Protetor solar para surfista: importância do uso e como escolher
Entenda quais os principais atributos de um protetor solar para surfista e como passar e repassar o produto.
O uso do protetor solar é indispensável em todos os momentos, inclusive na hora do surfe, já que há maior tempo de exposição ao sol, deixando a pele sujeita a danos como queimaduras, envelhecimento precoce, manchas e etc.
Então aproveite as dicas para se informar e cuidar da pele para uma saúde a longo prazo.
O que é protetor solar?
Protetor solar é produto cosmético tópico, projetado para ser aplicado na pele antes da exposição solar, a fim de minimizar os danos causados pelos raios ultravioletas B (UVB), responsáveis pelas queimaduras solares, e os raios ultravioletas A (UVA), associados ao envelhecimento precoce.
Importância de usar protetor solar para a prática de surfe
A prática de surfe envolve passar longos períodos com a pele exposta ao sol, o que pode causar danos. Por isso, é extremamente importante usar protetor solar para manter a saúde e o bem-estar, de curto a longo prazo.
O que acontece se não usar protetor solar para praticar surfe?
Durante a prática de surfe, devido à exposição prolongada à radiação ultravioleta (UV) do sol, a pele sem proteção fica sujeita a vários riscos e consequências negativas, como:
Queimaduras solares
A exposição solar excessiva sem proteção pode causar queimaduras solares, deixando a pele vermelha, inchada e sensível, com dor que prejudica a capacidade de surfar.
Insolação
Sob exposição prolongada ao sol sem o uso de protetor solar, queimaduras podem ocorrer, deixando a pele danificada menos capaz de resfriar eficazmente o corpo através da evaporação do suor, que resulta em insolação.
Ressecamento
O sal do mar e o vento podem retirar os óleos naturais da pele, essenciais para manter a barreira cutânea e a hidratação, resultando em uma pele seca e áspera.
Envelhecimento precoce
O protetor solar evita que a radiação UV do sol cause o envelhecimento precoce, que tem como consequências rugas, linhas finas, manchas escuras e perda de colágeno.
Hiperpigmentação
A exposição solar sem proteção pode levar ao escurecimento da pele, gerando manchas escuras conhecidas como hiperpigmentação.
Câncer de pele
A exposição crônica ao sol sem proteção aumenta o risco de desenvolver câncer de pele, incluindo o melanoma, um tipo agressivo de câncer de pele.
O melasma pode aparecer com o surfe?
Devido à exposição ao sol ser um dos principais fatores que desencadeiam o melasma, condição em que manchas escuras aparecem na pele, geralmente no rosto, devido a produção excessiva de melanina, o pigmento que dá cor à pele, surfar sem o uso de protetor solar pode gerar e agravar esse tipo de mancha.
Como aplicar protetor solar para o surfe?
Com a necessidade indispensável do uso da proteção solar durante a prática de surfe, é importante que a aplicação adequada seja feita para garantir a proteção eficaz, seguindo os passos abaixo:
Passo 1
Remova da pele qualquer sujeira, areia ou resíduos de outros produtos;
Passo 2
Antes de colocar o traje de surfe, aplique o protetor solar generosamente em todas as áreas expostas da pele, incluindo o rosto, pescoço, orelhas, braços e pernas.
Passo 3
Espalhe o protetor solar uniformemente na pele, massageando suavemente até que seja completamente absorvido.
Passo 4
Use um produto labial com FPS, como o Hidratante Labial FPS 50 da Ollie.
Passo 5
Reaplique o protetor solar a cada duas horas ou após cada mergulho, mesmo que o protetor seja resistente à água.
Dica extra: utilize roupas de surfe com proteção UV para cobrir áreas adicionais da pele.
Por que repassar o protetor solar no surfe?
Para garantir que a pele esteja sempre protegida, é necessário reaplicar o protetor solar a cada duas horas ou após sair da água.
Isso porque mesmo protetores solares rotulados como "resistentes à água" têm limitações, já que o contato direto com a água e suor pode enfraquecer a eficácia do protetor solar, assim como o atrito constante com a prancha pode desgastar o protetor solar da pele com o tempo.
Qual o melhor filtro solar para surfista?
Existem dois tipos de filtros utilizados em protetores solares: físicos e químicos. Ambos são eficazes na proteção da pele contra os raios UV e, por isso, a escolha pode depender das preferências pessoais e das necessidades individuais.
Filtro solar físico:
-
Contém ingredientes que refletem os raios UV;
-
Ação imediata, logo após a aplicação em pele;
-
Estabilidade de textura, mesmo sob alta exposição solar, água e suor;
-
Menor possibilidade de irritações.
Filtro solar químico:
-
Contém ingredientes que absorvem os raios UV e os converte em fontes de energia;
-
Ação efetiva após 30 minutos;
-
Geralmente mais fácil de aplicar, devido à textura mais leve e menos pegajosa;
-
Pode ser mais confortável de usar, pois não deixa um resíduo branco na pele.
Independentemente da escolha, é importante que o protetor solar seja de amplo espectro, oferecendo proteção contra raios UVA e UVB, além de ter um FPS apropriado para a sua pele e a intensidade do sol.
Qual o melhor FPS para surfistas?
O melhor Fator de Proteção Solar (FPS) para surfistas pode variar dependendo do tipo de pele; do tom de pele, em pessoas com a pele muito sensível ao sol devem utilizar um FPS mais alto (mínimo FPS 50), enquanto outras com pele mais escura um FPS menor (mínimo FPS 30); da intensidade do sol; da duração da exposição ao sol; e da latitude geográfica do local onde fará a prática de surfe, já que em áreas mais próximas do equador, a exposição solar é mais intensa, portanto, pode ser necessário um FPS mais alto.
Como escolher o protetor solar ideal para surfistas?
Para garantir uma proteção eficaz da pele contra os raios UV durante a prática de surfe, é importante se atentar a fatores como:
Fator de Proteção Solar (FPS)
A proteção adequada para um surfista varia de FPS 30 a 50. No caso de pessoas com a pele muito clara, deve-se aplicar FPS maior que 50.
Proteção de amplo espectro
O protetor solar de amplo espectro é ideal para o surfe por proteger a pele contra os raios UVA, capazes de atingir a camada dérmica da pele, e os raios UVB, que penetram a epiderme.
Resistência à água e suor
Devido aos surfistas passarem muito tempo na água e suarem durante a atividade física intensa, produtos rotulados como "resistente à água" garantem proteção mais duradoura.
Absorção rápida
Os protetores solares que são absorvidos rapidamente e não deixam uma sensação pegajosa podem ser mais práticos para surfar, já que não interferem na aderência à prancha.
Tamanho e portabilidade
Protetores solares com embalagens práticas e portáteis podem ser facilmente transportadas na bolsa de surfe, com facilidade na aplicação.
Melhor protetor solar ideal para surfistas
Com todas as características favoráveis para aplicação durante o surfe, o Bastão Multifuncional Incolor da Ollie auxilia a manter a saúde da pele, com FPS 95, FPUVA 40, resistência à água e suor, tamanho e formato ideal para transportar e repassar onde estiver, e ativos de skincare para tratamento, como ácido hialurônico, vitamina C e vitamina E.
Acesse nossa loja online, conheça e experimente o produto!
Imagem principal retirada do site Freepik