Manchas nas mãos: principais tipos, formas de prevenção e tratamento
Resultado da exposição ao sol e outros fatores, as manchas nas mãos podem ser prevenidas e tratadas. Entenda como nesse conteúdo.
Em exposição constante, mais fina e delicada, e com quantidade reduzida de colágeno, elastina e glândulas sebáceas, a pele das mãos é mais propensa à desidratação, envelhecimento precoce, e agressões externas ao sol e produtos químicos.
Essa sensibilidade facilita o aparecimento de manchas marrons, como as manchas senis, o melasma e as sardas; as manchas pretas, como o melanoma; as manchas brancas, como a leucodermia solar e o vitiligo; e as manchas amarelas na mão, como a icterícia.
Principais manchas nas mãos
Embora haja diversos tipos de manchas nas mãos, os casos mais frequentes incluem os tipos:
Manchas senis
Plana e de tamanho variável, a mancha marrom na mão, que pode variar de marrom-claro a escuro, também conhecida como lentigo solar ou melanose solar, geralmente aparece no dorso das mãos a partir dos 40 anos, devido ao envelhecimento natural da pele e à exposição solar acumulada ao longo da vida, que leva ao aumento da produção de melanina.
Melasma nas mãos
Irregulares e simétricas, as manchas escuras na mão, que variam de marrom-claro a marrom acinzentado, representam o melasma, que afeta principalmente adultos entre 20 e 40 anos, devido ao aumento da melanina nos melanócitos, desencadeado por fatores hormonais, como na gravidez e no uso de anticoncepcionais, exposição solar e predisposição genética.
Sardas
Pequenas, marrons ou avermelhadas, planas e irregulares, as sardas, também conhecidas como efélides, podem começar a aparecer na infância e tendem a se intensificar durante o verão, devido ao aumento da produção de melanina em resposta à exposição solar.
Como prevenir manchas nas mãos?
Causadas por fatores como a exposição ao sol, o envelhecimento e as inflamações, ainda que não seja possível garantir a total ausência de manchas nas mãos, você pode adotar medidas preventivas que reduzam significativamente o risco de desenvolvê-las e retardarem o aparecimento. Esses hábitos incluem:
- Usar diariamente um protetor solar de amplo espectro com Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de 30, tendo reaplicação a cada 2 horas ou antes, especialmente após lavar as mãos ou em atividades ao ar livre;
- Evitar a exposição direta ao sol, principalmente durante os horários de pico, geralmente entre 10h e 16h;
- Manter a pele hidratada com cremes específicos para as mãos, principalmente se houver antioxidantes como as vitamina C e E em seus ingredientes, que podem ajudar a prevenir danos causados pelos radicais livres;
- Evitar produtos irritantes e tratamentos agressivos;
- Consultar-se regularmente com um dermatologista, que avaliará a sua pele e discutirá as possíveis preocupações e cuidados.
Como tratar manchas nas mãos?
A escolha do tratamento ideal para as manchas nas mãos depende de diversos fatores, como o tipo de mancha, a profundidade, a extensão, a causa da mancha e as características da pele de cada pessoa.
No entanto, existem abordagens eficazes que podem ser aplicadas para a maioria das manchas, mediante a orientação de um dermatologista, visando clarear, suavizar ou eliminar completamente. São elas:
- Cremes clareadores: produtos tópicos que contêm ingredientes como hidroquinona, ácido kójico, ácido glicólico, vitamina C e niacinamida, que ajudam a inibir a produção de melanina e clarear as manchas;
- Peeling químico: remove as camadas superficiais da pele, estimulando a renovação celular e reduzindo a aparência das manchas;
- Laser: utiliza a energia da luz para fragmentar a pigmentação e promover uma pele mais uniforme;
- Microagulhamento: cria microperfurações na pele, estimulando a produção de colágeno e elastina, o que pode ajudar a reduzir a aparência das manchas;
- Crioterapia: utiliza nitrogênio líquido para congelar as células que produzem melanina, sendo eficaz para manchas menores e resistentes.
Em todo caso, o uso do protetor solar é imprescindível, por prevenir o aparecimento de novas manchas e a piora das existentes, aumentando a eficácia de outros tratamentos clareadores, e minimizando a exposição aos raios UV que estimulam a produção de melanina, responsável pela pigmentação da pele.
Creme para as mãos com protetor solar
Assim como o rosto, a pele das mãos também exige cuidados especiais devido à sua sensibilidade.
Seguir uma rotina de skincare para as mãos, incluindo limpeza suave, hidratação diária, protetor solar para as mãos e, quando necessário, o uso de tratamentos específicos, pode prevenir o envelhecimento precoce, manchas, ressecamento e irritações.
Para esse cuidado, uma ótima opção é aplicar um creme para as mãos com protetor solar, principalmente se ele tiver ativos que auxiliam na saúde da pele, como é o Creme Hidratante para Mãos FPS 60 e FPUVA 22 da Ollie, que possui como benefício altíssima proteção solar, hidratação intensa e prolongada com a manteiga de karité, redução e prevenção de manchas com a niacinamida, além de fragrância de pistache.
Acesse a loja online da Ollie e conheça o produto.
Imagem principal retirada do site Freepik.