Banho de sol em bebês: saiba a importância e como tomar os cuidados essenciais

Banho de sol em bebês: saiba a importância e como tomar os cuidados essenciais

O banho de sol em bebês é algo que ainda gera muitas dúvidas, mas você sabe quais são as recomendações? Vem com a gente descobrir.

O banho de sol é uma prática importante e que traz muitos benefícios para a saúde dos bebês, proporcionando diversos benefícios ao desenvolvimento infantil. Contudo, é fundamental ter os devidos cuidados para garantir a segurança e o bem-estar dos pequenos. 

O que é banho de sol? 

O banho de sol consiste na exposição da pele do bebê à luz solar de forma controlada e segura. Essa prática é indicada para que haja a absorção adequada de vitamina D, fundamental para o desenvolvimento dos ossos e sistema imunológico dos recém-nascidos, sem necessitar de suplementação. 

Quais os benefícios do banho de sol em bebês? 

Fortalecimento do sistema imunológico 

A luz solar contribui para o fortalecimento do sistema imunológico do bebê, auxiliando na prevenção de infecções e doenças. 

Melhora no sono e ritmo circadiano 

A exposição à luz solar, especialmente durante as manhãs, ajuda a regular o ritmo circadiano do bebê, promovendo um sono mais tranquilo e regular. 

O ritmo circadiano é o ciclo de 24 horas que influencia no comportamento do organismo do bebê, é o que chamamos de reloginho interno que está localizado no cérebro. 

Promoção do bem-estar emocional 

A luz solar desencadeia a liberação de serotonina, o neurotransmissor do bem-estar, o que pode contribuir para que o bebê fique mais relaxado e feliz. 

Prevenção de problemas de pele 

A luz solar moderada pode ajudar a prevenir problemas de pele, como dermatites e assaduras, proporcionando uma pele mais saudável. 

Qual horário para dar banho de sol no bebê? E a partir de qual idade? 

O bebê pode tomar sol a partir do primeiro dia de vida, caso não haja nenhuma contraindicação do pediatra. É necessário seguir algumas dicas para que o banho de sol seja seguro para o bebê, mas explicaremos mais pra frente. 

Quanto ao horário de dar banho de sol no bebê, segundo o guia “Sol na medida” criado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o melhor horário para expor seu pequeno ao sol é das 07h às 10h ou após as 16h. 

Esses horários são considerados seguros menos propícios a queimaduras, já que há menor incidência de raios solares que causam danos. É importante destacar que em países como o Brasil que recebem uma maior quantidade de radiação solar, os índices de radiação ultravioleta podem ser altos até mesmo antes das 10h e após as 16h, é preciso cautela na hora da exposição. 

Quantos minutos o bebê tem que tomar banho de sol? 

Para bebês com menos de 6 meses ou recém-nascidos, indica-se de 5 a 10 minutos de exposição no corpo todo ou até 30 minutos somente nos braços e pernas, mas a exposição não pode ser direta.  

Como dar banho de sol no bebê? 

Antes de darmos o passo a passo, é preciso destacar novamente que bebês antes dos 6 meses de idade não devem ser expostos diretamente ao sol já que a pele deles é sensível e delicada e o sistema imunológico ainda é imaturo, podendo sofrer com o aumento da temperatura interna caso a exposição não seja feita de forma correta. Dito isso, há algumas formas de dar banho de sol no bebê sem prejudicá-lo: 

  • Utilize roupas que cubram o máximo possível do corpinho do bebê. Você pode optar por roupas com proteção solar em caso de lugares mais expostos, como praia e piscinas. 
  • Aplique protetor solar infantil com FPS de, no mínimo, 30, isso para bebês a partir dos 6 meses de idade. Dependendo do tipo de filtro do protetor, é importante aplicar o produto 20 minutos antes da exposição solar e reaplicar a cada duas horas. Não esqueça de passar o produto no corpo todo e em lugares específicos como orelhas, o dorso dos pés e a região atrás dos joelhos. 
  • Reaplique o protetor sempre que houver contato com água e suor excessivo. 
  • Use chapéus com abas e viseiras para proteger o rosto, cabeça, pescoço e orelhas. Isso é necessário pois os olhos dos bebês são mais sensíveis à luz intensa em comparação com os olhos de crianças mais velhas e adultos. A exposição prolongada à luz ultravioleta (UV) pode aumentar o risco de danos oculares, como cataratas e degeneração macular, ao longo do tempo, a proteção dos olhos evita essa sensibilidade. 
  • Aplique protetor solar na quantidade ideal, evitando que o produto não fique uniforme e que tenha áreas descobertas. 
  • Esteja atento às reações do bebê durante o banho de sol. Se o bebê parecer desconfortável, irritado ou estiver ficando muito quente, interrompa a exposição solar. 
  • Escolha um local seguro, como um berço com proteção solar, um carrinho ou um espaço ao ar livre com sombra parcial. 

Quantos dias dar banho de sol no recém-nascido? 

O bebê pode tomar banho de sol todos os dias, mas sempre respeitando o horário e o tempo de duração correto para que a saúde do bebê não seja comprometida. 

Como usar protetor solar infantil? 

Segundo a SBP é preciso atentar ao tipo de protetor solar infantil e a quantidade ideal para que a proteção seja completa, olha só: 

  • Protetor solar para bebês abaixo de 6 meses: como falamos, o protetor solar é recomendado para bebês a partir dos 6 meses, bebês mais novos devem evitar a exposição direta ao sol, sendo necessário usar produtos como sombrinhas, guarda-sóis, bonés e roupas.  
  • Protetor solar para bebês a partir de 6 meses: são indicados os filtros físicos/minerais. O protetor solar infantil mineral forma na pele uma barreira física protetora que reflete os raios UV do sol, impedindo que eles causem danos na pele dos pequenos, como queimaduras, envelhecimento precoce e outras doenças. Ele possui menor capacidade de dar alergias e irritações, além de ter maior estabilidade na pele sob exposição à luz solar, ter ação imediata após a aplicação. Ele precisa ser resistente à água e ao suor e ser fácil de aplicar e reaplicar. 
  • Protetor solar a partir de 2 meses: recomenda-se usar protetor infantil que podem ter uma mistura de filtros físicos e químicos. 

Qual a quantidade ideal do protetor solar infantil? 

Protetores solares líquidos 

Rosto, cabeça e pescoço: ½ colher de chá 

Braços, antebraços direito e esquerdo: ½ colher de chá 

Coxas e pernas direita e esquerda: 1 colher de chá 

Frente e atrás do tronco: 1 colher de chá 

Protetores solares em bastão 

Aplicar em faixas fazendo movimento de vai e vem até que o corpo inteiro esteja protegido. O produto deve ficar uniforme na pele. É imprescindível que o produto seja espalhado de forma suave. 

O Protetor Solar Infantil Ollie é perfeito para a rotina do seu pequeno. Ele tem FPS 80, FPUVA 30, filtros 100% minerais que são ideais para peles sensíveis, é resistente à água e suor, pediatricamente e dermatologicamente testado e tem formato prático de bastão. Conheça mais clicando aqui. 

Leia também Protetor solar em bastão infantil: saiba as maiores vantagens. 

A Ollie possui uma linha incrível de produtos com alta proteção solar, formatos fáceis de aplicar e muito mais. Tem proteção solar para toda a família. Conheça clicando aqui. 

 

Imagem principal retirada do site Getty Images/iStockphoto.