Protetor solar faz mal para a saúde? Descubra!
Com o acesso a informações ilimitadas surge dúvidas sobre a composição dos protetores solares, mas aí vem a pergunta: protetor solar faz mal para a saúde? Descubra!
O protetor solar assim como grande parte dos produtos de skincare, contém ativos químicos que, muitas vezes, podem assustar quem não entende exatamente o que cada um significa, e levantar a questão: protetor solar realmente faz mal à saúde?
Apesar de ser um país tropical com alta incidência dos raios solares, o protetor solar ainda é um item pouco usado pela população no geral. Um estudo do Instituto de Cosmetologia revelou que 71% da população brasileira não usa protetor solar diariamente. A respeito dos motivos da falta de uso, há o valor, a falta de campanhas para a conscientização da importância do produto e também de esclarecimento sobre a segurança do protetor solar.
Tipos de protetor solar
Para entendermos melhor, é preciso explicar a diferença entre os filtros do protetor. Há o físico que contêm partículas que barram a radiação solar e possuem em sua fórmula ativos como óxido de zinco e dióxido de titânio. Já os filtros químicos funcionam por meio de partículas orgânicas que impedem que os raios ultravioletas sejam absorvidos pela pele.
Protetor solar faz mal?
Uma das razões que faz questionar se o protetor solar faz mal para a saúde é a presença de alguns componentes na fórmula.
Dentre os ativos filtrantes da fórmula, um que é considerado não tão interessante é a oxibenzona.
A oxibenzona é um agente bloqueador dos raios UV que está na composição de muitos protetores. Quando em composição maior que a indicada pela Anvisa, que seria 10% (em composições maiores que 0,5% é preciso conter a informação de forma clara no rótulo), a oxibenzona faz mal podendo causar distúrbios hormonais e danos a células, provocando o envelhecimento precoce e até câncer.
Além disso, há estudos, como o da Universidade Stanford publicado na revista Nature, que indicam que a absorção da oxibenzona pelos corais, através da liberação nas águas, causa a morte e prejudica o meio ambiente, já que 25% da vida marinha depende dos corais.
Outro composto presente em muitas fórmulas de protetor solar e que ainda gera dúvidas sobre a segurança é o dióxido de titânio, que é usado como filtro solar ou pigmento. Mas pode ficar despreocupada que dióxido de titânio faz mal apenas se for ingerido ou inalado, ou seja é seguro para aplicação na pele.
É preciso enfatizar que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão que regulamenta as atividades sanitárias, assegura a eficácia dos protetores, avaliando a fórmula e garantindo a efetividade para só depois chegar ao público em geral, então não precisa se preocupar, pois todos os produtos com a aprovação da Anvisa são confiáveis e passam por rigorosos processos.
Respondendo à pergunta: o protetor solar, se aprovado pela Anvisa, não faz mal à saúde, mas o não uso, esse sim causa danos irreparáveis, já que só ele ajuda:
1. Na proteção contra os raios UV: O sol emite raios ultravioleta prejudiciais, que causam danos à pele, como queimaduras solares, envelhecimento precoce e aumento do risco de câncer de pele. O protetor solar atua como uma barreira contra esses raios, ajudando a prevenir esse problema.
2. Na prevenção do câncer de pele: o câncer de pele, incluindo o melanoma, está diretamente relacionado à exposição excessiva ao sol. O uso regular de protetor solar reduz significativamente o risco de desenvolver esse tipo de câncer.
3. No retardamento do envelhecimento precoce: a exposição solar sem proteção leva ao envelhecimento precoce da pele, resultando em rugas, manchas escuras e perda de elasticidade e colágeno. O protetor solar ajuda a manter a pele com uma aparência jovem e saudável.
Por que dizem que usar protetor solar todo dia faz mal:
Ingredientes químicos
As substâncias químicas são de extrema importância para garantir o funcionamento do produto, e toda fórmula passa por rigorosa análise da Anvisa. Caso tenha qualquer alergia, é preciso se certificar que o produto não possui componentes que podem causar reações na sua pele, principalmente em peles mais sensíveis.
Protetor solar impede vitamina D?
A vitamina D é uma substância que ajuda na absorção de cálcio e fósforo pelo organismo. Diferentemente de outras vitaminas, ela pode ser produzida pelo próprio corpo quando a pele é exposta à luz solar, daí que vem a ideia de que protetor solar impede a vitamina D.
A resposta é não!
Segundo estudo promovido pela SBD durante o II Simpósio Nacional de Cabelos e Unhas, o protetor solar não prejudica a absorção da vitamina pelo corpo.
A síntese dessa vitamina depende de doses baixas dos raios UVB e em pequenas áreas do corpo, podendo estar até cobertas com tecidos leves, ou seja, não é necessário deixar de aplicar sua proteção solar para ter a absorção adequada da vitamina D.
Leia também A importância da vitamina D: como unir a exposição solar à saúde.
Protetor solar com cor prejudica a pele?
Não! Pode usar sem medo.
O protetor solar com cor possui óxido de ferro na composição, que é um ativo seguro e eficiente, ele é o responsável por absorver a radiação visível e criar uma camada extra de proteção, por isso é muito indicado para quem tem melasma.
Se o protetor solar com cor for aprovado pela Anvisa, pode ficar despreocupada que ele não fará mal à sua pele. É sempre importante consultar um dermatologista de confiança para que ele indique qual o melhor protetor solar com cor.
Como saber se o protetor solar é eficaz?
Já sabemos que a resposta para a pergunta protetor solar faz mal para a pele é não, mas como saber se o protetor está protegendo a pele? Vem com a gente!
1. Escolha uma proteção solar de qualidade, preferencialmente com um FPS (Fator de Proteção Solar) adequado ao seu tipo de pele e atividades ao ar livre.
A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) recomenda o FPS de, no mínimo, 30.
Saiba tudo sobre FPS clicando aqui.
2. Capriche na aplicação. Aplique o protetor solar uniformemente e na quantidade certa em todas as áreas expostas da pele, pelo menos 20 minutos antes da exposição ao sol. Reaplique a cada duas horas, após nadar ou transpirar excessivamente.
Leia também Qual a quantidade correta de protetor solar: bastão, líquido e spray.
3. Escolha produtos com ativos que complementem o skincare, como o ácido hialurônico, as vitaminas C e E, eles ajudam a deixar a pele mais hidratada e uniforme.
A Ollie possui produtos com alta proteção solar, ativos de skincare e muito mais. Veja nossa loja clicando aqui.
Imagem principal retirada do site Freepik – wayhomestudio.