Maquiagem para praia: o que não pode faltar

Maquiagem para praia: o que não pode faltar

A praia é o passeio preferido de muitas pessoas, mas se você não quer abrir mão da maquiagem na praia, vem ver como ficar com a pele bonita mesmo em dias mais quentes.

A temporada de praia está chegando, e com ela a oportunidade de aproveitar o sol, o mar e, é claro, exibir uma pele maquiada, mas com carinha de acordei assim. No entanto, para garantir que você esteja impecável sob o sol, é essencial escolher os produtos certos e adotar uma abordagem "menos é mais".

Que tipo de maquiagem usar na praia? 

Você deve estar se perguntando: por que ir à praia maquiada? 

Tem pessoas que não deixam a make de lado nem na praia e querem estar sempre com a pele impecável, por isso, buscar por produtos que deixem a pele bonita, mas que não comprometam a saúde dela, é algo muito importante. 

Quando o assunto é tomar sol, a proteção solar deve ser o item mais importante da sua rotina, já que só ela protege a pele dos danos causados pela radiação solar, como envelhecimento precoce, perda de colágeno, câncer de pele, evita manchas, entre outras, por isso na hora de buscar uma maquiagem para a praia, o primeiro item é o protetor solar. 

Como a praia é um local aberto e mais exposto aos raios solares, suar se torna inevitável, dê preferência por produtos leves que não deixem a pele pesada. A tendência atual é a pele com efeito glow, que realça a luminosidade natural do rosto. Escolha produtos que proporcionem um brilho suave e saudável. 

Opte por maquiagens à prova d'água para garantir que sua beleza permaneça intacta, mesmo após um mergulho no mar. Produtos oil free e com controle de oleosidade também são muito importantes, pois evitam que a pele fique oleosa e que a maquiagem se desfaça com facilidade. 

Quais produtos levar para a praia? 

Proteção solar com cor ou base com FPS 

Opte por um produto com proteção solar que tenha cor para uma cobertura suave. Escolha um produto resistente à água e com alto FPS para proteger sua pele dos raios UV. 

A proteção solar com cor, como é o caso do Bastão com Cor da Ollie, possui alto FPS, uma textura sequinha que não deixa a pele pesada, cobertura média que substitui a base convencional e disfarça manchas de acne e melasma, por exemplo. 

Máscara de cílios à prova d'água 

Uma máscara de cílios à prova d'água garantirá que seus cílios permaneçam definidos, mesmo após um mergulho. Isso adiciona um toque de glamour ao olhar sem se preocupar com borrões. 

Batom ou hidratante para lábios com FPS 

Escolha um batom com FPS para adicionar um toque de cor aos lábios enquanto os protege do sol ou busque por um protetor labial para praia. 

O lábio é uma região bem sensível por possuir pele mais fina, ter pouca melanina, o pigmento que contribui para a proteção contra raios solares, por isso proteger essa área, principalmente na praia, é primordial, além de evitar o ressecamento causado pelo sol extremo, irritação, entre outros. 

Opte por fórmulas hidratantes para evitar que seus lábios ressequem. 

A Ollie possui o Hidratante Labial com FPS 50, FPUVA 18, ácido hialurônico, esqualano, manteiga de karité, vitamina E e muito mais. 

Leia também Protetor solar labial e a importância de proteger os lábios. 

Blush cremoso com FPS 

O blush cremoso proporciona um brilho natural e é mais resistente à água do que o blush em pó. Esse tipo de blush cremoso para praia adere melhor à pele, tendo uma durabilidade maior. Dê um toque de cor às maçãs do rosto para um visual saudável e radiante e sem se descuidar da proteção solar. 

O Bastão 3 em 1 Ollie tem FPS 95, FPUVA 40 e pode ser usado como blush, batom e sombra. É perfeito para quem curte praticidade e maquiagem de longa duração. 

