Melhor protetor solar para o rosto com manchas: como escolher

Melhor protetor solar para o rosto com manchas: como escolher

Saiba como escolher o melhor protetor solar para a pele com manchas e por que o produto é tão importante, mesmo quando a pele já está afetada.

Entre as maiores queixas femininas de problemas de pele, as manchas aparecem em segundo lugar, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Por isso, separamos um conteúdo especial para que a proteção solar auxilie na suavização e tratamento.

O que são manchas de pele?

Podendo variar em tonalidade, formato e localização, manchas são alterações na pigmentação da pele, que ocorrem quando há o aumento inadequado da produção de melanina, responsável por dar cor à pele.

As manchas mais comuns incluem melasma, efélides (sardas) e lentigo solar (manchas senis ou melanose solar).

Causas das manchas de pele

As manchas de pele podem surgir por diversos motivos, como alterações hormonais durante a gravidez e no uso de anticoncepcionais, predisposição genética, uso de certos medicamentos ou produtos químicos, entre outros, incluindo a exposição excessiva e prolongada ao sol.

Tratamentos para as manchas de pele

Os tratamentos para manchas de pele podem variar conforme o tipo e a gravidade da mancha.

Estão entre os principais: peelings químicos, com aplicação de ácidos que fazem o processo de esfoliação da camada superior da pele, estimulando a regeneração celular e clareando manchas; microagulhamento, feito com pequenas agulhas que perfuram a pele, estimulando a regeneração e a produção de colágeno; laser e luz intensa pulsada (IPL), que utiliza luz concentrada para atingir as áreas pigmentadas da pele, fragmentando o excesso de pigmento e estimulando a produção de colágeno; terapias específicas, com procedimentos médicos como a excisão cirúrgica, que remove manchas específicas; e produtos clareadores tópicos.

Por que o tratamento de manchas não funciona sem proteção solar?

Mesmo que não utilizado como terapia, o uso do protetor solar melhora a eficácia dos tratamentos, já que protege a pele durante o período de maior sensibilidade, diminuindo o risco de novas manchas e evitando que a exposição ao sol agrave o caso existente.

Estudos comprovaram que o uso de protetor solar após o tratamento a laser resultou em uma redução significativa do índice de melanina, em comparação com o uso de uma pomada de petrolato sozinha. O que comprova a necessidade de aliar a proteção solar às terapias convencionais.

Por que usar protetor solar quando já se tem mancha de pele?

Além de prevenir o aparecimento de novas manchas e evitar o agravamento das manchas já existentes, formando uma barreira sobre a pele para refletir, dispersar e/ou transformar a radiação do sol em energia e calor, a proteção solar contribui para a manutenção de um tom de pele mais uniforme, reduzindo a diferença de cor entre as áreas afetadas pelas manchas e a pele circundante.

Protetor solar para o rosto com mancha

Para ser eficaz na proteção e clareamento de manchas, o produto de proteção solar deve conter:

  • Fator de Proteção Solar (FPS) de no mínimo 30;

  • Proteção de amplo espectro contra os raios UVA e UVB;

  • Ativos clareadores, como vitamina C;

  • Formulação não comedogênica, que evita a obstrução dos poros e reações alérgicas;

  • Resistência à água e suor, para garantir a proteção contínua;

  • Coloração, que ajude a disfarçar as manchas, ofereça uma cobertura uniforme e crie uma camada extra de proteção, inclusive contra a luz visível.

Tudo o que o Protetor Solar em Bastão Com Cor da Ollie tem!

Não comedogênico, dermatologicamente testado, com FPS 95, FPUVA 40, vitaminas C e E e ácido hialurônico, além de resistência à água e suor, e coloração com variação em 6 cores, esse é o produto ideal para a saúda da sua pele!

Conheça e aproveite as propriedades para proteção e tratamento cutâneo, com poder de suavização de manchas de acne e melasma.