Cuidados com a pele no verão: dicas especiais para evitar danos
Entenda como a pele reage às altas temperaturas do verão e aprovete as dicas para deixá-la saudável durante a estação mais quente do ano.
“Ah, o verão.” O momento mais solar do ano traz muitas alegrias, mas para que a pele aproveite junto com você, os cuidados devem continuar. Por isso, esse conteúdo te ajudará a manter a saúde cutânea, evitando problemas.
Verão e a intensidade dos raios UV
Influenciada por fatores geográficos, como a latitude, a altitude e as condições climáticas locais, a radiação solar incide com maior intensidade durante o verão, devido à inclinação da Terra em relação ao sol, já que a distância percorrida pelos raios ultravioletas dentro da atmosfera torna-se menor.
Nessa estação, os dias são mais longos e, por isso, há maior tempo de exposição aos raios UV, o que pode aumentar o risco de queimaduras solares e outros danos à pele, caso não haja a proteção adequada.
Raios UVA
Intensos durante todo o ano, os raios UVA (ultravioleta A) são capazes de penetrar profundamente a derme, com efeitos prejudicais que podem ser notados a longo prazo, como envelhecimento precoce, fotossensibilidade e outros.
Raios UVB
Capazes de penetrar a epiderme e causar queimaduras solares, degradação do colágeno e outros danos imediatos e de longo prazo, os raios UVB (ultravioleta B) são mais intensos durante o verão e em altitudes elevadas.
Pele no verão
Em resposta à exposição solar, como uma defesa natural da pele contra os danos dos raios UV, a melanina, pigmento responsável pela coloração da pele, absorve e dissipa a radiação.
No entanto, quando há o excesso da exposição ao sol, há o aumento inadequado da produção de melanina, gerando hiperpigmentação e outros danos cutâneos.
Além disso, com o aumento da temperatura corporal, há maior perda de água e sais minerais pelo suor, o que pode levar ao ressecamento da pele e induzir maior produção de óleo (sebo) para hidratação, promovendo oleosidade e problemas como acne e erupções cutâneas.
Pele oleosa no verão
No verão, o calor faz com que as glândulas responsáveis por produzir a transpiração entrem em produção excessiva para manter o corpo em uma temperatura mais baixa, o que pode ter como consequência a desidratação e ressecamento, fazendo com que haja um efeito rebote sobre a oleosidade, que aumenta para melhorar a hidratação, mas produz excessivamente o óleo (sebo), resultando no entupimento dos poros, que contribui para o crescimento de bactérias na pele e leva à promoção da acne.
Pele seca no verão
Devido à exposição ao sol promover a transpiração, que resulta na desidratação da pele, pessoas com a pele seca tendem a ter descamação, rachaduras e coceira durante a estação mais quente do ano, aumentando o risco de queimaduras solares, uma vez que a barreira de proteção natural da pele fica comprometida.
Pele mista no verão
A pele mista, que apresenta a zona T mais oleosa, formada pela testa, nariz e queixo, e tende a ter as áreas das bochechas e redor dos olhos e boca mais secas, costuma a ter resultados similares aos mencionados nos itens anteriores diante da exposição solar no verão. Ou seja, a zona T fica mais propensa à produção excessiva de óleo (sebo) e as demais áreas mais propensas à descamação.
Melasma no verão
Caracterizado pelo aparecimento de manchas escuras e irregulares, mais comumente no rosto, o melasma pode ser agravado durante o verão, devido ao estímulo dos melanócitos (células produtoras de melanina) pela radiação ultravioleta (UV), deixando a área pigmentada ainda mais evidente e propensa a maior recorrência.
Quais os problemas de pele mais comuns durante o verão?
Durante o verão, vários problemas de pele podem se tornar mais comuns devido ao aumento da temperatura, da transpiração e da umidade do corpo, sendo os principais:
-
Ressecamento, descamação, coceira e irritações, resultados da desidratação da pele promovida pelo calor e a umidade;
-
Acne solar, devido ao aumento na produção de óleo, que acaba entupindo os poros;
-
Agravamento de condições de pele crônicas, como eczema, psoríase e acne, devido ao calor e à umidade;
-
Micose, infecção causada por fungos, que pode ocorrer quando os fungos encontram condições favoráveis ao seu crescimento, como calor, umidade e baixa de imunidade;
-
Foliculite, uma infecção dos folículos capilares que causa bolhas vermelhas e coceira na pele, originadas da umidade e o suor;
-
Queimaduras solares, com vermelhidão, inchaço e, em casos graves, bolhas na pele, resultado da exposição solar sem proteção;
-
Hiperpigmentação, como manchas, sardas e melasma, consequências da exposição solar sem proteção.
Dicas para cuidar da pele no verão
Para evitar os problemas de pele ocorridos no verão, é importante adaptar a rotina de cuidados.
Mantenha a pele limpa e seca
Lave o rosto e o corpo com um limpador suave para remover suor, óleo e protetor solar, especialmente após um dia ao ar livre, secando bem a pele, principalmente entre os dedos e articulações;
Evite banhos quentes
Para evitar o ressecamento da pele, tome banhos com água morna;
Hidrate a pele
Mantenha a pele hidratada com um produto próprio para seu tipo de pele;
Use protetor solar diariamente
Para evitar o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças, como o câncer de pele, aplique generosamente um protetor solar de amplo espectro, com FPS (fator de proteção solar) de no mínimo 30;
Cuide dos lábios
Use um hidratante labial com FPS para proteger os lábios do sol e da desidratação;
Use produtos leves e não comedogênicos
Evite produtos muito pesados que possam obstruir os poros, incluindo fragrâncias, corantes ou ingredientes potencialmente irritantes;
Não durma com maquiagem
Dormir com maquiagem pode entupir os poros e causar acne;
Evite longa exposição solar
Evitar a exposição direta ao sol durante as horas mais intensas, geralmente das 10h às 16h;
Evite depilação agressiva
Antes da exposição solar, evite depilação a cera ou lâmina, pois a pele fica mais sensível e propensa a irritações;
Alimente-se bem
Opte por manter uma alimentação saudável, bebendo água regularmente para evitar a desidratação da pele.
Qual o melhor protetor solar para usar no verão?
Escolher o protetor solar ideal para o verão pode te ajudar a passar pela estação sem danos! Para isso, é importante selecionar o produto adequado ao seu tipo de pele e necessidades individuais, tendo como foco:
-
FPS (Fator de Proteção Solar) igual ou maior que 30, sendo recomendado 50+ para pessoas com tom de pele claro;
-
Proteção de amplo espectro, que protege contra os raios UVA e UVB;
-
Resistência à água e suor, para garantir uma proteção duradoura;
-
Formulação oil free, hipoalergênica, sem fragrância e não comedogênica, que evita a obstrução dos poros e o aumento inadequado da oleosidade;
-
Ativos antioxidantes, como vitaminas C e E, que ajudam a reduzir o impacto do sol sobre a pele, suavizando sinais de envelhecimento e manchas.
Dica: os produtos de proteção solar da Ollie têm tudo isso, para sua proteção ser segura, confortável e perfeita para o verão!
Visite nossa loja online e aproveite a linha completa!