Qual o melhor fator de protetor solar para o rosto?
Entenda o que é o Fator de Proteção Solar (FPS), como calcular, qual radiação do sol ele protege contra os danos, e a escolha ideal para você.
Indispensável em protetores solares, o Fator de Proteção Solar (FPS) pode conter diversas numerações e cumprir diferentes necessidades. Por isso, aqui mostraremos nos detalhes, para que você escolha o ideal para a sua pele.
O que é FPS?
Indicado em números, como FPS 15 e FPS 30, ao contrário do que as pessoas pensam, o Fator de Proteção Solar (FPS) não corresponde à porcentagem de proteção contra a radiação solar, mas sim ao tempo em que a pele protegida pode se expor à radiação ultravioleta (UV) do sol sem o risco de eritema, a vermelhidão gerada pela dilatação dos vasos sanguíneos, que ocorrem como resposta natural do corpo aos efeitos do sol.
Como o FPS é calculado?
O Fator de Proteção Solar (FPS) é calculado por meio de testes laboratoriais, que utilizam como referência a Dose Mínima de Eritema (DME), ou seja, o tempo de exposição ao sol que leva para a pele com protetor solar ficar vermelha vs o tempo de exposição que causaria eritema na pele sem proteção.
Por exemplo, se o tempo de exposição ao sol capaz de gerar eritema em um indivíduo com a pele desprotegida for de cinco minutos, com o uso de um protetor solar de FPS 30, esse tempo será trinta vezes maior, permitindo que o indivíduo permaneça exposto aos raios solares por até 150 minutos sem sofrer danos.
O FPS garante proteção contra os raios UVA e UVB?
O Fator de Proteção Solar (FPS) protege a pele contra os raios ultravioletas B (UVB), responsáveis pelas queimaduras solares, além de danos a longo prazo, como envelhecimento precoce.
Para ter proteção também contra os raios UVA, é importante escolher proteção solar de amplo espectro, como o Protetor Solar em Bastão Com Cor da Ollie, que é eficaz contra os danos UVA e UVB, com FPS 95 e FPUVA 40.
Como o FPS protege a pele contra os danos dos raios UVB?
O Fator de Proteção Solar (FPS) age contra os raios UVB por meio de uma série de mecanismos, como a reflexão de parte da radiação UVB, agindo como uma barreira física na superfície da pele; a absorção da radiação UVB, que a converte em calor; a dispersão da radiação UVB, espalhando-a por uma área maior da pele; e o bloqueio da penetração dos raios UVB nas camadas mais profundas da pele, onde podem causar danos.
Por que o FPS é importante?
O Fator de Proteção Solar (FPS) desempenha um papel importantíssimo nos produtos de proteção solar. Isso porque, ao agir contra os danos causados pelos raios UVB, protege a pele de queimaduras solares; retarda o envelhecimento da pele, que causa rugas, manchas escuras e perda de elasticidade; e previne o risco de desenvolvimento de câncer de pele.
Por que há diferentes FPS nos produtos?
As diferentes numerações do Fator de Proteção Solar (FPS) tem o objetivo de atender a todas as necessidades, incluindo o tipo de pele e a sensibilidade ao sol, já que pessoas de pele clara geralmente têm maior sensibilidade e, portanto, precisam de protetores solares com alto FPS; e a duração da exposição ao sol, que pode exigir um FPS mais alto para quem planeja ficar muito tempo ao ar livre, especialmente durante as horas de pico de intensidade solar.
Qual o melhor fator de protetor solar?
Apesar da recomendação mínima de FPS 30, a escolha do melhor Fator de Proteção Solar (FPS) depende de vários fatores individuais e das condições em que você estará exposto ao sol. Por isso, não há um único FPS que seja considerado o "melhor" para todas as pessoas.
Como saber qual fator de protetor solar usar?
Para escolher o FPS ideal pra você, é necessário avaliar o seu tom de pele, que pode ser mais ou menos propenso à sensibilidade, e a duração à exposição ao sol.
As recomendações para cada tom de pele são:
-
Pele clara: com menos melanina, o pigmento que dá cor à pele, pessoas com a pele clara possuem maior facilidade em queimaduras solares, devido à sensibilidade aos raios UVB, sendo necessário a proteção com FPS 50 ou superior;
-
Pela escura: com maior melanina, que oferece proteção natural contra os raios UVB, pessoas com a pele escura têm menos sensibilidade, mas ainda assim com propensão a danos solares. Por isso, é indicada a proteção com FPS 30 ou superior.
O FPS deve ser diferente no verão e inverno?
Devido a intensidade da exposição solar, que varia conforme as estações do ano, o FPS deve ser diferente durante o verão e o inverno, sendo no verão, período com maior incidência dos raios UVB, o FPS mais alto para seu tom de pele, e no inverno o FPS mínimo para seu tom, desde que o clima esteja condizente com a estação.
Independente da estação, conte com a Ollie, com opções de produtos com alto FPS para proteção em todos os tons de pele.