Estrias vermelhas: o que são e qual o tratamento

Estrias vermelhas: o que são e qual o tratamento

As estrias vermelhas são muito comuns e afetam a autoestima de quem as têm. Vem saber como tratar as estrias, como esconder e muito mais.

O que são estrias vermelhas? 

As estrias vermelhas são cicatrizes na pele que se manifestam como linhas finas e alongadas, inicialmente apresentando uma coloração avermelhada. Elas geralmente ocorrem quando a pele é esticada rapidamente, o que pode acontecer durante o crescimento rápido, ganho de peso, gravidez ou até mesmo durante o uso de medicamentos que afetam a produção de colágeno. 

Como se formam as estrias vermelhas? 

Essas marcas surgem quando a camada média da pele, conhecida como derme, sofre uma ruptura devido ao estiramento excessivo. À medida que as fibras de colágeno se rompem, o sangramento interno cria a coloração vermelha característica. Com o tempo, as estrias podem tornar-se brancas, indicando uma fase mais avançada e uma cicatrização parcial. Por ser uma fase mais inicial das estrias brancas, as vermelhas também ganham o nome de estrias recentes. 

Olha só alguns motivos para o surgimento dessas marcas: 

Crescimento rápido durante a adolescência 

Durante a fase de crescimento rápido na adolescência, o corpo passa por mudanças significativas e rápidas. O estiramento da pele nesse período pode resultar no aparecimento das estrias vermelhas na adolescência. 

Gravidez 

As estrias vermelhas na gravidez ocorrem pelo ganho de peso e o alongamento da pele durante esse período. O crescimento abdominal rápido à medida que o feto se desenvolve pode levar à formação dessas marcas. 

Aumento súbito de peso 

Ganho de peso repentino e significativo, independentemente da causa (como mudanças na dieta, uso de medicamentos, entre outros), pode esticar a pele além de sua capacidade elástica, resultando nas estrias vermelhas. 

Efeito sanfona 

Esses ciclos frequentes de ganho e perda de peso, é uma situação que pode contribuir significativamente para o surgimento de estrias vermelhas. Essa variação de peso, muitas vezes associada a dietas extremas e rápidas, coloca uma pressão considerável na elasticidade da pele. 

Prática Intensa de exercícios 

Em alguns casos, atividades físicas extenuantes ou exercícios que levam a um aumento rápido da massa muscular podem causar o estiramento da pele, contribuindo para o surgimento de estrias vermelhas. 

Uso prolongado de medicamentos corticoides 

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), o uso prolongado de medicamentos corticoides ou em altas doses, seja por via oral ou tópica, pode reduzir a elasticidade da pele, tornando-a mais propensa ao estiramento, causando as estrias. 

Qual a diferença entre estrias vermelhas e brancas? 

Coloração 

As estrias vermelhas são mais recentes e, por isso, apresentam uma coloração avermelhada. Essa tonalidade é resultado do sangramento interno causado pelo rompimento das fibras de colágeno e pela inflamação na derme.  

Já as brancas representam um estágio mais avançado de cicatrização. Nesse ponto, a coloração avermelhada desapareceu, e as estrias adquiriram uma tonalidade branca ou prateada. Isso indica uma cicatrização mais completa e a formação de tecido cicatricial.  

Atividade inflamatória 

As estrias vermelhas apresentam uma atividade inflamatória mais significativa devido ao processo de ruptura das fibras de colágeno. Isso pode tornar as estrias vermelhas mais sensíveis ao toque e mais suscetíveis a mudanças na aparência durante o tratamento. 

Em comparação com as estrias vermelhas, as brancas têm uma atividade inflamatória reduzida, uma vez que a fase aguda do processo de formação já passou. As estrias brancas tendem a ser menos sensíveis, mas a pele ao redor pode mostrar sinais de atrofia e perda de elasticidade. 

Como evitar as estrias vermelhas? 

O cuidado com a pele e alimentação são essenciais não só para evitar estrias, mas também para a saúde do corpo.  

Não existe comprovação científica para os produtos que prometem evitar estrias, mas é possível realizar algumas práticas, como: 

Hidratação adequada 

Manter a pele bem hidratada é essencial para prevenir estrias. O uso regular de cremes hidratantes, especialmente os ricos em ingredientes como ácido hialurônico, vitamina E e manteiga de karité, ajuda a manter a elasticidade da pele, tornando-a mais resistente ao estiramento. 

