Protetor solar pele negra: como escolher o ideal - descubra

Protetor solar pele negra: como escolher o ideal - descubra

Pessoas de pele mais escuras, muitas vezes, têm dificuldade em escolher a proteção solar, vem com a gente descobrir como escolher o melhor protetor solar para pele negra.

A pele negra exige cuidados específicos quando se trata de proteção solar. Embora muitas vezes seja menos suscetível a queimaduras solares, isso não significa que é imune aos danos causados pela exposição ao sol. Vem com a gente descobrir mais sobre esse tipo de pele e o que se atentar ao escolher o melhor protetor solar.

Características da pele negra

Melanina rica

A pele negra contém uma quantidade significativamente maior de melanina, o pigmento responsável pela coloração da pele, cabelos e olhos. Isso proporciona uma proteção natural contra os raios ultravioleta (UV) do sol, mas incluir o protetor solar para a pele negra na rotina é primordial, viu?

Tendência à oleosidade

A pele negra tende a ter uma densidade maior de glândulas sebáceas em comparação com a pele mais clara. Essas glândulas são responsáveis pela produção de sebo, um óleo natural que ajuda a manter a pele hidratada. No entanto, essa característica pode resultar na produção excessiva de sebo, levando a uma pele mais oleosa e com acne.

Maior perda de água

Segundo a Skin of Color Society, que é uma sociedade estadunidense que fomenta informações sobre a pele negra, esse tipo de pele perde água com mais facilidade, assim como a umidade, isso ocorre por conter menos ceramidas, necessitando de uma atenção extra na hora da hidratação.

Hiperpigmentação

A pele negra é mais propensa à hiperpigmentação, que se manifesta como manchas escuras, melasmas ou cicatrizes. Essas áreas podem se tornar mais evidentes após lesões, queimaduras ou inflamação da pele.
De acordo com a SBD RJ (Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro) como esse tipo de pele possui o pigmento amarronzado, se ocorre algum processo que cause irritação como alergia, melasma ou foliculite, ela tende a escurecer ainda mais.

Pele negra precisa de protetor solar?

O protetor solar é necessário para todos os tipos de pele. Só ele possui filtros físicos e químicos que evitam que o sol atinja as camadas mais profundas da cútis e cause danos como queimaduras, envelhecimento precoce, entre outros. 

A pele negra, embora tenha maior melanina, ainda pode sofrer danos causados pelo sol, incluindo envelhecimento precoce, manchas escuras e câncer de pele. Além disso, a exposição ao sol sem proteção pode agravar problemas de pele que esse tipo já tem pré-disposição, como a hiperpigmentação. 

Diferença entre filtros físicos e químicos para a pele negra

O filtro solar físico contém, geralmente, dióxido de titânio e óxido de zinco, que formam uma camada protetora, refletindo os raios UV antes mesmo que penetrem na pele. Devido a esta função, o filtro solar físico possui coloração, ele é muito presente em protetores brancos. Já o filtro solar químico contém ativos como avobenzona, octinoxato, octisalato, entre outros, que absorvem a radiação ultravioleta (UV), convertendo-a em energia, como o calor, evitando os efeitos prejudiciais. Diferentemente do filtro solar físico, o filtro solar químico possui textura mais leve e, geralmente, transparência na aplicação, com fácil absorção.

Qual o melhor fator de proteção solar para a pele negra?

O melhor fator de proteção solar para a pele negra, segundo a SBD RJ é a partir de 15 FPS para o dia a dia, mesmo quando o tempo está nublado e em lugares fechados.

Caso esteja sob sol ou praticando atividades ao ar livre, recomenda-se um FPS mais alto como o FPS 30 a 50. A reaplicação deve ser feita de 2 em 2 horas caso haja suor excessivo ou contato com a água.

Protetor solar deixa a pele branca? Como evitar o White Cast?

É comum que protetores solares brancos deixem a pele negra esbranquiçada, o chamado "white cast". Ele é um problema comum enfrentado por pessoas de pele mais escura e acontece quando o protetor solar deixa um resíduo branco na pele.

Quanto mais escuro o tom de pele, mais evidente o protetor branco tradicional fica. Apesar de ser comum, é extremamente desconfortável, já que em um país miscigenado como o Brasil, onde 54% dos brasileiros são pretos ou pardos, segundo o IBGE, ter produtos que não se adaptam a diferentes tonalidades de pele é algo que merece atenção.

