Cravos no nariz: como cuidar sem agredir sua pele

Cravos no nariz: como cuidar sem agredir sua pele

Os cravos no nariz são pontinhos pretos que incomodam visualmente. Vem com a gente ver como tirar cravos no nariz e cuidar da área.

O que é cravo? 

Cravos, também conhecidos como comedões, são pequenas obstruções nos poros causadas pelo acúmulo de sebo e células mortas da pele. Eles podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns no rosto, especialmente na zona T (testa, nariz e queixo). Os cravos são uma forma leve de acne e geralmente não estão associados à inflamação, ao contrário das espinhas. 

Existem dois tipos principais de cravos:  

Cravos abertos 

São os pontos pretos visíveis na superfície da pele. Quando o sebo oxida ao entrar em contato com o ar, ele fica escuro, resultando nos cravos pretos. 

Cravos fechados 

São poros obstruídos por sebo e células mortas da pele, mas que não têm uma abertura para a superfície da pele, parecendo pequenas protuberâncias, os chamados cravos brancos. 

Por que os cravos aparecem no nariz? 

A região do nariz é propensa à formação de cravos devido à alta concentração de glândulas sebáceas. Além disso, a pele ao redor do nariz é mais espessa, o que pode facilitar a obstrução dos poros. 

Existem alguns fatores que podem contribuir para o aparecimento de cravos: 

Produção excessiva de sebo: quando as glândulas sebáceas produzem uma quantidade excessiva de sebo, ele pode obstruir os poros, tornando-os mais propensos ao surgimento de cravos, principalmente em áreas com maior oleosidade, como zona T. 

Acúmulo de células mortas da pele: as células mortas da pele podem se acumular na superfície da pele e nos poros, contribuindo para a obstrução dos poros e o surgimento de cravos. 

Fatores hormonais: mudanças nos níveis hormonais, como durante a puberdade, menstruação, gravidez ou uso de contraceptivos, podem aumentar a produção de sebo e tornar a pele mais propensa ao desenvolvimento de cravos. 

Uso de produtos inadequados para a pele: o uso de produtos de cuidados com a pele comedogênicos ou oleosos pode obstruir os poros e contribuir para o surgimento de cravos. 

Leia também Produtos não comedogênicos: o que são e como incluir em sua rotina. 

Genética: a predisposição genética também pode influenciar a propensão de uma pessoa a desenvolver cravos. 

Estresse: o estresse pode desencadear a produção de hormônios que aumentam a produção de sebo, tornando a pele mais oleosa e propensa ao desenvolvimento de cravos. 

Qual a diferença entre cravos e filamentos sebáceos? 

Os cravos são comedões, ou seja, poros obstruídos por sebo e células mortas da pele, já os filamentos sebáceos geralmente têm uma cor mais clara, são formados por uma combinação de sebo, células da pele e bactérias, e estão naturalmente presentes na pele, são mais uniformemente distribuídos ao longo dos poros.  

Como acabar com cravos no nariz? 

Não há um único produto para tirar cravos no nariz, mas sim algumas técnicas que podem ajudar a eliminar os cravinhos, como: 

Limpeza diária 

Manter uma rotina de limpeza diária é fundamental para remover o acúmulo de sujeira, oleosidade e células mortas da pele que podem obstruir os poros e contribuir para o surgimento de cravos. Use um sabonete para cravos adequado para o seu tipo de pele, de preferência sem fragrâncias ou ingredientes irritantes. 

Ácidos 

Ácidos como ácido salicílico, ácido glicólico ou ácido lático ajudam a esfoliar suavemente a pele, desobstruir os poros e reduzir a aparência dos cravos. Eles também podem regular a produção de sebo e prevenir o surgimento de novos cravos. Estes ácidos podem ser encontrados em forma de tônico, creme, em sabonetes e séruns. 

