fácil.

Por ter um borrifador que faz o produto sair em pequenas quantidades e em jato, ele não pesa na pele e dá uma sensação de leveza e frescor.

Por conta da facilidade de aplicação, é comum que seja mais usado na praia e em atividades ao ar livre, já que basta algumas borrifadas para a pele ficar protegida.

Como escolher o FPS do protetor solar em spray?

Assim como outros protetores, o spray também possui diversos FPS e FPUVA. Para escolher o melhor FPS para cada tipo de pele, é necessário avaliar o seu tom de pele, que pode ser mais ou menos propenso à sensibilidade, e a exposição ao sol:

As recomendações para cada tom de pele são:

Melhor FPS para pele clara

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) esse tom possui menos melanina, que é o pigmento que dá cor à pele. As pessoas com a pele clara possuem maior facilidade em queimaduras solares, devido à sensibilidade aos raios UVB, sendo necessário a proteção com FPS 30 ou superior.

Melhor FPS para pele escura

Com maior melanina, que oferece proteção natural contra os raios UVB, pessoas com a pele escura têm menos sensibilidade, mas ainda assim com propensão a danos solares. Por isso, é indicada a proteção com FPS 15 para uso diário e acima de 30 quando houver maior exposição solar.

Vantagens do protetor solar spray

Facilidade de aplicação

A aplicação do protetor solar em spray é rápida, bastando pulverizar o produto sobre a pele e espalhar, o que o torna uma escolha prática para cobrir grandes áreas do corpo de forma simples e reaplicar fora de casa como em parques e praias.

Absorção rápida

Esse é um produto que tende a secar rapidamente na pele, o que é ideal para quem não gosta da sensação pegajosa deixada por outros protetores, como o em creme.

Ideal para atividades ao ar Livre

O protetor solar em spray é ótimo para atividades ao ar livre, como esportes, caminhadas e natação, já que é simples de aplicar e espalhar.

Fácil de reaplicar

A reaplicação do protetor solar em spray é simples, podendo ser feita até em movimento, com o cuidado de alcançar todas as áreas e espalhar uniformemente.

Como usar protetor solar spray?

O protetor solar spray é muito simples de aplicar, mas mesmo assim merece uma atenção especial:

Antes de aplicar o spray pela primeira vez, certifique-se de que sua pele esteja limpa e seca. Agite bem o frasco de protetor solar em spray para garantir que os ingredientes estejam bem misturados.

Mantenha o frasco a uma distância de cerca de 15 a 20 centímetros da pele. Pulverize o protetor solar uniformemente, cobrindo todas as áreas expostas. Use as mãos para espalhar o protetor solar em spray e garantir uma cobertura uniforme.

Não existe uma quantidade certa para o protetor em spray. A hora de pausar a aplicação é quando toda a pele estiver coberta e, quando espalhado, forme uma camada uniforme.

Reaplique o protetor a cada duas horas, ou após nadar, suar intensamente ou secar-se com uma toalha.

Qual o melhor protetor solar spray?

Para escolher o melhor protetor solar em spray é preciso se atentar a algumas informações:

Escolha um bom FPS

O FPS indica o nível de proteção contra os raios UVB, que causam queimaduras solares. Segundo a SBD, um bom FPS é a partir de 30 para peles mais claras e 15 para mais escuras, isso para baixa exposição ao sol, mas você pode optar por um FPS mais alto caso haja grande exposição ao sol.

Prefira produtos que tenha FPS e FPUVA

Certifique-se de que o protetor solar oferece proteção de amplo espectro, o que significa que protege contra os raios UVA e UVB. Os raios UVA estão associados ao envelhecimento da pele, enquanto os UVB causam queimaduras.

Temos um artigo completo sobre FPS e FPUVA. Acesse clicando aqui.

Entenda seu tipo de pele

Se você tem pele oleosa, escolha um protetor solar spray para pele oleosa que seja oil-free ou toque seco, esses são formulados para não obstruir os poros ou deixar a pele com uma sensação pegajosa.

Já o protetor solar spray para pele seca pode ter ingredientes hidratantes, como ácido hialurônico e glicerina, que ajudam a manter a pele hidratada.

Para a pele sensível, o protetor solar spray que são hipoalergênicos são formulados especificamente para esse tipo de pele, eles possuem ingredientes suaves que não irritam a pele.

Veja se o protetor possui ativos que cuidam da sua pele

No mercado há produtos com proteção solar que possuem ativos que tratam a pele, enquanto a protegem, como a vitamina C que tem ação antioxidante, ajuda a clarear a pele, uniformiza o tom , estimula o colágeno. A vitamina E também é uma grande amiga da saúde da pele, ela hidrata, reduz inflamações, acelera a cicatrização, entre outros muitos benefícios.

Verifique se não tem alergias e sensibilidades

Se você tiver alergias de pele ou sensibilidades a certos ingredientes, verifique os rótulos dos protetores solares em spray em busca de ingredientes que possam desencadear uma reação alérgica e, principalmente, busque indicação de dermatologista de confiança.

Cheque se o protetor solar spray é resistente à água e ao suor

Se você estiver indo à praia, piscina ou praticar atividades que te fazem suar muito, dê preferência para um protetor spray resistente à água, assim a proteção solar vai durar mais tempo.

Consulte um dermatologista

Se tiver dúvidas sobre qual protetor solar escolher, um dermatologista vai te ajudar nessa 🙂

Qual melhor protetor solar spray ou creme?

A escolha entre os dois protetores depende do seu gosto pessoal. O protetor solar em spray tem uma facilidade maior na aplicação, textura mais leve, secam rápido, são ótimos para atividades ao ar livre onde é preciso fazer o retoque rápido, mas precisam ser aplicados uniformemente e com atenção. Já o protetor solar creme tem uma textura mais consistente, ideal para partes menores do corpo como rosto, é ótimo para peles mais secas por ser um pouco mais pesado e não é tão simples de reaplicar ao longo do dia.

A Ollie possui diversos produtos com proteção solar em vários formatos, óleo, em gel, em bastão e todos com alto FPS e FPUVA e com ativos de skincare. Conheça todos os produtos clicando aqui.

Imagem principal retirada do site Shutterstock.