Como tirar protetor solar do rosto

Como tirar protetor solar do rosto

Todo mundo sabe que o uso diário do protetor solar é imprescindível para a saúde da pele. Apesar disso, pouco se fala sobre as consequências da permanência do produto em derme, sem a remoção correta e completa. Por isso, aqui ensinaremos o beabá, com dicas e informações gerais para sua pele ter o cuidado necessário!

Caso tenha esquecido, nós te lembramos: usar protetor solar todos os dias, seja em dias ensolarados ou nublados, dentro ou fora de casa, previne os danos causados pela exposição à luz visível e aos raios ultravioletas (UV), como queimaduras, envelhecimento precoce, entre outros.   

Mas fica a dica: usá-lo diariamente previne danos imediatos e de longo prazo, mas sem a sua remoção, promove o acúmulo de resíduos e bactérias, diminuindo a eficácia da proteção. 

Então já se prepare desde já para começar um novo hábito, além de usar protetor solar: removê-lo. 

Motivos para remover o protetor solar do rosto 

Independentemente do protetor solar utilizado, incluindo os rotulados como "não comedogênicos" e/ou "oil-free", dormir com o produto em pele pode gerar um impacto negativo à pele, os quais listamos a seguir:   

Obstrução dos poros:

Durante o período noturno de sono, a pele necessita respirar e se renovar. Por isso, manter o protetor solar pode impossibilitar esta ação. Isso porque o protetor solar cria uma barreira contra os raios UV, fazendo com que diversos resíduos se acumulem superficialmente ao longo do dia, como suor, oleosidade natural da pele, sujeira ambiental e partículas de poluição, que quando não removidas, podem obstruir os poros, levando ao acúmulo de sebo e células mortas, tornando o ambiente propício para o crescimento de bactérias e, eventualmente, inflamações e acne;

Excesso de oleosidade:

Quando o protetor solar não é rotulado como "oil-free", contém textura mais densa, resultando no aumento da produção de sebo durante a noite de sono, quando não retirado da pele, o que pode ocasionar em inflamações e acne; 

Reações alérgicas e irritações:

Alguns ingredientes de protetores solares podem intensificar o quadro de irritações e alergias em peles sensíveis, principalmente, quando o produto não é retirado durante o período noturno de sono, promovendo vermelhidão e coceira.  

Quando o protetor solar deve ser removido? 

Sabendo das consequências da não remoção do protetor solar, fica muito claro que o uso inadequado do produto pode ter um efeito contrário à saúde da pele. Por isso, é importante atentar-se às situações para remoção: 

Antes de dormir:

Para que a pele consiga respirar e se renovar durante a noite, é preciso limpá-la antes de dormir, sempre com um demaquilante, gel limpador e água, retirando os resquícios de produtos, com exceção dos utilizados para tratamento; 

Após exposição prolongada em água e/ou suor:

Sempre que a pele for exposta ao excesso de água e/ou suor, em que o protetor solar foi parcialmente removido, para receber uma nova camada de proteção, é aconselhável a remoção do produto, mesmo que com uso de um lenço umedecido, anteriormente à nova aplicação do protetor; 

Durante exposição prolongada ao sol:

Especialmente em picos de intensidade solar, entre as 10h e 16h, para a replicação do protetor solar é recomendado que primeiramente haja a remoção de seus resíduos, mesmo que com uso de um lenço umedecido, para que quando o protetor for reaplicado, tenha maior eficácia; 

Antes de aplicar produtos de tratamento:

Para a pele estar adequada para receber um produto de tratamento, é importante estar higienizada, sem resíduos de outros produtos, incluindo o protetor solar. Neste caso, lembre-se que logo após a retirada do produto de tratamento, deve-se aplicar o protetor, exceto no período noturno.  

Como remover protetor solar do rosto?

Para remover por completo o protetor solar, seja ele resistente à água ou não, é importante seguir o passo a passo abaixo: 

1. Retire o excesso com demaquilante:

Com um demaquilante bifásico, que possui a combinação de óleo e água, ideal para remoção do protetor solar com ou sem pigmento, aplique em pele seca sobre toda a área onde há protetor e massageie levemente em movimentos circulares, enxaguando o rosto em seguida com água; 

2. Limpe profundamente com gel ou sabonete:

Utilizando um produto adequado ao seu tipo de pele, ainda com a pele úmida, aplique o sabonete ou gel de limpeza nas mãos úmidas e, posteriormente, no rosto com movimentos leves circulares. Finalize enxaguando o rosto com água até a retirada completa do sabonete e seque com uma toalha macia e limpa, dando leves batidinhas para absorver a umidade. É importante evitar esfregar a toalha no rosto, pois isso pode causar irritação na pele.  

3. Siga com a rotina de cuidados:

Após a remoção completa do protetor solar e demais resíduos, siga com a rotina de cuidados que inclui a aplicação de tônico, hidratante ou outro produto de sua preferência. Caso tenha dúvidas sobre o que pode utilizar em uma rotina de skincare, confira aqui. 

 

Já sabe, né?! Na hora de aplicar novamente a sua proteção solar, conte com produtos de altíssimo FPS, que somam proteção, tratamento e make, para maior eficácia e praticidade, como são os produtos Ollie, adequados para todos os tipos de pele e gostos! 

Acesse nossa loja online e aproveite para selecionar os produtos que te auxiliarão na rotina de cuidado! 

 

Imagem principal do site Pexels - Karolina Grabowska