Pó translúcido com FPS 

O pó translúcido para a praia é ótimo para ajudar no controle da oleosidade ao longo do dia. Por ter FPS, ele pode ser usado para retocar a proteção solar e evitar que a pele queime. 

Ele é projetado para dar um acabamento leve e sem peso, sem adicionar cor significativa à pele, além de não alterar o tom da base, ou seja, perfeito para um dia de praia com muito sol. 

O Pó Translúcido Ollie possui FPS 30, FPUVA 10, tem formato prática com pincel acoplado, perfeito para retoques ao longo do dia, além de ter o benefício extra de controle da oleosidade da pele.  

Lenços removedores de oleosidade 

Leve lenços removedores de oleosidade para manter o rosto fresco e sequinho. Eles ajudam a remover o excesso de brilho sem comprometer a maquiagem. Escolha lenços sem fragrância para evitar irritações. 

Quais tipos de produtos evitar usar na praia? 

Evite produtos pesados, como bases de cobertura total, que podem obstruir os poros e causar desconforto sob o calor do sol. Também é aconselhável evitar maquiagens com partículas brilhantes em excesso, pois podem potencialmente intensificar os danos causados pelos raios solares. 

Por que é importante retocar a proteção solar e a make na praia? 

Retoques na proteção solar são importantes porque a eficácia do protetor solar diminui ao longo do tempo, olha só algumas razões: 

Perda de eficácia ao longo do tempo 

Protetores solares e base com proteção solar têm um tempo de duração limitado, mesmo aqueles rotulados como "à prova d'água" ou "resistentes à água". A exposição ao sol, suor e atividades aquáticas pode diminuir a eficácia do protetor ao longo do tempo. 

Atividades na água 

A água pode remover parte do produto da pele, por isso é importante sempre retocar após sair da água. 

Transpiração 

O suor também pode diluir o protetor solar, reduzindo sua eficácia. 

Atrito com toalhas e roupas 

O atrito constante com toalhas, roupas ou outros objetos pode remover o protetor solar da pele. Retocar evita lacunas na proteção. 

Exposição prolongada 

Se você estiver passando um longo período ao ar livre, é recomendável reaplicar o protetor solar a cada duas horas, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), independentemente da atividade. Isso ajuda a manter a proteção constante contra os raios UV. 

Prevenção de queimaduras solares e danos à pele 

O retoque regular do protetor solar é crucial para prevenir queimaduras solares e danos à pele causados pelos raios UV. A proteção solar adequada é essencial para reduzir o risco de câncer de pele e o envelhecimento prematuro. 

Como realizar o retoque da proteção e make na praia? 

Para retocar a make e proteção solar na praia de forma rápida, é indicado o uso de produtos em bastão, já que esse formato oferece uma aplicação rápida e precisa. Seu formato também consegue chegar a lugares mais “chatinhos” de aplicar, como o nariz, orelhas e pálpebras.  

Para a aplicação basta deslizar o produto no local da aplicação, em faixas, com movimentos de vai e vem, apenas uma vez, indo uma vez e voltando outra. Em áreas com manchas ou espinhas é indicado uma proteção maior, por isso faça o mesmo movimento quatro vezes, passando uma, voltando outra e repetindo. 

Para aplicar, busque sempre passar o produto do centro para fora e de baixo para cima, assim você segue a origem dos músculos, ajudando a tonificá-los e evitar ruguinhas. 

Alguns produtos de make para levar à praia podem ter esse formato, como a base, o blush, o hidratante labial. Isso facilita a reaplicação, além de controlar facilmente a quantidade do produto passada, ocupar menos espaço na bolsa de praia, e não necessitar de acessórios extras, como pincel e esponja. 

A Ollie possui uma linha de produtos com alta proteção solar perfeitos para te acompanhar em qualquer lugar, na praia, na piscina, no dia a dia do escritório. Alto FPS, cobertura média, cores incríveis e muito mais você encontra na loja da Ollie. 

Imagem principal fotografada por @gbmakee.