Pele áspera: sintomas, causas, tratamentos e prevenção

Pele áspera: sintomas, causas, tratamentos e prevenção

Entenda por que a pele fica áspera e saiba como ter os cuidados corretos para recuperar a umidade da pele e, consequentemente, a hidratação.

Decorrente do desequilíbrio natural de hidratação e oleosidade, a pele áspera é uma condição que pode causar coceira, repuxamento e desconforto. Por isso, nesse conteúdo traremos as informações de tratamento e prevenção para uma pele saudável. 

O que é a pele áspera? 

Caracterizada pela secura, pele áspera é um termo usado para descrever uma condição de pele que pode ocorrer em qualquer parte do corpo e em qualquer tipo de pele em que haja o desequilíbrio natural de hidratação e oleosidade, sendo mais frequente na pele seca, mais vulnerável à desidratação, e na pele sensível, mais reativa e com maior propensão ao comprometimento da perda da barreira protetora da pele. 

Quais são os sintomas da pele áspera? 

Os sintomas da pele áspera normalmente são bem visíveis e perceptíveis ao toque, podendo variar em intensidade e aparência, incluindo:  

  • Pele escamosa e ressecada, com fissuras ou rachaduras, especialmente ao esfregar ou arranhar;  
  • Pele áspera e esbranquiçada, devido ao acúmulo de células mortas na superfície da pele; 
  • Pele com textura irregular; 
  • Pele áspera e coçando; 
  • Vermelhidão, principalmente quando há coceira;  
  • Pele grossa em algumas áreas, como nos cotovelos;  
  • Sensação de repuxamento, rigidez, ardor ou desconforto. 

Pele áspera o que pode ser? 

A pele áspera pode ser causada por diversos fatores, sendo os mais comuns: 

  • Falta de ingestão adequada de água; 
  • Uso de sabonetes, detergentes, cosméticos e produtos de cuidados da pele que contêm ingredientes agressivos ou irritantes que podem causar alergia no rosto e em outras partes do corpo; 
  • Banhos quentes e prolongados; 
  • Uso de determinados medicamentos; 
  • Exposição a condições climáticas adversas, como vento frio, baixa umidade e sol intenso; 
  • Envelhecimento, em que com o avançar da idade a pele tende a perder sua elasticidade e capacidade de reter umidade; 
  • Predisposição genética. 

Quais os tratamentos para a pele áspera? 

Para melhorar a aparência e a saúde da pele áspera, é importante ter uma rotina consistente de skincare que envolva: 

Pela manhã 

  1. Limpeza: lave o rosto com um sabonete suave e água morna para remover impurezas e preparar a pele para a hidratação;
  2. Hidratação: aplique uma camada generosa de um hidratante rico em ingredientes como glicerina, ácido hialurônico, ceramidas ou ureia para manter a umidade da pele;
  3. Proteção solar: aplique um protetor solar de amplo espectro com FPS 30 ou superior, mesmo em dias nublados ou se você estiver dentro de casa.

À noite 

  1. Limpeza: retire a maquiagem com um demaquilante e, em seguida, use o mesmo sabonete da manhã para lavar o rosto;
  2. Hidratação: aplique um hidratante mais espesso ou um bálsamo, se necessário, para reparar e hidratar a pele durante a noite;
  3. Tratamento: para condições de pele específicas como ceratose pilar ou dermatite, aplique tratamentos tópicos prescritos por um dermatologista.

Para os produtos de limpeza, hidratação e proteção solar, evite que contenham álcool, fragrância ou outros ingredientes irritantes. 

Lembre-se: mesmo para cuidados rotineiros, é importante a orientação de um dermatologista, que avaliará o seu caso, levando em conta o histórico pessoal e familiar, além de condições e necessidades individuais. 

Como prevenir que a pele fique áspera? 

Uma combinação de cuidados diários e hábitos saudáveis podem auxiliar na prevenção da pele áspera, promovendo melhoras significativas à saúde da pele. 

Estão entre eles beber bastante água diariamente; evitar esfregar a pele; optar por banhos mornos e curtos; manter uma dieta equilibrada, rica em vitaminas A e E, ácidos graxos e antioxidantes; e utilizar um umidificador em ambientes secos. 

Como o protetor solar ajuda na prevenção e tratamento da pele áspera? 

Devido à exposição inadequada ao sol causar inflamações na pele, que por sua vez levam ao ressecamento e à perda de água, o protetor solar auxilia na prevenção e tratamento da pele áspera, agindo contra queimaduras solares e outros danos que podem exacerbar a aspereza. 

Além disso, ao proteger a pele dos danos solares, o protetor solar permite que as células da pele se regenerem de forma mais eficiente, contribuindo para uma textura mais suave e uniforme. 

Para isso, conte com a alta proteção solar e multifuncionalidade de Ollie, que possui produtos superpráticos de usar, com benefícios extras de hidratação, rejuvenescimento, entre outros. 

Acesse a loja online e conheça a opções. 

 

Imagem principal retirada do site Freepik.