Pele glow: o que é e dicas para uma pele radiante todos os dias

Pele glow: o que é e dicas para uma pele radiante todos os dias

A pele com efeito glow tem ganhado muitos adeptos. Quem não quer ter uma pele luminosa e com brilho saudável? Vem com a gente saber mais sobre.

Se você já se perguntou como algumas pessoas conseguem ostentar uma pele radiante e luminosa, está prestes a descobrir todos os segredos do tão desejado "efeito glow". 

O que é efeito glow? 

O efeito glow refere-se àquela luminosidade natural que emana da pele, conferindo um aspecto saudável, fresco e radiante. Uma pele com efeito glow destaca-se pela sua aparência hidratada, luminosa e jovial. 

Vale dizer que uma pele glow não é uma pele com excesso de oleosidade, mas sim uma forma de ter o rosto com uma aparência luminosa utilizando técnicas de maquiagem e produtos com efeito hidratante, que além de deixar a pele saudável, dão esse aspecto de frescor. 

Diferença entre pele oleosa e pele glow 

Pele glow 

Luminosidade natural: a pele com efeito glow é conhecida pela sua luminosidade natural, muitas vezes associada à hidratação adequada, boa circulação sanguínea e cuidados específicos. 

Textura suave: a pele glow tende a ter uma textura suave e bem cuidada. A luminosidade é resultado de uma combinação de fatores como boa esfoliação regular e produtos que promovem a luminosidade. 

Brilho controlado: essa é a principal diferença entre uma pele glow e oleosa. O brilho na pele glow é controlado e equilibrado. Não é excessivo, mas sim um reflexo da saúde da pele e dos cuidados adequados. 

Todos os tipos de pele podem ter o glow: contrariamente ao que se pode pensar, o efeito glow pode ser alcançado em todos os tipos de pele, desde seca até oleosa. O segredo está em adaptar os produtos e cuidados às necessidades específicas de cada tipo.

Pele oleosa 

Produção excessiva de oleosidade: a pele oleosa é caracterizada por uma produção excessiva de óleo pelas glândulas sebáceas. Isso pode resultar em um brilho excessivo, especialmente na zona T (testa, nariz e queixo). 

Poros dilatados: a pele oleosa muitas vezes está associada a poros dilatados, devido ao acúmulo de óleo e células mortas. 

Propensa a acne: devido ao excesso de oleosidade, a pele oleosa é mais propensa a desenvolver acne e cravos. 

Necessidade de controle de oleosidade: os cuidados com a pele oleosa geralmente envolvem produtos que ajudam a controlar a produção de óleo, como géis e loções oil-free. 

Quer saber mais sobre pele oleosa? Leia nosso artigo completo: Pele oleosa: causas e cuidados. 

O que são produtos com efeito glow? 

Produtos com efeito glow são formulados para proporcionar à pele uma luminosidade natural e possuem alguns ativos hidratantes, como: 

Ácido hialurônico 

O ácido hialurônico ajuda a ter uma pele glow pois mantém a pele hidratada, minimiza rugas e linhas de expressão, ajuda na regeneração da pele. Ao escolher o melhor produto com ácido hialurônico, se atente à textura dele, peles mais oleosas pedem texturas leves, e secas opções mais encorpadas. 

Vitamina C 

É um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, além de iluminar a pele, reduzindo manchas escuras e promovendo o colágeno. É indicada para todas as pessoas, mas especialmente recomendada para aquelas que têm peles opacas e sem brilho, com manchas e hiperpigmentação 

Ácido glicólico 

O ácido glicólico esfolia a camada superior da pele, removendo as células mortas e diminuindo a oleosidade, além de estimular a produção de colágeno e elastina. Por remover as células mortas, ele deixa a pele mais radiante e pronta para receber a maquiagem. 

Como deixar a pele com efeito glow naturalmente? 

A pele com efeito glow vai muito além de escolher produtos glow, mas também se atentar à saúde dela, olha só: 

Tenha uma hidratação adequada 

Use um hidratante adequado ao seu tipo de pele para mantê-la bem hidratada. Considere produtos com ingredientes hidratantes como ácido hialurônico e glicerina. 

Faça limpeza regular 

Limpe o rosto duas vezes ao dia para remover impurezas e resíduos de maquiagem. 

Escolha um limpador suave para não ressecar a pele. 

Esfolie a pele quando preciso 

A esfoliação tem a função de remover células mortas e preparar a pele para receber produtos como maquiagens e ativos de tratamento. 

A sugestão é esfoliar a pele seca a cada 15 dias ou em um período maior de tempo, já que é um tipo que tem tendência ao ressecamento e sensibilidade. Já para peles oleosas e mistas é indicado uma vez na semana. 
Saiba tudo sobre esfoliação no nosso artigo: Esfoliação facial: conheça mais dessa etapa do skincare. 

