Como esconder espinha com maquiagem: como disfarçar e cuidar
Para evitar que a acne te deixe desconfortável em relação à aparência, saiba como disfarçá-la usando algumas técnicas básicas de maquiagem.
Como surgem as espinhas?
Espinha é uma condição dermatológica que ocorre quando os poros da pele ficam obstruídos por sebo e células mortas, tornando o ambiente propício para o crescimento de bactérias que levam à inflamação e formação das lesões.
As lesões podem se apresentar como pápulas, pequenas, com diâmetro de até 5 mm, avermelhadas, elevadas e sensíveis ao toque; pústulas, elevadas, com diâmetro de até 5 mm, e topo branco ou amarelado de pus; nódulos, grandes, podendo chegar a 1 cm ou mais, internas, dolorosas e profundas sob a pele; e cistos, semelhantes aos nódulos, mas maiores que 1 cm e preenchidas com pus mais profundo sob a pele.
Como disfarçar espinha?
Devido ao desconforto que causam em relação à aparência, mesmo que não seja uma solução definitiva para o problema dermatológico, esconder as espinhas com uso de maquiagem é uma alternativa temporária frequentemente utilizada.
No entanto, a possibilidade de disfarce depende principalmente do tipo de espinha e da sua gravidade. Espinhas grandes, internas e profundas sob a pele, por exemplo, são mais difíceis de esconder devido ao seu tamanho e profundidade. Ao contrário das pequenas, avermelhadas e elevadas, em que há maior facilidade em tirar vermelho da espinha.
Esconder pode atrapalhar a espinha que não cicatriza?
Ainda que usados produtos de maquiagem não comedogênicos e específicos para peles acneicas, há o risco da cicatrização da acne ser prejudicada devido ao atrito durante a aplicação e remoção dos produtos, que resulta na piora da inflamação; e ao ambiente úmido que a maquiagem cria na lesão, favorecendo o crescimento de bactérias.
Para reduzir os efeitos negativos:
- Prepare a pele adequadamente antes da aplicação da maquiagem. A maquiagem aplicada diretamente na pele sem preparação pode obstruir os poros e atrasar a cicatrização das espinhas;
- Esteja com as mãos limpas para aplicação, a fim de evitar a transferência de bactérias;
- Use pincéis e esponjas de maquiagem limpos para evitar a introdução de bactérias;
- Evite usar maquiagem pesada diariamente;
- Dê dias de descanso à pele sempre que possível para permitir que ela se recupere;
- Remova completamente a maquiagem antes de dormir para permitir que a pele respire e se regenere durante a noite.
Como esconder espinha com maquiagem?
Para minimizar o risco de lesões sobre as espinhas e aumentar a durabilidade da maquiagem, é importante primeiro preparar a pele e posteriormente aplicar os produtos com técnicas específicas.
Preparação da pele
- Limpeza: para remoção da sujeira, óleo e resíduos que podem obstruir os poros e interferir na aderência da maquiagem.
- Escolha um limpador facial adequado para o seu tipo de pele;
- Lave o rosto com o limpador e água morna para abrir os poros e ajudar na limpeza profunda;
- Seque o rosto suavemente com uma toalha macia, dando leves batidinhas para evitar o atrito com a acne.
- Tonificação: para equilibrar o pH da pele e remover qualquer resíduo do limpador.
- Escolha um tônico sem álcool para evitar ressecar a pele;
- Aplique o tônico com algodão, evitando a área de contorno dos olhos;
- Deixe a pele secar naturalmente.
- Tratamento localizado: para secar ou diminuir a inflamação das espinhas, em caso de orientação de um dermatologista.
- Aplique o tratamento tópico para acne recomendado.
- Hidratação: para suavizar a textura da pele, facilitando a aplicação uniforme da maquiagem sobre as áreas com espinhas.
- Escolha um hidratante leve e não comedogênico;
- Aplique o hidratante em todo o rosto e pescoço, massageando suavemente até que seja completamente absorvido.
