White cast: o que é esse efeito e como se livrar dele

White cast: o que é esse efeito e como se livrar dele

Você sabe o que é white cast e como ele pode influenciar o uso diário do protetor solar? Vem com a gente descobrir!

O uso de protetor solar é essencial para manter a pele saudável e protegida contra os danos causados pelos raios ultravioletas (UV), isso você já sabe, mas é comum que algumas pessoas sofram com o efeito white cast ao aplicar o protetor solar. 

O que é efeito white cast? 

O white cast é o efeito esbranquiçado que alguns protetores solares deixam na pele após a aplicação. Ele fica mais aparente em pessoas com tons de pele mais escuros, onde a camada branca pode parecer ainda mais visível.  

Esse efeito ocorre quando o protetor solar não se espalha completamente ou não é absorvido adequadamente pela pele, deixando um resíduo branco na superfície. 

Por que o protetor solar deixa a pele branca? 

O white cast geralmente ocorre devido à presença de certos ingredientes em protetores solares físicos (ou minerais). 

O protetor solar físico atua como uma barreira protetora na pele, refletindo os raios UVA e UVB, que são prejudiciais à pele. Os dois principais ingredientes ativos dos protetores físicos são: 

Óxido de zinco: eficaz contra os raios UVA e UVB, proporciona proteção de amplo espectro. 

Dióxido de titânio: eficaz contra os raios UVB, mas também oferece alguma proteção contra os raios UVA. 

Esses ingredientes são considerados "minerais inorgânicos", e suas partículas são grandes o suficiente para ficarem na superfície da pele, bloqueando fisicamente a luz UV, mas também deixam a pele um pouco esbranquiçada, o famoso efeito white cast, como já falamos. 

Quais as vantagens do protetor solar físico? 

Proteção imediata: ao contrário dos protetores solares químicos, que precisam ser aplicados 15 a 20 minutos antes da exposição ao sol para serem eficazes, os protetores solares físicos oferecem proteção imediata, pois agem como uma barreira física. Basta aplicar e aguardar a secagem total dele na pele.  

Menor risco de irritação: como eles não penetram na pele, são geralmente mais suaves e menos propensos a causar irritação, sendo uma excelente escolha para pessoas com pele sensível ou condições como rosácea e eczema. 

Proteção ampla e estável: eles oferecem proteção de amplo espectro contra os raios UVA e UVB e tendem a ser mais estáveis sob exposição à luz solar, mantendo sua eficácia por mais tempo. 

Todo protetor solar físico deixa o efeito white cast? 

Nem todo protetor solar físico deixa o efeito white cast, mas muitos têm essa tendência devido à presença de óxido de zinco e dióxido de titânio, que são ingredientes responsáveis por proteger a pele dos raios UV formando uma barreira física que reflete a luz. 

O white cast tem a ver com a alta proteção? 

Não necessariamente de forma direta. Protetores solares que oferecem proteção de amplo espectro e fatores de proteção solar (FPS) mais altos tendem a conter maiores quantidades de óxido de zinco ou dióxido de titânio. 

Existem muitos protetores solares que oferecem alta proteção sem causar esse efeito. A tecnologia de formulação de protetores solares avançou significativamente, e muitos produtos modernos utilizam partículas menores ou fórmulas que se adaptam melhor a diferentes tipos e tons de pele. 

O que fazer para o protetor solar não deixar a pele branca? 

Aplique o protetor solar uniformemente 

Às vezes, o white cast pode ser minimizado aplicando o produto uniformemente, espalhando com cuidado, sem esfregar e, claro, dando um tempo para que ele seja absorvido pela pele. 

Não exagere na quantidade 

Aplique o protetor solar em camadas finas e espere entre as aplicações para evitar o acúmulo de produto na pele. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a quantidade ideal de protetor solar líquido é: 

Rosto, incluindo orelhas, nuca e pescoço: 1 colher de chá.  

Tronco: 2 colheres de chá cheias.  

Braços: 1 colher de chá para cada um.  

Pernas: 2 colheres de chá para cada uma. 

Leia também qual a quantidade correta de protetor solar: bastão, líquido e spray. 

Escolha protetores com cor 

Protetores solares com pigmentos são uma ótima opção, pois oferecem a mesma proteção, mas com a vantagem de se adaptarem ao seu tom de pele, não deixando o rosto esbranquiçado. 

Quais os melhores protetores solares que não deixam a pele esbraquiçada? 

Protetor Solar Transparente Ollie 

O Protetor Solar Transparente Ollie, contém FPS 40, FPUVA 14 e possui uma cobertura 100% transparente em todos os tipos de pele, além de ter textura levinha e toque aveludado. Conheça clicando aqui. 

Protetor Solar em Bastão Com Cor 

Além de conter pigmento que forma uma barreira extra de proteção, sendo um ótimo protetor solar para melasma, ele conta com proteção altíssima, de FPS 95, FPUVA 40, está disponível em seis tons super adaptáveis e conta com benefícios adicionais de tratamento da Vitamina C, Vitamina E e Ácido Hialurônico. Veja mais sobre o Protetor Solar em Bastão Com Cor clicando aqui.  

Glow Corporal 

Nosso Glow Corporal é um óleo iluminador corporal, com FPS 40 e FPUVA 20, toque seco e muita hidratação. Ele conta com micropartículas de brilho que deixam a pele iluminada, sem pesar. Clique aqui para saber mais.  

Protetor Solar Corporal Spray Bifásico 

Diferente de tudo o que você já viu, o Protetor Corporal Bifásico tem textura leve, que parece água, e conta com FPS 35, FPUVA 12, é fácil de absorver, hidrata a pele por até 8 horas, tem cheirinho de pitanga e ação antioxidante e tonificante. Veja mais clicando aqui.  

 

Imagem principal retirada do site Freepik.