Para evitar isso, escolha um protetor solar para a pele negra que não deixa a pele branca. Os protetores transparentes são ótimos para esses casos, já que eles ficam invisíveis em todos os tons de pele, sem deixar resíduos brancos ou esfarelar.

Qual o melhor protetor solar para a pele negra?

O protetor solar para pele negra precisa ter algumas características, como:

Ter FPS acima de 15

Como falamos, faça chuva ou sol, o uso do protetor solar é necessário todos os dias. Para ambientes fechados, escolha um FPS a partir de 15 e para abertos busque por FPS a partir de 30.

Ter FPUVA

O FPUVA também é muito importante, pois só ele protege a pele dos raios solares do tipo UVA, que é uma luz invisível presente durante todo o dia e que causam envelhecimento precoce, rugas, linhas finas, perda de elasticidade, assim como manchas escuras como a do melasma.

Se adaptar à cor da pele

Os protetores brancos tradicionais podem não se adaptar ao tom exato da pele negra, deixando-a com uma aparência esbranquiçada, como já falamos, ou acinzentada. Como a pele negra pode ter pigmentações diferentes no rosto e corpo, o protetor comum não se adapta muito bem a essas mudanças de coloração.

Neste caso, o protetor solar transparente ou o com cor, no tom específico da pele, evitam esses problemas.

Não deixar a pele melequenta

Como a pele negra possui certa tendência à acne, é necessário que o produto não tenha uma textura muito molhada que deixe uma sensação melequenta na pele. O protetor deve ficar mais sequinho, ter uma textura gostosa de aplicar, o famoso toque seco ou controle de oleosidade.

O protetor solar para pele negra com toque seco é ideal para peles sensíveis ou oleosas e possui um efeito matte que deixa a pele mais aveludada. Já o com controle de oleosidade serve para deixar a pele negra com a oleosidade controlada por muito mais tempo, e evitar que ela fique desconfortável e com aspecto gorduroso.

Não transferir ou deixar o suor branco

Ao suar é importante que o protetor solar não saia branco, já que os resíduos brancos deixam a pele com um aspecto oleoso e podem manchar roupas mais escuras.

Protetores com resistência à água e ao suor também ajudam muito nesse quesito, evitando que o produto saia com o suor.

Não esfarelar

Ninguém merece um protetor solar que esfarela, principalmente se deixar resíduos brancos na pele negra, não é mesmo?
Busque por um protetor solar para pele negra que não esfarela, mesmo se usado com outros produtos de skincare e maquiagem. O ideal é que a pele fique uniforme e sem resíduos.

Ter ativos de skincare

Esse é um plus. Os ativos de skincare presentes nos protetores solares como ácido hialurônico, vitaminas C e E ajudam a cuidar da pele enquanto a protegem. 

O ácido hialurônico ajuda a manter a pele hidratada, suave e com uma aparência saudável, minimiza a aparência de rugas e linhas finas, estimula a regeneração da pele e muito mais.

A vitamina C para peles negras tem ação clareadora, ótima para quem tem tendência à hiperpigmentação, ela uniformiza o tom de pele, estimula o colágeno, além de hidratar sem pesar.

Já a vitamina E tem a capacidade antioxidante de inibir a ação dos radicais livres protegendo a pele contra os danos que podem levar ao envelhecimento precoce, assim como promove a hidratação, acelerar a cicatrização, etc.

Leia o artigo completo sobre antioxidantes clicando aqui.

Protetor solar com cor pele negra

Ao escolher um protetor solar com cor para a pele negra é indicado notar se o produto se adapta ao seu tom de pele. Ele deve funcionar como uma camuflagem, sendo do tom exato, sem deixar a pele branca ou acinzentada.

Ao testar, espalhe o produto entre o maxilar e o pescoço, para saber se a cor se adapta certinho a sua.

A Ollie possui o Protetor Solar em Bastão Com Cor com três tons para a pele negra que são super adaptáveis, além de ter FPS 95, FPUVA 40, ácido hialurônico, vitaminas C e E, textura aveludada que não pesa nada e uniformiza o tom, deixando a pele com uma cobertura de base. Conheça clicando aqui.

Você pode conhecer também o nosso Protetor Solar Facial Transparente que é 100% invisível em TODOS os tons de pele, além de ter controle de oleosidade, não deixar o white cast, ter textura aveludada, preservar o colágeno e contribuir na proteção contra a luz azul. Quer conhecer? Clica aqui ó.

Conheça a linha completa de produtos Ollie na nossa loja.