Pró aging: envelhecimento com cuidados especiais

Pró aging: envelhecimento com cuidados especiais

Você sabe o que é pró aging e a diferença entre ele e anti-aging? Vem com a gente entender.

A indústria da beleza sempre passa por atualizações e isso também acontece com os termos usados por esse mercado, como é o caso do anti-aging que foi substituído” por pró aging. 

O envelhecimento é algo natural, mas isso não o torna mais fácil. Segundo uma pesquisa do Instituto Qualibest, dos 703 entrevistados, 92% têm medo de envelhecer, quando sabemos que há aumento no consumo de produtos antienvelhecimento por crianças e pré-adolescentes, o estudo faz todo o sentido. 

A busca por procedimentos estéticos, como o botox, e cremes que evitam sinais da idade está atrelada aos padrões de beleza que têm se mostrado cada vez mais inalcançáveis. Na contramão das estatísticas surgiu o movimento pró aging. 

O que é pró aging? 

O termo pró aging significa aceitar o envelhecimento, criando uma rotina de cuidados com a pele que ajude a melhorar a saúde e a aparência da pele.  

Diferente de uma abordagem que tenta "reverter" ou "parar" os sinais da idade, o pró aging incentiva uma visão positiva do processo de envelhecer, ressaltando a importância de um cuidado integral para que essa fase seja vivida com qualidade. 

Qual a diferença entre pró aging e anti aging? 

A principal diferença entre pró aging e anti-aging está na abordagem. O anti-aging tenta combater e, de certa forma, evitar os sinais de envelhecimento, com o uso de tratamentos que prometem “reverter” o envelhecimento da pele. 

O pró aging reconhece o processo natural de envelhecer e se concentra em cuidar da pele e da saúde de maneira que promova bem-estar, sem rejeitar as mudanças que vêm com a idade. Ou seja, enquanto o anti-aging vê o envelhecimento como algo a ser combatido, o pró aging o vê como algo a ser aceito e bem cuidado. 

Como a pele envelhece? 

O envelhecimento da pele ocorre por uma combinação de fatores internos e externos. 

Fatores internos que influenciam o envelhecimento da pele 

Redução da produção de colágeno e elastina: com o passar dos anos, o corpo diminui a produção dessas proteínas, essenciais para a firmeza e elasticidade da pele. Isso resulta em flacidez e rugas. 

Desaceleração da renovação celular: a renovação celular se torna mais lenta, o que faz com que a pele perca a capacidade de se regenerar com a mesma eficiência, resultando em uma aparência mais opaca e envelhecida. 

Perda de hidratação: a pele envelhecida perde parte de sua capacidade de reter água, levando à desidratação e ao surgimento de linhas finas e rugas. 

Redução da produção de óleos naturais: com a idade, a pele produz menos sebo, o que contribui para o ressecamento e a perda de brilho natural. 

Diminuição da espessura da pele: a derme e a epiderme ficam mais finas, o que pode deixar a pele mais frágil e suscetível a lesões. 

Perda de gordura subcutânea: com o tempo, a camada de gordura sob a pele diminui, o que resulta em uma aparência mais flácida e acentuada das linhas de expressão. 

Fatores externos que influenciam o envelhecimento da pele 

Ação dos radicais livres: os radicais livres, formados principalmente pela exposição ao sol, poluição e estresse, danificam as células da pele, acelerando o envelhecimento. 

Alterações hormonais: as mudanças hormonais, como a diminuição do estrogênio na menopausa, também afetam a textura e a elasticidade da pele, tornando-a mais fina e seca. 

Acúmulo de exposição ao sol (fotoenvelhecimento): a exposição crônica aos raios UV ao longo da vida é uma das principais causas de rugas, manchas escuras e perda de elasticidade da pele. 

Por que o sol envelhece a pele? 

Como falamos acima, o acúmulo de exposição ao sol sem proteção pode ser um dos principais vilões para envelhecer bem, já que os raios UV podem: 

Causar danos ao colágeno e elastina 

A exposição aos raios UV sem proteção quebra as fibras de colágeno e elastina, que são responsáveis por manter a pele firme e elástica. Com o tempo, isso leva à formação de rugas e flacidez. 

Manchar a pele e aumentar a hiperpigmentação 

A exposição ao sol estimula a produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Em excesso, isso pode causar manchas escuras, conhecidas como melasma ou manchas de idade. 

Deixar a pele áspera 

A exposição prolongada ao sol faz com que a pele se torne mais espessa em algumas áreas, resultando em uma textura áspera e seca. 

