Protetor solar orgânico ou inorgânico? Saiba como escolher o melhor
Você sabe o que são filtros orgânicos e inorgânicos? Entenda nesse conteúdo a diferença entre eles e saiba qual escolher para o seu tipo e tom de pele.
Também conhecidos como protetor solar químico e protetor solar mineral ou físico, os produtos com os filtros orgânicos e inorgânicos são usados para prevenir os danos dos raios UV do sol, oferecendo benefícios à pele de curto e longo prazo.
Mas você sabe qual deles escolher para o seu tipo e tom de pele? Descubra aqui.
O que é filtro solar?
Filtro solar é uma matéria-prima usada para compor o protetor solar, com a principal função de refletir, dispersar ou absorver os raios UV, minimizando os danos que esses raios podem causar à pele, como queimaduras solares, envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele.
Tipos de protetor solar
Embora todos atuem contra os raios UVB e UVA, os filtros solares são divididos entre orgânicos (químicos) e inorgânicos (físicos ou minerais), com os principais diferenciais:
Protetor solar orgânico
- Também conhecido como protetor solar químico;
- Possui ingredientes como octocrileno, avobenzona, octinoxato, oxybenzone (benzofenona) e mexoryl;
- Absorve a radiação UV e a transforma em calor, dissipando-a antes que ela cause danos à pele;
- Tem textura mais leve;
- Não deixa resíduos na pele;
- Inicia sua ação entre 15 a 30 minutos após a aplicação;
- Pode causar reações alérgicas em peles sensíveis ou sensibilizadas, devido a absorção dos seus componentes.
Protetor solar inorgânico
- Também conhecido como protetor solar físico ou mineral;
- Possui ingredientes como dióxido de titânio (TiO2) e óxido de zinco (ZnO);
- Cria uma barreira física sobre a pele, refletindo e espalhando os raios UV;
- Tem textura mais espessa;
- Pode deixar uma película branca na pele;
- Inicia sua ação imediatamente após a aplicação;
- Possui menor possibilidade de irritações, por não ser absorvido pela pele.
Como saber se devo usar filtro solar orgânico ou inorgânico?
A escolha entre um protetor solar físico e químico pode variar conforme o tipo de pele (seca, oleosa, mista, sensível) e a cor da pele.
Um protetor solar orgânico (químico), como o Protetor Solar Transparente Aveludado FPS 40 e FPUVA 14, é mais benéfico às peles oleosas ou mistas, devido a ter uma textura mais leve, que ajuda a evitar a sensação de peso e oleosidade adicional; e às peles mais escuras, devido a não deixar resíduos esbranquiçados.
Já um protetor solar inorgânico (físico ou mineral), como o Protetor Solar Mineral Fluído FPS 50 e FPUVA 16 e o Protetor Solar Infantil em Bastão Mineral FPS 80 e FPUVA 30, é mais indicado para peles sensíveis, propensas a alergias, de crianças e bebês, devido a criar uma barreira protetora na superfície da pele, sem penetração, o que reduz o risco de inflamação; e às peles claras, que são mais suscetíveis a queimaduras solares e sentem menos o efeito "whitecast".
Atualmente, muitas fórmulas modernas combinam filtros físicos e químicos, buscando o equilíbrio entre uma boa proteção e uma estética agradável para vários tipos e cores de pele, como é o Protetor Solar em Bastão Com Cor FPS 95 e FPUVA 40, que por ter cobertura com cor, não deixa o efeito esbranquiçado e oferece alta proteção solar.
Acesse a loja online da Ollie e conheça todos os produtos.
Imagem principal retirada do site Freepik.