Óleos hidratantes como óleo de rosa mosqueta, óleo de amêndoas doces além de deixar a pele mais suave e saudável, previnem estrias. 

A Ollie tem o Glow Corporal, um óleo seco que possui FPS 40, FPUVA 20, óleos vegetais nutritivos de rápida absorção. As partículas de brilho iluminam a pele suavemente e disfarçam as estrias vermelhas, além de proteger a pele dos raios solares. Conheça clicando aqui. 

Dieta balanceada 

Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes como vitaminas C e E, zinco e colágeno, contribui para a saúde da pele. Esses nutrientes desempenham papéis importantes na produção de colágeno e na manutenção da elasticidade, auxiliando na prevenção de estrias. 

Controle do peso 

Evitar ganhos ou perdas de peso repentinos é fundamental para prevenir estrias. Um aumento gradual de peso, especialmente durante a gravidez, permite que a pele se ajuste progressivamente, reduzindo o estiramento excessivo e, consequentemente, o desenvolvimento de estrias. 

Como tirar estrias vermelhas? 

Se você está se perguntando se estrias têm cura, a resposta é não, mas existem alguns procedimentos que podem amenizar a aparência delas, olha só alguns: 

Hidratação constante 

Como já mencionamos, o hidratante é um ótimo aliado para passar nas estrias vermelhas e minimizar o aspecto delas. 

O uso regular de cremes hidratantes, preferencialmente enriquecidos com ingredientes ativos ricos ajuda a manter a pele flexível, reduzindo assim o risco de estiramento excessivo. 

Esfoliação 

A esfoliação regular da pele pode ser benéfica para atenuar as estrias vermelhas. Esse processo remove células mortas da camada superficial da pele, estimulando a renovação celular e auxiliando na regeneração da pele. Utilize esfoliantes suaves para promover uma textura mais uniforme. 

Saiba tudo sobre esse tema no nosso artigo Esfoliação: conheça mais dessa etapa do skin care. 

Radiofrequência 

Procedimentos estéticos como a radiofrequência são eficazes para estimular a produção de colágeno na pele. Este método utiliza ondas de calor para penetrar nas camadas mais profundas da pele, promovendo a regeneração e melhorando a elasticidade. Apesar de não ser exatamente um tratamento para estrias vermelhas, a radiofrequência ajuda a reduzir a aparência das estrias vermelhas ao longo do tempo 

Vacuoterapia 

A vacuoterapia envolve a utilização de um dispositivo que utiliza sucção controlada para massagear a pele. Esse processo melhora a circulação sanguínea e promove a oxigenação dos tecidos, o que pode ajudar na regeneração da pele e na redução das estrias vermelhas. 

Peeling de Cristal 

O peeling de cristal é um procedimento que utiliza microcristais para esfoliar suavemente a pele, removendo camadas superficiais. Essa técnica promove a regeneração celular, melhorando a textura da pele e contribuindo para atenuar as estrias vermelhas ao longo do tempo. 

Pode passar protetor solar nas estrias vermelhas? 

Antes de respondermos, é preciso salientar que o sol pode piorar as estrias vermelhas. Os raios UV do sol podem causar danos às fibras de colágeno na pele, como as estrias resultam da ruptura das fibras elásticas e colágenas, exposição solar sem proteção pode comprometer ainda mais a integridade dessas fibras, piorando a textura e o aspecto delas. 

O uso do protetor solar nas estrias ajuda a preservar a saúde geral da pele, protegendo-a dos danos como envelhecimento precoce, ressecamento, queimaduras e câncer de pele. O protetor solar também ajuda a prevenir a hiperpigmentação das estrias vermelhas, impedindo que a exposição solar cause um aumento na produção de melanina na área afetada. 

Busque produtos com alta proteção solar e ativos hidratantes, como o Glow Corporal. A Ollie possui diversos outros produtos com alto FPS, ativos de skincare, textura sequinha e muito mais. Conheça toda a linha clicando aqui.  

 

Imagem principal retirada do site Shutterstock.