Causar danos ao DNA da pele 

A radiação UV pode causar mutações no DNA das células da pele, aumentando o risco de câncer de pele e comprometendo a capacidade da pele de se regenerar adequadamente. 

Quebrar a proteção da pele 

A barreira lipídica natural da pele é danificada pelos raios UV, resultando em perda de hidratação e ressecamento, o que também acelera o aparecimento de rugas. 

Como ter uma rotina de pró aging? 

Uma rotina prática que pode ser feita sem muita dificuldade é a chave para cuidar da pele, olha só alguns passos essenciais que não podem faltar no seu skincare: 

Limpeza suave 

Limpar a pele de manhã e à noite remove impurezas, excesso de oleosidade e resíduos de maquiagem, preparando a pele para absorver os tratamentos. 

Use um sabonete facial suave, adequado para o seu tipo de pele, para não remover os óleos naturais da pele, já que é comum a pele madura ser mais ressecada. 

Hidratação 

Com o tempo, a pele perde a capacidade de reter água, ficando mais seca e propensa a rugas. Hidratar a pele é um passo essencial para manter a elasticidade e o viço. 

Escolha um hidratante que contenha ingredientes como ácido hialurônico e glicerina, que ajudam a atrair e reter a umidade na pele. 

Protetor solar 

O passo fundamental para uma pele bem cuidada. Só ele tem o poder de impedir que os raios solares causem danos à pele, como envelhecimento precoce, hiperpigmentação, câncer de pele, entre outros. 

Utilize um protetor solar de amplo espectro (FPS 30 ou mais) todos os dias, mesmo em dias nublados ou dentro de casa. Reaplique a cada 2 horas quando estiver ao ar livre. 

Para peles com melasma, por exemplo, prefira protetores solares com cor, como o Protetor Solar em Bastão Com Cor da Ollie. Além de FPS 95, FPUVA 40, ele oferece cobertura média de longa duração, proteção extra graças ao pigmento da fórmula, suaviza manchas de acne e melasma e tem toque sequinho. 

Retinol e séruns noturnos 

O retinol (derivado da vitamina A) é um dos ativos mais poderosos no combate às rugas e linhas de expressão. Ele estimula a renovação celular e a produção de colágeno, essenciais para uma pele saudável e jovem. 

Comece com concentrações baixas e use o retinol à noite, aplicando em dias alternados até que sua pele se acostume. Combine com um hidratante nutritivo para evitar ressecamento. 

Leia também: Retinol: o que é, como usá-lo e seus benefícios. 

Produtos com ativos para peles maduras 

Existem alguns ativos no mercado que são perfeitos para a pele mais madura, já que devolvem a vitalidade dela sem pesar.  Você os encontra nas fórmulas de produtos de skincare, mas também sozinhos. 

Olha só alguns deles: 

Ácido hialurônico 

Tem alta capacidade de retenção de água, ajudando a manter a pele hidratada e preenchida, o que reduz o aspecto das rugas. Ótimo para hidratação e para dar volume à pele, combatendo a perda de firmeza. 

Ele pode ser encontrado em hidratantes, cremes, séruns e protetores solares, como os da Ollie. 

Vitamina C 

A vitamina C é um poderoso antioxidante, ajuda a neutralizar os radicais livres que causam envelhecimento precoce, além de uniformizar o tom da pele e aumentar a luminosidade. 

Indicação: Previne manchas e melhora a firmeza e o viço da pele. 

Você encontra a vitamina C nos produtos Ollie, como Bastão 3 em 1, Protetor Solar com Cor e Bastão Multifuncional Incolor. A vitamina combinada com protetor ajuda a potencializar a proteção do produto. 

Niacinamida 

Possui ação anti-inflamatória, melhora a barreira da pele, reduz manchas escuras e uniformiza o tom da pele. Também auxilia na retenção de hidratação. Ideal para combater manchas e melhorar a textura e hidratação da pele. 

O Protetor Solar Mineral Fluido Ollie conta com 3% de niacinamida que acalma e fortalece a barreira cutânea da pele.​ Com FPS 50, FPUVA 16, ele é perfeito para peles mais sensíveis e contém filtros 100% minerais que formam uma barreira física de proteção na pele. 

Para cuidado com as mãos, uma ótima escolha é o Creme Hidratante para Mãos da Ollie, que tem FPS 60, FPUVA 22 e a combinação de ativos como a niacinamida e a manteiga de karité, que previnem e tratam os sinais do envelhecimento, incluindo as manchas da idade.

Conheça toda a linha Ollie clicando aqui.  

 

Imagem principal retirada do site Freepik.