Manchas na pele negra: quais são as causas? É mais difícil de tratar?
A pele negra possui algumas características específicas que a diferencia dos outros tipos, uma delas é a tendência a manchas na pele negra. Vem saber tudo sobre.
Como é a pele negra?
A pele negra contém grande quantidade de melanina, que é o pigmento responsável pela coloração da pele. Essa alta concentração de melanina confere à pele negra uma proteção natural mais eficaz contra os danos causados pelos raios UV, reduzindo o risco de câncer de pele, mas também a torna mais suscetível à hiperpigmentação.
Outra característica é que essa pele costuma ser mais espessa devido a uma maior quantidade de camadas celulares na epiderme. Essa espessura extra oferece uma barreira adicional contra os danos ambientais e mecânicos, mas também pode influenciar a percepção de cicatrizes e lesões.
A pele negra mancha com mais facilidade?
Sim, a mancha na pele negra pode acontecer com mais facilidade devido à sua alta produção de melanina. A hiperpigmentação na pele negra ocorre devido à reação da melanina a danos ou irritações na pele. Fatores como acne, eczema, cortes, arranhões, queimaduras, e até procedimentos estéticos podem desencadear uma produção excessiva de melanina na área afetada, resultando em manchas escuras. Além disso, a exposição inadequada ao sol sem proteção também pode agravar essas manchas.
Quais os tipos de manchas mais comuns em pele negra?
Melasma
Manchas escuras, geralmente no rosto, que podem ser causadas por alterações hormonais, exposição solar e uso de contraceptivos.
Hiperpigmentação pós-inflamatória
Manchas que surgem após inflamações da pele, como acne, eczemas, foliculite ou lesões.
Manchas solares
Manchas que aparecem devido à exposição ao sol sem proteção adequada.
Cicatrizes hipercrômicas
Manchas escuras que se formam sobre cicatrizes de feridas ou procedimentos estéticos.
Como evitar manchas em pele negra?
Usar protetor solar diariamente
A pele negra precisa sim usar protetor solar diariamente. Escolha um protetor adequado para a sua pele e aplique-o todos os dias, mesmo em dias nublados.
Evitar exposição excessiva ao sol
Use chapéus, óculos de sol e roupas que protejam a pele.
Tratar inflamações prontamente
Qualquer inflamação ou lesão na pele deve ser tratada rapidamente para evitar a hiperpigmentação pós-inflamatória.
Evitar espremer espinhas
Manipular lesões de acne pode piorar a inflamação e aumentar o risco de manchas.
Como tirar manchas da pele negra?
Clarear manchas escuras na pele preta não é uma tarefa tão simples, é necessário acompanhamento médico para que o tratamento surta efeito, aqui são alguns mais usados:
-
Protetor solar diário
Como falamos, usar protetor solar é essencial para prevenir o escurecimento das manchas pretas existentes e evitar novas manchas. Escolha um protetor solar para pele negra com FPS 30 ou superior e que não deixe resíduos brancos.
-
Produtos com ingredientes clareadores
Certos ingredientes são conhecidos por ajudar no clareamento de manchas escuras, como:
Vitamina C: ajuda a clarear manchas e protege contra danos ambientais. Os produtos Ollie como Protetor Solar em Bastão com Cor, Bastão 3 em 1 e o Bastão Multifuncional Incolor possuem além da vitamina C, a vitamina E que potencializa ainda mais a ação antioxidante da C e unem alta proteção solar com skincare.
Ácido Kójico: inibe a produção de melanina, ajudando a clarear manchas escuras.
Niacinamida: reduz a hiperpigmentação e melhora a textura da pele. Nosso Protetor Solar Mineral conta com 3% de niacinamida, conheça clicando aqui.
Ácido glicólico e ácido láctico: promovem a renovação celular e a esfoliação da pele, clareando manchas escuras.
-
Peelings químicos
Peelings químicos leves podem ajudar a remover a camada superficial da pele, promovendo a renovação celular e clareando manchas. No entanto, é fundamental realizar esse procedimento com um dermatologista experiente para evitar irritações e novas manchas.
-
Tratamentos com laser
Tratamentos a laser, como o laser de Nd, podem ser eficazes para tratar hiperpigmentação na pele negra. Esses tratamentos devem ser realizados por profissionais qualificados para evitar danos à pele.
-
Microneedling
O microneedling é um procedimento feito apenas com a indicação de dermatologista e em consultórios médicos. Ele usa agulhas finas para criar micro lesões na pele, estimulando a produção de colágeno e a renovação celular. Esse tratamento pode ajudar a clarear manchas escuras e melhorar a textura da pele.
-
Hidratação diária
Manter a hidratação em dia é primordial para a saúde da pele negra. Use um hidratante para pele negra que tenha ingredientes como ácido hialurônico, glicerina e ceramidas para manter a pele hidratada, promover a renovação celular e diminuir as manchas na pele preta.
Qual o melhor protetor solar para a pele negra?
Escolher produtos para a pele negra pode ser um desafio, já que é uma pele que tem facilidade em manchar e que por ter muita melanina, muitas vezes, o cuidado é deixado de lado, olha só o que é preciso levar em consideração ao escolher um protetor bom para pele negra:
FPS adequado
Opte por um protetor solar com FPS 30 ou superior para garantir uma proteção eficaz contra os raios UVB e UVA.
Fórmula transparente ou com cor
Escolha protetores solares que não deixem resíduos cinzentos ou brancos na pele, o famoso white cast. Fórmulas transparentes, géis ou protetores solares com cor que se adaptam ao tom da pele são ideais.
Ingredientes hidratantes
Ingredientes como ácido hialurônico, glicerina e ceramidas ajudam a manter a pele hidratada e evitam o ressecamento.
Não comedogênico
Protetores solares não comedogênicos não obstruem os poros, ajudando a prevenir acne e outras irritações.
Resistência à água
Se você transpira muito ou pratica atividades aquáticas, escolha um protetor solar resistente à água para garantir proteção contínua.
A Ollie possui o Protetor Solar Transparente que é invisível em todos os tons de pele, tem FPS 40 que deixa a pele aveludada, controla a oleosidade por até 8 horas, preserva o colágeno da pele e pode ser usado antes da maquiagem pois tem efeito primer. Conheça clicando aqui.