Bolinhas na pele: o que podem ser e seus tipos

Bolinhas na pele: o que podem ser e seus tipos

Você já viu algumas pelotinhas na pele? Essas bolinhas podem surgir em qualquer pessoa. Vem saber mais sobre.

O que são bolinhas na pele? 

As bolinhas na pele são uma ocorrência comum e podem aparecer em qualquer pessoa, independentemente da idade, gênero ou tipo de pele. Essas pequenas protuberâncias podem variar em tamanho, cor e textura. 

Como as bolinhas na pele surgem? 

Essas bolinhas na pele normalmente surgem devido à queratose capilar, foliculite e espinhas, ou seja, quando há o entupimento dos poros.  

Alguns grupos de pessoas podem ter uma tendência maior para desenvolver as bolinhas, como pessoas com pele oleosa, histórico familiar de condições de pele, ou aquelas com sistema imunológico comprometido. Além disso, fatores como dieta inadequada, estresse e falta de higiene adequada da pele também podem aumentar as chances de desenvolvimento de bolinhas. 

O que causa bolinhas na pele? 

Há algumas causas para o aparecimento de bolinhas: 

Acne 

Uma das causas mais frequentes de bolinhas na pele, especialmente em adolescentes e jovens adultos. A acne é causada pelo excesso de produção de óleo pelas glândulas sebáceas, que entope os poros e leva à formação de comedões, pápulas e pústulas. 

Miliária 

Também conhecida como "brotoejas" ou "sudamina", é causada pela obstrução dos ductos das glândulas sudoríparas, levando à formação de pequenas bolinhas vermelhas e coceira, especialmente em áreas onde o suor fica retido, como axilas, virilha e áreas cobertas de fraldas em bebês. 

Dermatite de contato 

Uma reação alérgica da pele a substâncias irritantes, como produtos químicos, cosméticos ou metais presentes em bijuterias. A dermatite causa bolinhas na pele que coçam, ficam vermelhas e podem até inflamar a área afetada. 

Dermatite atópica 

Essa condição de pele é muito comum, podendo afetar cerca de 20% das crianças e 3% dos adultos. Ela pode causar bolinhas brancas na pele, além de inflamação e irritação. Embora as bolinhas não sejam uma característica definidora da dermatite atópica, elas ocorrem como parte dos sintomas dessa condição em certas circunstâncias. 

Leia também Dermatite atópica: quais são os sintomas, causas e tratamentos. 

Foliculite 

A foliculite é uma condição da pele caracterizada pela inflamação dos folículos pilosos, que são as estruturas onde crescem os pelos. Essa inflamação pode resultar em pequenas bolinhas na pele, muitas vezes acompanhadas de vermelhidão, coceira e até mesmo pus 

As bolinhas da foliculite podem variar em tamanho e aparecer em qualquer área do corpo onde haja pelos, incluindo o couro cabeludo, rosto, pescoço, peito, costas, braços e pernas. 

Leia nosso artigo completo sobre Foliculite no rosto: o que é e como tratar. 

Alergias 

Pessoas alérgicas a alimentos, como o glúten, podem apresentar bolinhas vermelhas na pele. 

A relação entre o aparecimento de bolinhas na pele e intolerância ao glúten está principalmente ligada à uma condição específica chamada dermatite herpetiforme, onde o consumo de glúten desencadeia uma resposta inflamatória no intestino delgado. Na dermatite herpetiforme, essa resposta imunológica também afeta a pele, levando ao aparecimento de bolhas ou bolinhas na pele, especialmente em áreas como cotovelos, joelhos, costas e nádegas. Essas bolhas podem ser acompanhadas de coceira intensa e geralmente se desenvolvem em grupos. 

Como tratar as bolinhas na pele? 

O tratamento das bolinhas na pele depende da causa delas e da gravidade da condição. É de extrema importância que o tratamento seja indicado pelo médico de confiança, nunca inicie o uso de medicamentos ou receita caseira para bolinhas sem indicação direta do profissional da saúde. 

Há algumas dicas que podem ajudar a aliviar os sintomas e contribuir para a cicatrização da área, olha só: 

1. Limpeza adequada da pele 

Manter a pele limpa e livre de oleosidade é fundamental para prevenir e tratar as bolinhas. Use produtos de limpeza suaves e não comedogênicos para evitar obstrução dos poros. 

2. Usar cremes para o seu tipo de pele

Para condições como acne ou miliária, o uso de cremes ou loções contendo ingredientes como ácido salicílico, peróxido de benzoíla ou calamina pode ajudar a reduzir a inflamação e promover a cicatrização. Só faça o uso se houver indicação do seu médico. 

3. Medicação tópica ou oral

Em casos mais graves, um dermatologista pode prescrever medicamentos tópicos ou orais, como antibióticos, retinoides ou corticosteroides, para controlar a condição e prevenir complicações. 

4. Procedimentos dermatológicos

Em certos casos, procedimentos dermatológicos como drenagem de comedões, aplicação de laser ou crioterapia podem ser necessários para remover bolinhas na pele e melhorar a aparência. 

Como prevenir bolinhas na pele? 

Nem sempre é possível prevenir as bolinhas na pele, já que elas surgem de acordo com uma causa específica, mas também há alguns hábitos que podem reduzir o risco do aparecimento delas: 

Manter a pele limpa e hidratada 

Lave o rosto e o corpo regularmente com um sabonete suave e aplique um hidratante não comedogênico para evitar o ressecamento da pele. 

Evitar produtos irritantes 

Evite o contato com substâncias irritantes que possam causar reações alérgicas na pele. 

Usar protetor solar diariamente 

O uso regular de protetor solar é essencial para proteger a pele dos danos causados pelos raios UV, prevenir o envelhecimento precoce e reduzir o risco de desenvolvimento de bolinhas e manchas na pele. 

Manter uma dieta saudável 

Uma dieta rica em frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras pode ajudar a manter a pele saudável e prevenir condições como acne. 

Bolinhas podem manchar a pele? Como evitar? 

As bolinhas não costumam manchar a pele, mas é indicado nunca cutucar, estourar e tentar espremer a bolinha, caso isso ocorra, evite se expor ao sol sem protetor solar. 

Além de proteger contra queimaduras solares e câncer de pele, o protetor solar desempenha um papel importante na prevenção de manchas e pigmentação irregular na pele causadas pelo sol.  

Ao usar protetor solar regularmente e reaplicá-lo conforme necessário, você reduz o risco de desenvolver manchas escuras ou hiperpigmentação associadas a condições como acne ou miliária. Opte por um protetor solar de amplo espectro com um FPS de, pelo menos, 30 e aplique-o generosamente em todas as áreas expostas da pele, mesmo em dias nublados ou chuvosos. 

Conheça a loja Ollie clicando aqui. 

 

Imagem retirada do site Freepik