Onde passar protetor solar?
Você sabe quais as áreas esquecidas na hora de aplicar protetor solar? Regiões como nuca, pescoço, orelhas, lábios e pálpebras precisam de uma atenção a mais. Vem descobrir o porquê.
A proteção solar é um item essencial para a skincare do rosto e corpo, mas nem sempre lembramos de aplicá-la direitinho e com o cuidado necessário.
Sabe quando éramos crianças e fomos ensinados a tomar banho dando atenção à cada parte do corpo?
Infelizmente, esse “ensinamento” não é repassado quando o assunto é proteger todo o rostinho dos raios solares, então acabamos esquecendo de considerar áreas que ficam expostas ao sol como orelhas, nuca, pescoço, pálpebras, lábios.
Mas, calma, que vamos te explicar tudinho sobre o porquê e como proteger o rosto dos raios solares.
Primeiro, qual o risco de esquecer de aplicar protetor solar?
A proteção solar é essencial para evitar a agressão diária pelos raios UVA e UVB.
Segundo um estudo da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, cerca de 10% do rosto é deixado de fora na hora da proteção e isso pode gerar problemas a curto prazo como queimaduras, vermelhidão, ardência no local, e a longo prazo, como manchinhas, lesões mais sérias e até câncer de pele.
As queimaduras são um dos principais lembretes da falta de protetor solar. O porta-voz da Skin Cancer Foundation e também dermatologista, Adolfo Fernandez-Obregon, alerta que o risco de uma pessoa desenvolver melanoma dobra caso ela tenha mais de cinco queimaduras solares ao longo da vida.
Esse tipo representa 4,5% dos casos de câncer de pele, mas 43% das mortes, de acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer).
Onde ter atenção redobrada na hora de passar protetor solar?
Nuca
É uma parte muito vulnerável aos raios solares já que fica exposta durante longos períodos, principalmente em atividades ao ar livre. Você já notou que algumas pessoas têm a nuca com uma cor mais escura que o resto do rosto e corpo? Isso ocorre porque o sol vai escurecendo a área e criando manchas.
Se você possui cabelos curtos ou é careca, a chance de ter queimaduras pode ser grande, já que não há a proteção dos cabelos, mas quem tem cabelos grandes também precisa ficar atento e se proteger.
Fique de olho em alguns sinais que venham a surgir nessa área, como feridas que não cicatrizam, eles podem ser a indicação de algumas condições clínicas, como o câncer de pele ou de cabeça e pescoço. Busque ajuda médica.
Orelhas
Você sabia que cerca de 7% dos melanomas de cabeça e pescoço são encontrados nas orelhas?
Por ser uma parte do corpo um tanto complicada de aplicar produtos, as orelhas são frequentemente esquecidas, o que pode gerar, além de queimaduras, o envelhecimento precoce dessa área. A proteção solar deve ser aplicada na parte externa, que está sempre exposta aos raios solares, e interna, tendo um cuidado especial em não chegar muito próximo ao canal auditivo.
Para proteger ainda mais, use chapéus com abas que cubram a área, mas atenção: o uso deles não substitui a proteção solar, é um cuidado extra.
Pescoço
Protetor solar também deve ser aplicado no pescoço!
É comum protegermos o rosto e não dar atenção ao pescoço, ou quando passamos o produto apenas espalhamos para a área sem um cuidado maior. Ela também sofre com queimaduras e sinais de envelhecimento, além da mudança na textura e pigmentação quando não protegida. Para evitar complicações, aplique uma quantidade de proteção solar que cubra toda a região.
Lábios e pálpebras
Nós já falamos que o lábio é uma região sensível, com pele mais fina, pouca melanina e que não tem uma camada protetora de gordura que ajuda a manter a hidratação da área.
Já as pálpebras, também são uma área delicada e fina. Um número impressionante é que 5 a 10% dos casos de câncer de pele ocorrem nessa região das pálpebras devido à falta de proteção solar. É preciso cuidado.
Ponta e laterais do nariz
Por incrível que pareça, essas duas áreas são esquecidas. É comum a aplicação ocorrer de forma rápida sem dar a devida atenção a elas.
O que fazer pra proteger essas regiões?
Simples. Proteção solar nelas!
Só a proteção na quantidade ideal e reaplicada a cada 2 horas, como sugere a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), evita o envelhecimento precoce, queimaduras e câncer de pele.
Não tem como fugir, aplicar protetor solar em áreas expostas é muito necessário.
O alto FPS e FPUVA são seus melhores amigos quando o assunto é uma pele bem cuidada.
Dê preferência para protetores com alto fator de proteção e que tenham um formato prático de aplicar, isso ajuda muito em distribuir melhor o produto em áreas mais complicadas, como orelhas.
A Ollie tem uma linha de proteção solar com alto FPS e para todas as áreas do corpo. Conheça nosso site.