Use proteção solar diariamente 

Use proteção solar diariamente, mesmo em dias nublados. 

Escolha um protetor solar com amplo espectro e fator de proteção solar (FPS) adequado. 

Tenha uma alimentação saudável 

Consuma alimentos ricos em antioxidantes, como frutas, vegetais e peixes. Mantenha-se hidratada, bebendo água suficiente ao longo do dia. 

Use produtos iluminadores 

Incorpore produtos com ativos iluminadores, como vitamina C e ácido glicólico. Experimente séruns ou hidratantes com partículas iluminadoras. 

Como fazer uma pele glow? 

Como falamos, a pele glow ganhou muitos adeptos, principalmente por conta das tendências de make como latte makeup, strawberry makeup, barbiecore, muitas delas ganhando espaço graças a influencer Hailey Bieber. Vem com a gente saber o passo a passo da pele glow. 

1. Comece preparando a pele 

Após fazer a limpeza, utilize um hidratante para o seu tipo de pele. Você pode optar por um hidratante que tenha partículas de brilho para dar um glow a mais. Logo após, não esqueça de aplicar sua proteção solar. 

Após a proteção você pode aplicar um primer com textura aveludada, que dá um efeito mais hidratante à pele, mas sem pesar. Se quiser praticidade, utilize o Protetor Solar Transparente Ollie que é a junção perfeita da textura primer com FPS 40.

2. Aplique um iluminador 

Um hack de maquiagem para pele glow é aplicar um iluminador antes da base. Use iluminador líquido ou em creme, evite os em pó. Passe ele na parte alta da maçã do rosto e na parte abaixo da sobrancelha. Lembre-se de não exagerar. 

3. Aplique a base 

Dê preferência por bases com efeito hidratante, evite as que tenham efeito denso e uma cobertura muito alta. A naturalidade é a palavra-chave aqui. Use um pincel macio e vá espalhando uniformemente no rosto. 

Os produtos em bastão são uma ótima opção, já que possuem uma textura que não pesa na pele. O Bastão com Cor Ollie é ideal, pois possui FPS 95, ou seja, garante a proteção solar, tem cobertura média de base, textura aveludada que deixa a pele com um efeito incrível e sem pesar.

4. Use um corretivo 

Prefira um corretivo hidratante. Aplique ele abaixo dos olhos e espalhe com um pincel ou esponja bem fofinho. Evite colocar muito produto.

5. Aplique um contorno se sentir necessidade 

O contorno ideal para maquiagem glow é o em bastão, já que ele é fácil de espalhar e não pesa na pele. Aplique próximo da têmpora e nas bochechas, criando um visual bem latte. 

6. Volte com o iluminador e blush 

Aplique novamente o iluminador nas áreas aplicadas anteriormente e esfume. O blush vai abaixo da área onde foi incluído o iluminador. Para ambos os produtos, prefira texturas que sejam fáceis de esfumar, como o bastão. 

A Ollie possui o Bastão 3 em 1, blush, batom e sombra, que além de FPS 95, que serve para proteger áreas pouco lembradas na hora da proteção solar, como pálpebras e boca, tem uma textura incrível e cores perfeitas para maquiagens glow, como o coral e terracota.

7. Sele com o pó 

O pulo do gato é aplicar pouco pó, apenas para selar e ajudar na duração da make. Com um pincel fofo aplique o pó suavemente na zona T (testa, nariz e queixo) e espalhe na sequência. 

O Pó Translúcido Ollie é perfeito, pois suas partículas ultrafinas evitam que a make fique pesada e caso seja aplicado em pouca quantidade, não deixa a make matte, que não é o intuito dessa maquiagem.

8. Use um fixador de maquiagem 

Finalize a maquiagem com um spray fixador para garantir que tudo fique no lugar e mantenha o brilho ao longo do dia. Prefira brumas fixadoras hidratantes que vão trazer um frescor e hidratação à maquiagem. 

No Tiktok e Instagram da Ollie temos vários tutoriais incríveis de maquiagem glow. Dá uma conferida por lá ;) 

Protetor solar com efeito glow 

Investir em um protetor solar com efeito glow é a maneira perfeita de proteger a pele dos raios UV, ao mesmo tempo em que proporciona um brilho sutil. 

Você pode escolher produtos com texturas de primer ou em bastão, já que são fáceis de espalhar e não deixam a pele com efeito craquelado, como é o caso do Protetor Solar Transparente Ollie e o Bastão com Cor. 

Para o corpo, a Ollie possui o Glow Corporal com micropartículas de brilho que deixam a pele glow, mas sem pesar, pois tem a textura de óleo seco. Conheça clicando aqui. 

Imagem principal retirada do site Freepik.