Protetor solar para bebê: a melhor opção para proteger a pele sensível

Protetor solar para bebê: a melhor opção para proteger a pele sensível

Entenda quais as características de um protetor solar ideal para uso em bebê e saiba por que a pele infantil precisa de cuidados especiais.

Como é a pele do bebê? 

Assim como a pele de um adulto, a pele do bebê é formada por várias camadas que desempenham diferentes funções. No entanto, apesar da formação similar, a pele do bebê possui características únicas, devido a estar em desenvolvimento, apresentando maior permeabilidade, menor produção de melanina e menor capacidade de regulação da temperatura corporal. Fatores que a torna mais suscetível a danos. 

Por que a proteção solar é importante para o bebê? 

Com a pigmentação e o sistema imunológico ainda em desenvolvimento, a pele do bebê é mais sensível à radiação ultravioleta (UV) do sol, sendo essencial protegê-la adequadamente para evitar danos como: 

  • Queimaduras solares, acompanhadas de vermelhidão, dor e desconforto, que podem resultar mesmo de exposições breves ao sol; 
  • Irritação cutânea, seguida de erupções e coceira; 
  • Desidratação, devido à perda excessiva de líquidos pela transpiração; 
  • Hipertermia (aumento da temperatura corporal) e insolação; 
  • Infecções bacterianas e fúngicas; 

Tempo ideal de exposição solar em bebê 

Embora, para bebês até os 6 meses, o tempo de exposição solar não possa ultrapassar 15 minutos, por duas ou três vezes por semana, para bebês acima dos 6 meses não há um limite recomendado de exposição solar. 

No entanto, é importante saber que, devido à sensibilidade da pele do bebê e à imaturidade do sistema de regulação da temperatura corporal, as orientações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) são claras ao informar que o sol deve ser evitado, principalmente, durante as horas de maior intensidade da radiação ultravioleta (UV), entre as 10h e as 16h, seja para bebês com menos ou mais de 6 meses. 

Bebê pode usar protetor solar? 

Além do uso de bonés, camisetas UV e outros acessórios de prevenção dos danos da exposição à radiação ultravioleta, bebês acima de 6 meses também podem e devem usar protetor solar com formulação especial para uso infantil. 

Protetor solar para bebê de 0 a 6 meses 

O uso do protetor solar em bebês com menos de 6 meses somente é permitido mediante a orientação pediátrica, devido à pele dos recém-nascidos serem cerca de 40 a 60% mais fina do que a pele de um adulto, o que a torna mais permeável às substâncias do produto e mais suscetível a irritações. 

Qual o melhor protetor solar para bebê?  

Para garantir a segurança e a eficácia na proteção da pele sensível do bebê, o protetor solar deve ter as características abaixo:   

  1. Alta proteção solar, com FPS 50 ou mais;
  1. Ingredientes seguros e aprovados para uso infantil, como filtro solar mineral;
  1. Proteção de amplo espectro contra os danos dos raios UVB e UVA;
  1. Formulação hipoalergênica, que minimiza o risco de reações alérgicas e irritações;
  1. Livre de fragrâncias, para reduzir o risco de irritação na pele ou desconforto;
  1. Formato de fácil aplicação, para que seja possível o uso mesmo durante o movimento;
  1. Resistência à água, especialmente para momentos na praia ou na piscina;
  1. Pediatricamente e dermatologicamente testado.

    Benefícios que você encontra no Protetor Solar Infantil em Bastão Mineral da Ollie, ideal para bebês e crianças que possuem pele sensível, com filtros 100% minerais, FPS 80, FPUVA 30, resistência à água e ao suor, facilidade de absorção e muito mais!  
    Conheça o produto na loja onlinee aproveite para comprovar a eficácia de uma proteção supersegura! 

Quais são os cuidados necessários ao aplicar protetor solar em bebês? 

Para garantir a eficácia e a segurança do produto na pele sensível dos pequenos, na hora da aplicação do protetor solar, utilize uma quantidade generosa do produto, espalhando uniformemente sobre toda área exposta do corpo, incluindo o rosto e os pés. 

Para não correr o risco de irritação ou desconforto, evite aplicar o protetor solar na área ao redor dos olhos e em outras áreas sensíveis, como a boca e as mãos do bebê. 

Nesse processo, o Protetor Solar Infantil em Bastão Mineralé uma ótima opção, já que, em formato bastão, permite uma aplicação mais precisa e descomplicada. 

Lembre-se: em bebês abaixo de 6 meses, deve-se ter a orientação pediátrica para uso do protetor solar.