Manteiga de karité: tudo o que precisa saber

Manteiga de karité: tudo o que precisa saber

Utilizada na indústria cosmética, a manteiga de karité é rica em ácidos graxos e vitaminas A e E, com benefícios diversos para a pele. Entenda quais são eles e aproveite para incluir este ativo em sua rotina!

O que é manteiga de karité?

Extraída de nozes maduras que caem de uma árvore africana chamada karité, a manteiga de karité é utilizada na indústria cosmética e na culinária, devido a suas propriedades nutritivas e hidratantes, podendo ser extraída e processada com métodos industriais ou manuais. 

Como a manteiga de karité é feita?

Para estar apta para utilização na indústria cosmética e culinária, as nozes de karité passam por um processo que envolve várias etapas que podem ser feitas de modo industrial ou artesanal: 

  • Coleta: as nozes maduras são colhidas manualmente da árvore de karité e do chão; 
  • Secagem: para reduzir a umidade, as nozes são expostas ao sol; 
  • Remoção de cascas: após secarem, as cascas das nozes são removidas, revelando o núcleo conhecido como amêndoa de karité; 
  • Torrefação: para facilitar a extração do óleo e realçar o sabor e aroma da manteiga de karité, as amêndoas são torradas; 
  • Moagem: após torradas, as amêndoas são moídas até formar uma pasta; 
  • Prensagem: para separar a parte sólida do óleo, é utilizado o método de prensa; 
  • Remoção de impurezas: com processo de filtragem, decantação e purificação, o óleo obtido é refinado para o resultado mais puro e estável; 
  • Resfriamento e solidificação: para solidificação, há o resfriamento do óleo, que ganha uma consistência similar à da manteiga, finalizando o processo.  

Quais os produtos em que a manteiga de karité está presente?

Versátil, a manteiga de karité é utilizada tanto na culinária, quanto no meio cosmético. 

Na culinária, principalmente em países africanos, ela é utilizada para cozinhar, assar, marinar e dar um toque especial às sobremesas, devido a seu aroma e sabor. 

Já no meio cosmético, devido a seus benefícios hidratantes, a manteiga de karité é utilizada em ampla gama de produtos, incluindo os específicos para uso em bebês, que exigem maior cuidado pela sensibilidade da pele, sendo os formatos mais tradicionais: 

Cuidado com a pele (facial, corporal e labial):

Loções, cremes, manteigas, óleos, protetores, pomadas, séruns, máscaras, primers e batons;   

  • Cuidado capilar: condicionadores, máscaras e óleos. 

Onde a manteiga de karité pode ser usada?

Devido a seus benefícios, como hidratação e nutrição intensa, ação anti-inflamatória e regenerativa, entre outros, a manteiga de karité pode ser usada em diversas áreas, como rosto, corpo, lábios, mãos (cutículas e unhas), pernas, pés e cabelos, por meio de produtos de tratamento e cuidado, sendo aplicados conforme recomendações em embalagens. 

Quem pode usar a manteiga de karité?

Adequada para todas as pessoas e todos os momentos, seja para prevenção ou reparação, desde que com a escolha correta e confiável dos produtos que contém o ativo, as únicas restrições de uso da manteiga de karité se referem a peles sensíveis, alérgicas e acneicas. Nestes casos, a orientação é buscar primeiramente o aconselhamento de um especialista.  

Para que serve a manteiga de karité?

Com foco em produtos do ramo cosmético, a manteiga de karité tem funções múltiplas relacionadas às suas propriedades, sendo elas: 

  • Ácido oleico: recompõe a oleosidade natural da pele, evitando problemas de escamação e garantindo hidratação eficaz; 
  • Ácido esteárico: além de contribuir com a estabilidade da manteiga, evita a perda de água da pele e, consequentemente, a desidratação cutânea;  
  • Ácido linoleico: restaura a barreira natural da pele para a cicatrização de feridas; 
  • Ácido palmítico: mantém a pele mais macia e suave, criando uma barreira protetora para retenção da umidade cutânea; 
  • Vitamina A: melhora a produção de colágeno para maior elasticidade e firmeza da pele, reduzindo e suavizando rugas e linhas de expressão;  
  • Vitamina E: têm ação antioxidante e anti-inflamatória que combatem os danos causados pelos fatores ambientais, prevenindo o envelhecimento precoce e auxiliando a hidratação.

Principais benefícios da manteiga de karité 

Em outras palavras, o uso de produtos que contém a manteiga de karité como ingrediente promove os principais benefícios relacionados às propriedades mencionadas acima, como ácidos graxos e vitaminas A e E, são: 

Hidratação intensa:

Devido a restauração da umidade da pele, a manteiga de karité promove hidratação intensa e eficaz, aumentando a maciez e suavidade. Benefícios ideais para o tratamento de peles secas, ressecadas e/ou ásperas. Esta também é uma vantagem à saúde do cabelo, com hidratação de fios e redução de frizz; 

Alta nutrição:

Com propriedades antioxidantes que regeneram as células, a manteiga de karité auxilia a nutrir a pele, enquanto combate os danos dos radicais livres; 

Ação anti-inflamatória e regenerativa:

Em peles já danificadas, a manteiga de karité acalma as irritações, vermelhidão e coceiras, acelerando o processo de regeneração; 

Redução e suavização de rugas e linhas finas:

Com ação rejuvenescedora, a manteiga de katiré minimiza a aparência de rugas e linhas finas, oferecendo à pele um aspecto mais saudável; 

Proteção contra os radicais livres:

Formando uma barreira protetora, a manteiga de karité combate os danos causados por fatores ambientais, como poluição e mudanças climáticas, mantendo a integridade da pele; 

Proteção contra os raios UV:

Somada a um protetor solar, a manteiga de karité auxilia na proteção contra os danos dos raios ultravioletas. 

Relação da manteiga de karité com proteção solar 

Como mencionado acima, a manteiga de karité potencializa os efeitos de um protetor solar. Isso porque ela oferece uma pequena quantidade de proteção contra os raios UV, que varia entre 3 e 6 FPS. 

Devido a sua pequena quantidade de FPS, a proteção da manteiga de karité é mais eficaz contra os raios UVB, que são responsáveis pelas queimaduras superficiais da pele. 

Apesar disso, a proteção da manteiga de karité não evita os riscos de danos solares. Por isso, o indicado é aplicar o produto que a contém após o uso de um protetor solar de amplo espectro. 

No caso de um produto labial, é importante que este já contenha em sua formulação a combinação de manteiga de karité e proteção solar, para que a aplicação deixe menos incômodo nos lábios e se torne mais prática para reaplicação. 

Para isso, conte com o Hidratante Labial FPS 50 da Ollie, que além de manteiga de karité, possui esqualano, ácido hialurônico e vitamina E, para uma hidratação, reparação e proteção completa! Acesse aqui para adquirir. 

 

Imagem principal retirada do site Pexels - Karolina Grabowska