Dermatite infantil: quais os sintomas e como tratar
Dermatite infantil é uma doença muito comum na infância. Vem saber quais os sintomas, como tratar a dermatite infantil e muito mais.
O que é dermatite atópica infantil?
A dermatite atópica é uma condição crônica da pele caracterizada por inflamação e ressecamento. Ela é mais comum em crianças, mas pode persistir até a idade adulta. A condição é muitas vezes associada a outros problemas alérgicos, como rinite e asma, e não é contagiosa.
É um quadro muito comum, estima-se que até 20% das crianças brasileiras possuem dermatite infantil, sendo uma doença que além de causar desconforto na pele, afeta também a autoestima.
Como a dermatite infantil surge?
O desenvolvimento da dermatite atópica em crianças envolve uma combinação complexa de fatores genéticos, imunológicos e ambientais.
A doença pode surgir a partir dos 3 meses de idade, sendo 85% dos casos ao longo do primeiro ano de vida. Na adolescência a doença pode diminuir ou desaparecer e retornar de novo na fase adulta.
O que causa a dermatite infantil, normalmente, é:
Predisposição genética
A predisposição genética desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da dermatite atópica. Se um dos pais tem histórico da condição, a criança tem uma maior probabilidade de desenvolvê-la.
Disfunção da barreira cutânea
Crianças com dermatite atópica frequentemente apresentam uma barreira cutânea comprometida. A barreira cutânea é responsável por manter a pele hidratada e protegida contra substâncias irritantes e alérgenos. Na dermatite atópica, essa barreira é mais frágil, permitindo que a pele perca mais facilmente a umidade e seja mais suscetível a irritações.
Resposta imunológica
A resposta imunológica desregulada também desempenha um papel importante no desenvolvimento da dermatite atópica. Em indivíduos propensos, o sistema imunológico pode reagir exageradamente a certos estímulos, desencadeando uma resposta inflamatória na pele.
Fatores ambientais
Ambientes secos, exposição poeira, produtos químicos e temperaturas extremas podem desencadear ou agravar os sintomas da dermatite atópica em crianças.
Estímulos alérgicos
Crianças com dermatite atópica podem ser sensíveis a alérgenos específicos, como pólen, ácaros, pelos de animais ou certos alimentos, podendo desencadear reações inflamatórias na pele.
Quais os sintomas da dermatite infantil?
Pele seca e descamando
A pele afetada pela dermatite infantil, muitas vezes, torna-se extremamente seca e pode descamar. Isso ocorre devido à perda de umidade na cútis.
Coceira intensa
A coceira é um sintoma proeminente da dermatite infantil. As crianças podem sentir uma coceira intensa, o que pode levar a feridas e arranhões, aumentando a irritação e descamando logo a seguir.
Vermelhidão na pele
Áreas afetadas pela dermatite podem ficar vermelhas devido à inflamação. Essa vermelhidão é frequentemente observada em dobras da pele, como cotovelos e joelhos.
Pequenas bolhas
Em alguns casos, a criança com dermatite pode ter pequenas bolhas ou pústulas cheias de líquido, especialmente em áreas coçadas.
Irritabilidade e distúrbios do sono
A dermatite em criança pode deixá-la irritada devido ao desconforto causado pela condição. Além disso, a coceira intensa pode interferir no sono, levando a distúrbios do sono.
Imagem retirada do site Freepik - ShevtsovaYuliya.
Quais áreas mais afetadas pela dermatite atópica infantil?
A doença atinge áreas diferentes, dependendo muito da idade da criança.
Em bebês é mais comum que apareçam marcas nas bochechas, tronco e nas pernas. A partir dos 2 anos é comum que haja lesões nas dobras dos joelhos, cotovelos, pescoço e punhos.
As áreas expostas ao sol também podem sofrer com o agravamento da doença, já que o sol pode queimar a pele e deixá-la ainda mais sensível.
Como tratar a dermatite infantil?
A dermatite atópica não tem cura, pois é uma doença crônica, mas os sintomas podem ser aliviados com o tratamento adequado, como:
Hidratação
O uso regular de hidratantes é fundamental para manter a pele bem hidratada. Opte por um creme para dermatite atópica que seja hipoalergênico e sem fragrância.
Banho adequado
Evite banhos muito quentes e prolongados, pois isso pode ressecar a pele. Prefira banhos frios ou mornos que não ultrapassem 10 minutos. Use sabonete para dermatite atópica infantil que seja suave e evite também esfregar a pele.