Dupla limpeza 

A dupla limpeza, ou double cleansing, consiste em primeiro remover a maquiagem e o protetor solar com um cleansing oil ou bálsamo de limpeza, seguido de um limpador à base de água. O cleansing oil ajuda a dissolver o sebo e os resíduos oleosos dos poros, facilitando a limpeza profunda e prevenindo o acúmulo de impurezas que podem levar à formação de cravos. 

Essa técnica é muito usada para acabar com os filamentos sebáceos, já que o óleo em contato com a água deixa mais simples de eliminar o sebo da pele e acabar com os cravos no nariz. 

Limpeza de pele profissional com extração 

Uma limpeza de pele realizada por um esteticista ou dermatologista pode ser eficaz para remover os cravos de forma segura e eficiente. Durante o procedimento, os cravos são extraídos manualmente ou com o auxílio de instrumentos específicos, seguido de uma limpeza profunda para desobstruir os poros. 

É importante lembrar que a consistência é primordial para tirar cravos do nariz e evitar o surgimento deles. Evite receitas caseiras para tirar cravos como aplicar pasta de dente ou bicarbonato de sódio, esses produtos além de não ajudarem, podem sensibilizar a área e piorar o quadro. Além disso, consulte um dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento ou procedimentos. 

Pode espremer cravos? 

Não é indicado espremer cravos. É comum na internet vídeos ensinando como espremer cravos e espinhas, mas sem a técnica que só um profissional, dermatologista ou esteticista, tem, pode causar danos à pele, como: 

Risco de infecção: ao espremer os cravos, você pode introduzir bactérias nas áreas afetadas, aumentando o risco de infecção e inflamação. Isso pode levar a complicações e até mesmo a formação de cicatrizes na pele. 

Piora da acne: espremer os cravos pode piorar a acne ao espalhar as bactérias presentes nos cravos para outras áreas da pele, aumentando o risco de desenvolver novos cravos e até mesmo espinhas. 

Cicatrizes: a manipulação inadequada dos cravos pode levar à formação de cicatrizes permanentes na pele. As cicatrizes podem ser difíceis de tratar e podem afetar negativamente a aparência da pele a longo prazo. 

Leia também Cicatrizes: quais os tipos, cuidados e tratamentos. 

Cravo vira espinha? 

Normalmente, não é normal cravo virar espinha, pelo menos não os pretos. Já os cravos brancos, por conta da proliferação de algumas bactérias que se alimentam do sebo da região, o cravo pode vir a se tornar uma espinha. Caso haja o tratamento adequado é possível evitar esse cenário. 

Por que é importante usar protetor solar após a extração dos cravos? 

O uso do protetor solar todos os dias é extremamente necessário e após a limpeza de pele e extração de cravos e espinhas se faz ainda mais necessário, pois o protetor solar: 

Evita danos solares 

Após a extração dos cravos, a pele pode ficar sensível e vulnerável à radiação solar. A exposição aos raios UV pode causar danos à pele, como queimaduras solares, envelhecimento precoce e aumento do risco de câncer de pele. O protetor solar ajuda a proteger a pele desses danos, fornecendo uma barreira física contra os raios UV. 

Previne manchas escuras 

A exposição solar após a extração dos cravos pode aumentar o risco de desenvolvimento de manchas escuras na pele, também conhecidas como hiperpigmentação pós-inflamatória. Essas manchas podem ser difíceis de tratar e podem persistir por um longo período de tempo. O uso regular de protetor solar ajuda a prevenir a hiperpigmentação e manter a pele com uma aparência uniforme. 

Auxilia na cicatrização da pele 

O protetor solar ajuda a promover a cicatrização da pele após a extração dos cravos, criando um ambiente propício para o processo de cicatrização. Ele protege a pele contra irritações externas e permite que a pele se recupere adequadamente após o procedimento. 

Utilize um protetor solar adequado ao seu tipo de pele, com amplo espectro e FPS adequado. 

A Ollie possui o Protetor Solar Transparente que além do FPS 50, tem ação antioxidante, controla a oleosidade por até 8 horas e tem textura aveludada de primer que suaviza poros. Conheça clicando aqui. 

 

Imagem principal retirada do site Shutterstock.