- Proteção solar: para proteção contra os danos causados pelos raios UV e preservação da maquiagem ao longo do dia, evitando que ela derreta ou desbote devido à exposição ao sol.
- Escolha um protetor solar de amplo espectro com FPS adequado ao seu tipo de pele;
- Aplique o protetor em todo o rosto, orelhas, nuca e pescoço, massageando suavemente;
- Deixe a pele secar naturalmente.
Aplicação da maquiagem
- Primer: para preencher os poros e criar uma superfície lisa para a aplicação da maquiagem e durabilidade da mesma.
- Escolha um primer não comedogênico, específico para peles acneicas e, preferencialmente, com um tom verde para neutralizar a vermelhidão das espinhas;
- Aplique uma pequena quantidade do primer em todo o rosto, focando nas áreas com espinhas para suavizar a textura da pele.
- Escolha uma base de cobertura média a alta e não comedogênica;
- Com uma esponja de maquiagem úmida ou um pincel de base com cerdas macias e densas, dando leves batidinhas ou com movimentos circulares, respectivamente, aplique a base começando pelo centro do rosto e indo em direção às extremidades;
- Construa a cobertura da pele gradualmente com aplicação de camadas finas até alcançar o nível desejado, evitando que passe a base diretamente nas espinhas, pois isso pode acumular produto e obstruir os poros.
Nessa etapa, uma ótima dica é substituir a base pelo Protetor Solar em Bastão Com Cor, que oferece alta proteção solar FPS 95 e FPUVA 40, e cobertura média de base com toque seco e acabamento aveludado. Dessa forma, você evitará que a pele acumule muitas camadas sobrepostas de produtos.
- Corretivo verde: para neutralizar a vermelhidão, disfarçando as espinhas de forma natural.
- Escolha um corretivo para espinha verde-claro em caso de pele clara, verde oliva ou verde médio para peles pardas, e verde-escuro ou verde musgo para peles escuras;
- Com um pincel fino e preciso ou um cotonete, aplique o corretivo diretamente sobre as espinhas;
- Espalhe levemente as bordas com uma esponja ou com os dedos, pressionando levemente para cobrir a área sem acumular produto.
- Corretivo de alta cobertura: para camuflar espinhas maiores e mais visíveis.
- Escolha um corretivo exatamente do tom da sua pele para uma cobertura natural;
- Com uma esponja de maquiagem úmida ou um pincel de corretivo fino e preciso, dando leves batidinhas ou com movimentos circulares, aplique o corretivo de alta cobertura sobre o corretivo verde;
- Espalhe levemente as bordas com uma esponja ou com os dedos, pressionando levemente para cobrir a área sem acumular produto.
- Contorno e blush: para destacar os pontos fortes do rosto e desviar a atenção das espinhas.
- Com uso de pincéis adequados, aplique o contorno e blush, usando o Bastão 3 em 1 da Ollie, que é blush, batom e sombra com FPS 95 e FPUVA 40.
Saiba como aplicá-los:
Como fazer contorno no rosto: tutorial e dicas dessa técnica e aplicar
Como passar blush: dicas e tutorial para aplicação
- Escolha um pó translúcido transparente, como o Pó Translúcido Facial FPS 30 e FPUVA 10 da Ollie, ou com um tom levemente mais claro que a sua base. Tons muito escuros ou rosados, pois podem acentuar as espinhas;
- Com um pincel grande e macio, aplique o pó concentrando-se nas áreas mais oleosas, tomando o cuidado para não aplicar diretamente sobre as espinhas, pois isso pode ressecar a pele e destacar as imperfeições.
Ao finalizar a maquiagem, garanta que todos os produtos estejam bem fixados e, em todo caso, certifique-se de que nenhum deles intensificará as espinhas.
Dica: com Ollie, a segurança sempre é em primeiro lugar! Então acesse a loja online e conheça todos os produtos disponíveis.
Imagem principal retirada do site Freepik.