Pomada para dermatite atópica infantil
As pomadas para dermatite infantil têm propriedades anti-inflamatórias e ajudam a aliviar os sintomas. Por possuírem corticosteroides tópicos, que é uma classe de hormônio com poder de diminuir a inflamação do corpo, elas reduzem a resposta imunológica e aliviam sintomas como vermelhidão, coceira e inchaço.
Lembrando que apenas o médico pode prescrever medicamentos. Nunca faça o uso sem a devida indicação de profissionais.
Antialérgicos
Antialérgicos orais podem ser prescritos para ajudar a controlar a coceira. Consulte sempre o médico antes de administrar qualquer medicamento à criança.
Roupas adequadas
Escolha roupas de algodão suaves e arejadas para minimizar a irritação da pele. Evite tecidos sintéticos que podem aumentar a coceira.
Manter unhas curtas
Manter as unhas curtas ajuda a prevenir lesões na pele causadas por arranhões.
Tratamento caseiro para dermatite atópica
Como forma de aliviar os sintomas, o melhor tratamento caseiro para dermatite atópica infantil é banhos rápidos em água morna, aplicação de hidratantes ao menos duas vezes ao dia e diminuição da temperatura do ambiente para evitar que o pequeno fique irritado com a coceira e com o calor.
Nunca aplique receitas caseiras na pele do bebê sem indicação do médico.
O que uma criança com dermatite atópica não pode comer?
A relação entre a dieta e a dermatite atópica em crianças pode ser complexa, e nem todos os casos são afetados pela ingestão de alimentos. No entanto, em alguns casos, certos alimentos podem desencadear ou agravar os sintomas.
Crianças com dermatite atópica podem ser sensíveis a alimentos alérgenos comuns, como leite de vaca, ovos, amendoim, nozes, soja, trigo e peixes. Se houver suspeita de alergias alimentares, um médico pode recomendar testes específicos para identificar alérgenos.
Como saber se é dermatite ou alergia?
Diferenciar dermatite e alergia pode não ser tão simples, já que ambos os problemas de pele podem possuem sintomas semelhantes, mas olha só algumas características que podem ajudar:
Dermatite atópica em criança
Causas: a dermatite pode ser causada por fatores diversos, incluindo irritantes (como produtos químicos agressivos) e alérgenos, mas também por outros fatores como clima, estresse e predisposição genética.
Localização: a dermatite pode ocorrer em áreas específicas do corpo, muitas vezes em dobras da pele, como cotovelos e joelhos, ou em áreas de atrito constante.
Sintomas típicos: descamação, coceira intensa, vermelhidão, pele seca e, em alguns casos, formação de bolhas ou crostas são sintomas típicos da dermatite.
Alergia de pele em criança
Causas: as alergias cutâneas são reações imunológicas a substâncias específicas, como alimentos, medicamentos, picadas de insetos, látex ou produtos químicos. A exposição a um alérgeno desencadeia a resposta alérgica.
Localização: a alergia cutânea pode ocorrer em qualquer parte do corpo, dependendo da forma como o alérgeno entra em contato com a pele.
Sintomas típicos: coceira, urticária (manchas vermelhas elevadas), inchaço, vermelhidão e, em casos mais graves, bolhas são sintomas comuns de alergias cutâneas.
Lembrando que para que haja o diagnóstico correto é preciso consultar um médico de confiança. Só ele saberá investigar se os sintomas são referentes à alergia ou dermatite.
O sol pode piorar a dermatite atópica infantil?
Em caso de exposição excessiva e sem proteção solar pode piorar sim.
A exposição prolongada ao sol pode causar ressecamento da pele. Crianças com dermatite atópica já têm uma barreira cutânea comprometida, e o ressecamento adicional pode aumentar a irritação e a coceira. Para minimizar os efeitos do sol na pele, é indicado o uso do protetor solar infantil para dermatite atópica. Apesar de não haver no mercado um protetor específico para quem tem a condição, o protetor solar infantil foi feito pensado na pele sensível de crianças e bebês.
O Protetor Solar Infantil em Bastão Mineral Ollie pode ser usado em bebês a partir de 6 meses de idade, tem filtros 100% minerais que criam uma barreira física na pele dos pequenos, além de ser o mais indicado para peles sensíveis. Ele tem FPS 80, FPUVA 30, é pediatricamente e dermatologicamente testado, tem vitamina E que hidrata e cuida da pele. É hipoalergênico, livre de fragrâncias e sem parabenos. Experimente clicando aqui.
Imagem principal retirada do site IStock.